PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Viva a Palavra de Deus! 50 anos do Mês da Bíblia e Ano Bíblico da Família Paulina

Data de publicação: 01/09/2021

O mês de setembro, tradicionalmente, é dedicado à Palavra de Deus na Igreja no Brasil. Neste ano, são mais dois motivos para celebrar: os 50 anos do Mês da Bíblia e o Ano Bíblico da Família Paulina. Histórias que se entrelaçam, já que Irmãs Paulinas foram protagonistas nos primeiros passos para a instituição do “Mês da Bíblia”.

O mês dedicado à Palavra de Deus surgiu à luz do Concílio Vaticano II com o objetivo de que toda a Igreja se aprofundasse na vivência das Escrituras. Foi assim que, em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte, por ocasião da celebração do seu cinquentenário, algumas religiosas paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica (SAB), deram o primeiro impulso e, posteriormente, a CNBB assumiu como uma proposta nacional.


Um jubileu de ouro no Brasil que coincide com o Ano da Palavra de Deus de toda a Família Paulina. Sob o tema “Para que a Palavra do Senhor corra” (2Ts 3,1), o objetivo deste período é o de renovar a familiarização, estudo e leitura orante das Escrituras Sagradas, viver da Palavra a fim que ela alcance a todos, especialmente as periferias existenciais e do pensamento.                                                                                                                                                  

Um convite que também é para toda a Igreja, fiéis leigos, consagrados e o clero. Segue, assim, uma playlist especial dedicada ao ano comemorativo que pode ajudar muito:
  • na escolha dos cantos das Santas Missas;
  • nos momentos de Leitura Orante da Palavra de Deus;
  • na animação de círculos bíblicos.
Confira: Playlist Mês da Bíblia 2021



Tema e selo 50 anos do Mês da Bíblia

Como forma de motivar as celebrações deste ano jubilar, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB lançou um selo especial e escolheu como tema a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema é “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Esse tema e o lema do “Mês da Bíblia 2021” estão em sintonia com o evangelho do Domingo da Palavra de Deus, extraído de Mc 1,14-20, quando Jesus inicia a sua missão, após a prisão de João Batista.

Ações que visam integrar todas as dioceses, movimentos e congregações no desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia na ação evangelizadora da Igreja; criar subsídios bíblicos nos diferentes meios de comunicação; e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.
 

Ano Bíblico da Família Paulina e padre Tiago Alberione
 
O período dedicado à Bíblia teve início a 26 de novembro de 2020 e terminará em 26 de novembro de 2021. A escolha do dia 26 de novembro é em referência ao aniversário de morte do fundador da Família Paulina, Pe. Tiago Alberione. Também ele pode ser definido como um homem da Palavra de Deus: ouvinte e apóstolo incansável e profético.   

Uma comemoração que mereceu um hino próprio! Para que a Palavra corra (2Ts 3,1) é uma composição de Ir. Verônica Firmino, fsp, e tem interpretação de Karla Fioravante do grupo Cantores de Deus. A obra da religiosa brasileira foi traduzida em outros idiomas, como inglês, italiano e espanhol, servindo de referência para as casas paulinas em todo o mundo.



O refrão, uma vez ouvido e repetido, desperta o desejo de também “correr” e anunciar o Evangelho com o estilo de Paulo, com a vida, constante, na alegria e na dor. O canto apresenta diversas exortações paulinas recolhidas e revestidas de uma linguagem musical e poética, que inundam o coração de alegria e levam a cantar espontaneamente o refrão: "Para que a Palavra corra, para que a Palavra corra...". O efeito é entrar na mesma dinâmica do apóstolo: “Quanto a mim, de boa vontade me gastarei e me desgastarei totalmente em favor de vocês” (2 Cor 12,15).
 
Por Gracielle Reis, com informações da CNBB e Irmãs Paulinas

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

“Eu me cuido”: nova música de Bellinha, a Ovelhinha, ensina crianças a se protegerem de abusos

A ovelhinha tão querida lança a canção neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Paulinas-COMEP tem indicação para Troféu Louvemos o Senhor com música sobre São José

O título da canção é “Sagrado coração de José” e os resultados serão conhecidos na noite de premiação, em 22 de junho.

Vamos rezar em família com o “Terço da Família - Rezando com a Sagrada Família

A 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. Uma ocasião de reflexão e oração pelas famílias do mundo inteiro.

Com Maria sou mais feliz: confira a campanha de maio das Paulinas e porque este é um mês mariano

Conheça ainda a relação do mês com a primavera no hemisfério norte e canções de uma playlist especial.

Em tempo de pandemia e isolamento, Andréia Zanardi compõe single “À espera”

A integrante do grupo Cantores de Deus traz uma canção com a profundidade da esperança pois “tudo vai passar” e com o lindo símbolo do girassol.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados