PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

A devoção à Santa Cecília e a partilha de um músico devoto

Data de publicação: 20/11/2020

Santa Cecília
Santa Cecília - Padroeira dos Músicos


Um dos significados atribuídos ao nome “Cecília” é “sabedoria”. Certamente, uma virtude presente na vida da jovem mártir muito venerada desde a Idade Média. Santa Cecília foi uma virgem sábia que já compreendia quem era o centro de sua vida. Tinha um amor incondicional por Jesus a ponto de entregar toda a sua vida a Ele e de ter sempre em seus lábios e coração os louvores a Deus. Daí o fato de ser padroeira dos músicos.

Segundo a tradição, Cecília foi uma formosa cristã da antiga nobreza romana e estava prometida em casamento a um jovem chamado “Valeriano”, um nobre pagão. No dia de seu matrimônio, a jovem noiva cantava a Deus em seu coração e, depois, partilhou com o marido que havia consagrado sua virgindade a Cristo e que um anjo custodiava a sua decisão.

Valeriano, na ocasião, respeitou-a, porém disse à noiva que apenas acreditaria se visse o anjo. E o inesperado aconteceu depois que ele aceitou o desafio de acreditar em Deus e ser batizado. Foi catequizado e batizado pelo Papa Urbano e, ao retornar para casa, avistou o anjo, que colocou uma grinalda de rosas e lírios na cabeça do casal. Tempos depois, o irmão de Valeriano, Tibúrcio, também se converteu e ambos foram martirizados.

Posteriormente, foi a vez de Cecília ser colocada à prova: forçada a fazer sacrifícios a deuses, escolheu a morte. Foi condenada a morrer por asfixia; contudo, ainda resistiu ao sofrimento até ser decapitada.

Então, músicos de todos os gêneros e ritmos, vamos celebrar o Dia do Músico! E pedir a intercessão de Santa Cecília com essa playlist. Comemorar este dia só pode ser com música! Que a santa inspire cada um na firme decisão de se entregar pela missão e talentos confiados por Deus!





Jonny Mendes e sua devoção à Santa Cecília

“A vida de Santa Cecília foi uma canção de amor a Deus e aos irmãos, que me encantou e norteou minha missão como músico católico. Sua linda história de entrega incondicional ao primeiro amor continua sendo a música mais bela e relevante, que nunca deixei de ouvir”, relata Jonny ao afirmar que não basta ser um músico virtuoso, mas é preciso de ser, acima de tudo, “uma canção bonita na vida do outro”.



O cantor destaca ainda que, num mundo atual onde tantos ídolos são erguidos por interesses econômicos e exaltados em vidas extravagantes, ele buscar seguir os passos de ternura e simplicidade da vida incorruptível de Cecília. “O amor de Santa Cecília ao Senhor  nunca  me deixou esquecer que a música é uma vocação, um serviço de entrega e doação a Deus e aos irmãos. Minha devoção a Santa Cecília é traduzida em um esforço contínuo de imitá-la em seu amor incondicional a Jesus, que se tornou música e que toca e encanta o meu coração”, enfatiza.

No dia da padroeira dos músicos, o cantor e compositor tem muitos motivos para celebrar: além de comemorar a santa de devoção, ele lança o clipe do single “Cantar a Fé”, uma canção que marca os seus 30 anos de carreira e diz muito sobre ser músico e missionário. Já o videoclipe, traz uma mensagem de sonho. Sonho em Deus de quem deseja, com toda simplicidade, ter a música como forma de se aprofundar na oração e relacionamento com Deus.

Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

“Um Pastor tinha cem ovelhas

A canção é inspirada na parábola da ovelha perdida e faz parte do projeto "A Bíblia: uma mensagem de amor”

No Mês da Bíblia, 4 passos para meditar a Palavra de Deus com o livro-agenda de Pe. Zezinho, scj

O “sacerdote catequista” conduz o povo de Deus ao aprofundamento de Sua Palavra com o recém lançado livro-agenda “No caminho do Reino com Pe. Zezinho, scj”.

Ricardo Sá estreia na Paulinas-COMEP com o single “Nossa Senhora das Graças”

O lançamento acontece no dia da Natividade de Nossa Senhora, além do clipe no canal da Paulinas-COMEP no YouTube.

Viva a Palavra de Deus! 50 anos do Mês da Bíblia e Ano Bíblico da Família Paulina

Setembro, tradicionalmente, é dedicado à Bíblia. Neste ano, são mais dois motivos para celebrar. Histórias que se entrelaçam, já que Irmãs Paulinas foram protagonistas nos primeiros passos para a instituição do “Mês da Bíblia”.

Paulinas lança livro-agenda em homenagem aos 80 anos de vida de Pe. Zezinho, scj

No Caminho do Reino com Pe. Zezinho, scj”, é um livro-agenda que apresenta conteúdos para encontros diários com Jesus.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados