PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Cantando os Evangelhos: canções para o Tempo Comum C

Data de publicação: 22/01/2022

A cada mês de janeiro, o calendário litúrgico inicia um novo ciclo do Tempo Comum. Em 2022, a Igreja vive o Ano C, regido pelo Evangelho de São Lucas na liturgia desse tempo.

Além da proclamação do Evangelho nas Missas, a música pode ajudar no aprofundamento da mensagem dessas leituras dominicais durante o Tempo Comum. É nesse intuito que a Paulinas-COMEP chega com mais um lançamento: o álbum Cantando os Evangelhos (Tempo Comum C - Vol. 1). A composição e música são assinadas por Frei Luiz Turra e contam com as interpretações do Coro Edipaul; Andréia Zanardi do grupo Cantores de Deus; Ir. Bárbara Santana, fsp; e Marcelo Mattos.



Frei Turra explica que, no Ano C, Lucas coloca no centro do seu Evangelho o rosto misericordioso de Deus: “Se Jesus revela o Pai, revela-o especialmente como um Deus de infinita misericórdia. Esta é oferecida, com particular atenção, aos mais abandonados e necessitados, não raro, condenados pelos escribas, fariseus e saduceus”. Além disso, segundo o religioso, Lucas é o evangelista da infância de Jesus, que também dá relevância à presença e figura de Maria e valoriza Isabel e outras mulheres que acompanharam o Mestre.

Uma outra curiosidade sobre Lucas é sua representação pela figura do boi, que era o mais alto sacrifício oferecido no Templo de Jerusalém. O animal simboliza, portanto, a entrega total de Cristo, tão bem enfatizada por esse evangelista, além de representar a paciência, força e serviço, virtudes demonstradas pela vida e obra de São Lucas.

Este primeiro volume apresenta em seu repertório cantos que vão desde o primeiro milagre de Jesus, nas Bodas de Caná, até aqueles que falam sobre a missão, pregação e milagres do Filho de Deus. Também será disponibilizado o caderno de partituras e playback para auxiliar os cantores, músicos e ministérios de música.

As canções foram feitas especialmente para o momento de Comunhão das Santas Missas dos domingos do Tempo Comum. Contudo, podem ainda ser utilizadas:

  • na leitura orante da Palavra;
  • no ensino e oração com as crianças da Catequese;
  • em reunião de  círculos bíblicos, pastorais, grupos jovens etc;
  • para auxiliar a meditação familiar da Sagrada Escritura;

Ouça as canções no canal de músicas litúrgicas da Paulinas-COMEP no Youtube.




Frei Luiz Turra e o seu legado

Um nome de grande importância para a canção litúrgica no Brasil. É franciscano capuchinho, autor de diversas e marcantes músicas litúrgicas. Atualmente, é pároco da Igreja de Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre (RS) e, além das atividades na música e Liturgia, exerceu variadas funções em sua congregação em cidades gaúchas: foi mestre de noviços; conselheiro e ministro provincial; pároco; promotor de ações solidárias; entre outras.

No país e no exterior, sempre se dedicou ao estudo, à prática e ao ensino de Liturgia e canto, seja aos confrades como a comunidades paroquiais. Participou e assessorou cursos intensivos de atualização litúrgica e foi assessor de música litúrgica da CNBB, tendo sido nomeado em 2006.

Na gravadora Paulinas-COMEP, Frei Turra gravou inúmeros LPs e CDs. Em 1972, iniciou as gravações em LP e, desde 1993, as gravações em CD, sempre com múltiplas temáticas abordadas em suas letras. Atualmente, pode-se ouvir suas composições nas plataformas digitais.


Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Publicações ver mais

Veja Também

“Eu me cuido”: nova música de Bellinha, a Ovelhinha, ensina crianças a se protegerem de abusos

A ovelhinha tão querida lança a canção neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Paulinas-COMEP tem indicação para Troféu Louvemos o Senhor com música sobre São José

O título da canção é “Sagrado coração de José” e os resultados serão conhecidos na noite de premiação, em 22 de junho.

Vamos rezar em família com o “Terço da Família - Rezando com a Sagrada Família

A 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. Uma ocasião de reflexão e oração pelas famílias do mundo inteiro.

Com Maria sou mais feliz: confira a campanha de maio das Paulinas e porque este é um mês mariano

Conheça ainda a relação do mês com a primavera no hemisfério norte e canções de uma playlist especial.

Em tempo de pandemia e isolamento, Andréia Zanardi compõe single “À espera”

A integrante do grupo Cantores de Deus traz uma canção com a profundidade da esperança pois “tudo vai passar” e com o lindo símbolo do girassol.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados