PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

A importância da música na Semana Santa

Data de publicação: 06/04/2022


Sem dúvida nenhuma, a música penetra os ouvidos e vai até os corações e mentes despertando os mais diversos sentimentos e emoções. Com a música litúrgica não é diferente, sobretudo na Semana Santa. As canções executadas nas Missas, encontros e diversas celebrações conduzem ao louvor a Deus, arrependimentos dos pecados, gratidão pelas maravilhas da vida ou súplica por uma intervenção divina.

A Instrução Geral do Missal Romano destaca o seguinte: “O apóstolo aconselha os fiéis, que se reúnem em assembleia para aguardar a vinda do Senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânticos espirituais, pois o canto constitui um sinal de alegria do coração. Portanto, dê-se grande valor ao uso do canto na celebração da Missa, tendo em vista a índole dos povos e as possibilidades de cada assembleia litúrgica” (IGMR, 39-40).

Na Semana Santa, que é o ponto alto do calendário litúrgico, a música traz ainda mais o seu grande valor e introduz o fiel em cada um dos momentos do Tríduo Pascal. Ao recordar, abaixo, cada acontecimento da Semana Santa, veja com a música pode ser oportuna a partir da indicação de playlists que podem ser usadas em sua meditação e aprofundamento em cada dia santo:

  • Tendo início com o Domingo de Ramos, a Semana Santa começa celebrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dias antes de sua Paixão, Morte e Ressurreição;


  • Já na Quinta-Feira Santa, há quatro momentos importantes: pela manhã, numa cerimônia presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos sacerdotes, acontece a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano nas paróquias, seja nos Batismos, Crismas ou Unção dos Enfermos. Já o fim de tarde ou noite marca a abertura do Tríduo Pascal na celebração em que se realiza o rito de Lava-pés e se recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio;


  • Normalmente pelas 15h da Sexta-Feira Santa, acontecem as funções litúrgicas da Paixão do Senhor. Em continuidade da celebração do dia anterior, é o único dia do ano em que não se celebra a Missa. Os fiéis recebem a comunhão das hóstias consagradas no dia anterior;


  • No Sábado Santo, tem lugar a Vigília das Vigílias. A noite mais esplendorosa de todas! O rito desta celebração possui diversas particularidades para proclamar o maior acontecimento da história humana: a Ressurreição! O sepulcro está vazio! Cristo ressuscitou! Aleluia!

  • E no Domingo da Páscoa do Senhor, celebra-se a nova Páscoa, não mais o “Peseach” dos judeus, que significa a passagem da escravidão para a liberdade. Neste dia, a liturgia recorda as primeiras aparições de Cristo aos apóstolos com seu Corpo Glorioso.



Aqui está a playlist completa da Semana Santa e ainda o álbum de Cantos da Semana Santa com a marca do Coral Palestrina. Nas celebrações em sua paróquia ou comunidade eclesial, a Paulinas-COMEP tem ainda álbuns litúrgicos com indicações de canções para cada momento dos ritos da Semana Santa.






Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Jonny Mendes tem novidades: lançamento do clipe da canção “Perdoar”

O clipe em preto e branco, numa estética retrô, deixa a mensagem de eternizar essa verdade: o perdão revigora a vida, traz paz ao coração e é fonte de liberdade interior.

Grupo Cantores de Deus comemora seus 25 anos com pocket show e lançamento de clipe “reconfortante”

Grupo idealizado pelo Padre Zezinho já gravou 9 CDs, um EP e um DVD ao vivo e, depois de várias formações, segue como exemplo de fé, amor e esperança

“Ao Coração Cansado”: novo clipe do grupo Cantores de Deus convida a repousar no Sagrado Coração de Jesus

No dia do Sagrado Coração de Jesus, neste ano, a 24 de junho, o grupo lança o clipe da música, que faz parte do álbum Mulheres de Fé em Fé, disponível nas plataformas digitais.

Um assunto de família: lançamento do álbum “O Terço da Família - Rezando com a Sagrada Família”

As orações e cantos ajudam a contemplar e a celebrar os mistérios da vida oculta de Jesus, Maria e José.

Álbum Cantando os Evangelhos traz diversas opções musicais para os domingos do Tempo Comum

Após a Ascensão do Senhor, Pentecostes e Santíssima Trindade, o calendário litúrgico volta ao Tempo Comum. O segundo volume do álbum apresenta canções do 9º ao 18º domingo desse período.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados