Evangelho do Dia

Ano A - DIA 22/09


Onde colocamos a luz? - Lc 8,16-18

“Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram vejam a claridade. Ora, nada há de escondido que não venha a ser descoberto. Nada há de secreto que não venha a ser conhecido e se tornar público. Olhai, portanto, a maneira como ouvis! Pois a quem tem será dado, e a quem não tem, até aquilo que julga ter lhe será tirado!”
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os que se encontram em volta da Palavra neste instante e, aqui neste espaço, pessoas do mundo inteiro, do Brasil, do Canadá, da Índia, do Japão, de Portugal, da Rússia, da Noruega, da Itália, dos Estados Unidos, da África, das Filipinas, e de muitos outros lugares. Fazemos, em torno da Palavra, nossa grande Luz, a unidade, como pedia Jesus que fizéssemos:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Peçamos a luz do Espírito Santo
Amado Deus,
tu que enviaste o Espírito Santo aos discípulos,
dando-lhes coragem para levar a mensagem de Cristo a todos os lugares,
iluminando vidas,
criando a primeira comunidade cristã,
nós te pedimos:
concede constantemente o vigor
e o poder desse Espírito,
para que possamos ser luz
e anunciar a tua vontade.
Ilumina nosso coração e nossa mente
para reconhecermos tua Palavra orientadora
em meio a tantas vozes e espíritos que nos iludem.
Isto nós pedimos por Jesus Cristo, teu Filho amado,
que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente.
Amém.

1- Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto da Palavra do dia: Lc 8,16-18.
Faço um instante de silêncio e recordo o que li. Neste texto aparecem os verbos: "acender", "ver", "colocar". São relacionados à lamparina. A Palavra de Deus, é uma lamparina que, antes de iluminar o caminho por onde vamos, ilumina-nos por dentro, ilumina a nossa consciência para que possamos conhecer, discernir a vontade de Deus. Nossa missão na Igreja é de ser luz.

2- Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para mim?
Os bispos, em Aparecida, disseram: "Os fiéis leigos são "os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Eles realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo". São "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja" (DAp 209).
Atualizo a Palavra, ligando-a à minha vida. Também nós somos luz. Somos filhos da luz, comunicadores da luz de Deus e agimos agora em colaboração com Deus para levar esta mesma luz a outros. Não podemos esconder nossa luz "debaixo da cama ou da mesa". O bem-aventurado Alberione entendeu muito bem esta missão, quando em oração diante do Santíssimo Sacramento, ouviu: "Daqui quero iluminar. Eu estou com vocês". Na Eucaristia está a nossa fonte de luz. Noutro momento, Alberione, ouviu: "Dou-lhes a minha luz. E me servirei de vocês para iluminar".

3- Oração (Vida)

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Em sintonia com o coração de Jesus, rezo, com a canção do Padre Zezinho, scj:
Jesus é luz, brilhante luz do céu.
Jesus é paz, inquieta e doce paz de Deus.
Jesus é Deus. Quem vê a vida iluminado pela luz que é Jesus,
não anda em trevas, tropeça menos, também se torna luz.
Por isso eu pus a minha luz na luz imensa de Jesus.
Por isso eu pus a minha paz na paz imensa de Jesus,
e depois disso eu já não temerei, não temerei
não temerei a escuridão, a escuridão. Jesus é minha luz.
(Pe. Zezinho, CD Canções que a fé escreveu)

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim?
Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e "Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14). Passarei o dia vendo com a luz de Deus, as pessoas, a família, o trabalho, os estudos, todas situações, o mundo, e sobretudo as pessoas com as quais me relaciono mais de perto. Palavra que me fará recordar: "Vocês são a luz do mundo"

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Patricia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

pesquise

Comentários

O Reino de Deus é uma luz que brilha e atrai outros.


A Palavra de Deus, afirma o salmista, é uma lâmpada que ilumina os passos, isto é, o modo de proceder na vida (Sl 118,105). A lâmpada é acesa para iluminar toda a casa, a fim de que o interior da casa esteja iluminado e os que entram possam se localizar. A lâmpada é acesa por Jesus através do seu ensinamento e ela ilumina não somente os fiéis cristãos, mas todos os que se aproximam dele de coração sincero. Dito com outras palavras, o Reino de Deus, escondido e revelado no ensinamento de Jesus, é uma luz no coração do discípulo, luz que brilha e atrai outros. Isso é exemplificado pelo provérbio do v. 17: tudo o que o discípulo aprende de Jesus, em particular (v. 9), deve se manifestar para que outros também possam ser iluminados. A palavra de Jesus Cristo é uma verdadeira luz, pois ela revela o mistério do Reino de Deus. Em consequência disso, a anúncio cristão é igualmente uma luz que faz conhecer o mistério de Cristo e, por ele, o mistério de Deus. A advertência do v. 18a é um alerta, pois uma escuta autêntica leva a transmitir o que se escutou, a fim de que outros sejam iluminados. Sem essa transmissão, é como se faltasse à lâmpada o combustível que a faz brilhar e iluminar.

Carlos Alberto Contieri, sj

Oração

Pai, transforma-me em lâmpada do Reino, para que, por meio de meu testemunho de vida, eu possa mostrar teu caminho a muitas pessoas que vagam nas trevas.

Leitura

Pr 3,27-34

Salmo

O justo habitará no monte santo do Senhor.
Sl 15(14)
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados