Centro de Promoção Humana Irmã Tecla Merlo
O foco majoritário é promover o desenvolvimento integral da família, promoção da formação político cidadã, respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades, criando oportunidades para que os usuários sejam protagonistas e construtores de sua própria história, interagindo consigo, com o outro, com sua família e com a sociedade, por meio de intervenções planejadas, experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
O Centro de Promoção Humana Irmã Tecla Merlo desenvolve suas atividades de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h, e aos sábados, das 8 às 12h, no período de janeiro a dezembro.
PROGRAMAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Estatuto da Criança e do Adolescente inaugura uma nova página da trajetória dos direitos das crianças e adolescentes do país. Marca o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos e protagonistas de sua própria história. Esta concepção traduz o processo que resultou na maior construção legal adquirida: a criança e o adolescente como indivíduos autônomos e íntegros, dotados de personalidade e vontade próprias, devendo participar das decisões que lhes dizem respeito, sendo ouvidos e considerados em conformidade com suas capacidades e condição peculiar de desenvolvimento. Contemplam-se nos programas a particularidade dessa fase em que se encontram os adolescentes através do apoio, da valorização do ser pessoa em fase de desenvolvimento, no incentivo a uma formação técnico-profissional.
PROGRAMA VALORIZANDO A INFÂNCIA A criança, em seu processo de crescimento, deve ser respeitada nos seus valores culturais, artísticos e, ao mesmo tempo, viver a liberdade de criação, o lazer, (ECA, art. 58). Através deste programa os usuários encontram espaço que lhes favorecerá seu desenvolvimento integral.
PÚBLICO ALVO: Faixa etária de 07 a 08 anos |
PROGRAMA SEMPRE CRIANÇA Este programa visa a apoiar as crianças no seu processo de alfabetização, ampliando os conhecimentos trazidos da convivência familiar e do ensino fundamental, oferecendo um espaço físico adequado para que tenham oportunidade de desenvolver o seu potencial humano em todas as suas dimensões. Por isso, prima pelo respeito à criança na sua liberdade, valorizando-a como sujeito da sociedade, para o exercício da cidadania.
PÚBLICO ALVO: Faixa etária de 09 a 10 anos. |
PROGRAMA CRIANÇA CERTEZA Diante das necessidades de uma sociedade globalizada, faz-se necessário o desenvolvimento da cultura. Assim, é de fundamental importância iniciar desde cedo a criança no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, enriquecer seu currículo com a formação musical, trabalhando sua sensibilidade, sua capacidade de concentração, o gosto e interesse pela música, o desenvolvimento pessoal através das artes plásticas, arte capoeira, eventos e momentos celebrativos.
PÚBLICO ALVO: Faixa etária de 11 a 12 anos. |
PROGRAMA TEATRANDO NA VIDA Propõe a democratização da arte-teatro para adolescentes. Na relação de ator e espectador, o projeto cria um espaço de reflexão e de ação, no contato direto com o público, favorecendo um processo de construção, transformação da sociedade e popularização da arte, criando um movimento de alegria e de descontração.
PÚBLICO ALVO: Adolescentes. |
PROGRAMA BRINQUEDOTECA A arte de brincar é sempre um despertar de novas alegrias, novas emoções e encontro de novos amigos. É com este intuito que a brinquedoteca abre espaço para a criança brincar, desenvolver sua criatividade e conviver com o lúdico.
PÚBLICO ALVO: Crianças. |
PROGRAMA MUSICAL TECLA MERLO Oferece à criança a oportunidade de expressar seus sentimentos através do canto-coral e instrumental (violão, teclado e percussão). É composto por Coral e Banda, sempre em contínua formação.
PÚBLICO ALVO: Crianças. |
PROGRAMA HUMANO-SOCIAL Atende crianças e adolescentes com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e ampliar a capacidade relacional com os grupos sociais. O programa oferece dinâmicas de grupos, debates e atividades fonoaudiológicas, trabalhando o desenvolvimento da linguagem.
PÚBLICO ALVO: Crianças e adolescentes. |
PROGRAMA ALIMENTAR Oferecer para as crianças que frequentam o Centro de Promoção Humana Irmã Tecla Merlo, refeições diárias.
PÚBLICO ALVO: Crianças em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal. |
PROGRAMA CORPOARTE O Programa está voltado para crianças, adolescentes e idosos visando aos benefícios da prática esportiva para o corpo, o desenvolvimento cognitivo, a socialização, a intergeracionalidade, o trabalho em equipe, o aumento da autoestima, do autodomínio e o respeito pelo outro.
PÚBLICO ALVO: crianças, adolescentes e idosos. |
PROGRAMA QUANDO O CORPO BAILA De acordo com a declaração dos direitos da criança, a mesma tem direito à educação, para desenvolver suas atividades, seus sentimentos, divertir-se e brincar visando sempre à sua educação. Em consonância com a declaração dos direitos da criança, o Programa visa oferecer aulas de ballet trabalhando com a criança o lúdico, noções de espaço, lateralidade e socialização.
PÚBLICO ALVO: Crianças na faixa etária de 03 e 04 anos e 07 a 10 anos em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal. |
PROGRAMA DANÇA E COREOGRAFIA De acordo com a declaração dos direitos da criança, a mesma tem direito à educação, para desenvolver suas atividades, seus sentimentos, divertir-se e brincar visando sempre à sua educação. Em consonância com a declaração dos direitos da criança, o Programa visa oferecer aulas de dança e coreografia trabalhando com a criança o ritmo, noções de espaço, socialização, comunicação com o corpo.
PÚBLICO ALVO: Crianças na faixa etária de 06 a 10 anos em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal. |
PROGRAMA PROMOVENDO VIDA- PREVENÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS O Programa Promovendo a vida busca desenvolver ações de prevenção do uso de álcool e outras drogas, voltado à proteção da infância e adolescência e no fortalecimento e cuidado das famílias.
PÚBLICO ALVO: Adolescentes com faixa etária de 12 a 17 anos, pais e/ ou responsáveis. |
SUPER + A falta de hábito da leitura no Brasil é um índice preocupante a ser avaliado. Pensando nisso, a Paulinas desenvolveu o Programa SUPER +, que tem foco no incentivo à leitura, tendo presente que a revista é um meio de “difusão da cultura e transmissão do conhecimento, da transformação e aperfeiçoamento social e da melhoria da qualidade de vida” (Lei 10.753/2003). |
PROGRAMA TEATRO: UMA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO O programa tem como objetivo promover espaço de protagonismo para a criança e adolescente que vivem em situação de vulnerabilidade através do teatro, dando-lhes oportunidade de expressão e comunicação do seu vivido, expressando com liberdade seus sentimentos, suas emoções usando sua criatividade e imaginação, qualidades comum a todas as pessoas. |
PROGRAMA ADOLESCER PARA CRESCER A inclusão digital é uma necessidade nos tempos atuais. O programa oferece condições ao adolescente para desenvolver o seu potencial no universo da informática, capacitando-o a operar em computador, visando à inserção no mercado de trabalho. Oferece também, apoio socioeducativo, valorizando-o como pessoa humana em fase de desenvolvimento e garantindo uma formação técnico-profissional.
PÚBLICO ALVO: Adolescentes de 13 a 16 anos que frequentam a rede pública de ensino e necessitam de uma iniciação profissional. |
PROGRAMA MINHA JUVENTUDE, MINHA CIDADANIA O mercado de trabalho dá oportunidade àqueles que têm uma preparação adequada às novas tecnologias. Diante desta realidade, o programa oferece aos jovens um espaço de profissionalização na linha do conhecimento de noções básicas de hardware e software, montagem e funcionamento de microcomputadores, utilizando recursos avançados de informática.
PÚBLICO ALVO: Jovens de 16 a 18 anos que frequentam a rede pública de ensino e necessitam de uma capacitação profissional. |
PROGRAMAS FAMÍLIAS
O Centro Social de Promoção Humana Irmã Tecla Merlo desenvolve programas que contribuem para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, resgate e ampliação da capacidade protetiva e superação de fragilidades sociais.
A metodologia em vigência prevê o incentivo para que as famílias descubram suas potencialidades, suas habilidades, e se comprometam cada vez mais com sua promoção social através de trabalhos em grupo. O atendimento desenvolve estratégias específicas capazes de:
- Enriquecer e ampliar as dimensões pessoais, comunitárias e profissionais dos sujeitos.
- Fortalecer a autoestima, a noção de direitos e deveres e vínculos sociocomunitários.
- Desenvolver habilidades para a inserção no mercado de trabalho e geração de renda capaz de ampliar sua autonomia, buscando, junto às famílias, alternativas coletivas que indiquem direções para garantir a cidadania e a inclusão social.
Tais ações fomentam a esperança de transformação em seu núcleo familiar, na relação entre os seus e com a sociedade em nível mais amplo.
PROGRAMA FAMÍLIA FORTALECIDA O programa visa a apoiar as famílias cujos filhos participam dos Programas Sociais desenvolvidos no Centro de Promoção Humana Irmã Tecla Merlo. Às famílias é oferecido suporte humano social no seu processo de convivência familiar, levando-as a descobrir suas potencialidades, suas habilidades, bem como a corresponsabilidade na promoção social dos filhos, através do seu protagonismo e empoderamento diante das transformações e mudanças sociais.
PÚBLICO ALVO: Famílias em situação de vulnerabilidade social. |
PROGRAMA CLUBE DE MÃES Muitos são os talentos pessoais que, por falta de oportunidades, deixam de ser desenvolvidos e proporcionar maior realização pessoal e social. Tendo presente essa realidade, o programa Clube de Mães oferece às jovens senhoras e mães um espaço de descoberta dos talentos, que lhes possibilitem melhoria na renda familiar, troca de experiências, resgate da autoestima e a construção de cidadania.
PÚBLICO ALVO: Mães em situação de vulnerabilidade social. |
PROGRAMA ANIMAR E CELEBRAR De acordo com o Estatuto do Idoso, em seu artigo 3º, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho e à cidadania. É com essa perspectiva que o Programa Animar e Celebrar se propõe a atender pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, moradoras da comunidade, proporcionando-lhes atividades que respeitem sua peculiar condição de idade, estimulando-as ao exercício das habilidades pessoais e sociais, bem como ao exercício da cidadania.
PÚBLICO ALVO: Idosos em situação de vulnerabilidade social. |