PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Os Sacramentos acompanham toda a história de vida do cristão

Data de publicação: 10/11/2022




Nas diversas fases da vida, cada cristão recebe e é mergulhado na graça própria dos Sacramentos. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “os sacramentos são sinais sensíveis (palavras e ações), acessíveis à nossa humanidade atual. Realizam eficazmente a graça que significam, em virtude da ação de Cristo e pelo poder do Espírito Santo” (CIC 1084).

Ainda como explica o Catecismo, Cristo age pelos sacramentos, os quais Ele mesmo instituiu para comunicar a Sua graça. Não fiquemos de fora e nem as nossas famílias de tamanhas bênçãos. Para ajudar a conhecer os sete Sacramentos ou a preparar a Liturgia de cada um deles, a playlist Sacramentos no Spotify traz uma vasta opção de músicas que podem ser executadas nas cerimônias.

Alguns exemplos de canções:

  1. Quando ainda bebês, a maioria de nós é levado pelos pais e padrinhos à Igreja para receber o Batismo. E, assim, Nas águas do Batismo podemos renascer;
  2. Durante a infância, faz-se a catequese em preparação à Primeira Comunhão. Fica, Jesus, conosco! É o que podemos pedir, em cada Eucaristia, para que sejamos a Sua morada;
  3. Para estarmos também em comunhão com Ele, o sacerdote in persona Christi perdoa os nossos pecados através do sacramento da Reconciliação. Depois de perdoados, rezamos o Ato de Contrição com o propósito de não mais pecar;
  4. Na fase da adolescência, é a vez de confirmar o Batismo por meio do sacramento da Confirmação ou Crisma. Cada cristão agora responde por si: Confirmarei as “promessas que já fiz ao meu Senhor”;
  5. Sempre que uma doença ou uma situação de saúde exija, o fiel pode receber a Unção dos Enfermos, que confere a cura também da alma, afinal Os doentes precisam de cura;
  6. Na realização de uma vocação, homens e mulheres são chamados ao Matrimônio. Que belo pode ser cantar no dia do casamento Este lar que hoje começa!
  7. A vocação também se dá no Sacramento da Ordem, no caso daqueles homens que poderão ser ordenados em um dos três graus desse sacramento: diáconos, padres e bispos. Enviados pelo Pai, em nome de Jesus e no poder do Espírito Santo são Vocacionados para anunciar.


De todos eles, pelo resto da vida, podemos fazer parte da Eucaristia e comungar do Corpo e Sangue de Jesus todos os dias. Como ainda explica o CIC: “a Eucaristia é «fonte e cume de toda a vida cristã». Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (nº1324).

Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Cantando os Evangelhos: novo álbum de Frei Luiz Turra para o novo ciclo do Tempo Comum A

Em 2023, o Tempo Comum seguirá as leituras do Ano A, quando o Evangelho de São Mateus é preferencialmente lido aos domingos.

Para o dia de Ação de Graças 2022, uma seleção de músicas de gratidão ao Senhor

Neste ano, o Thanksgiving Day será em 24/11. Um feriado nos Estados Unidos, mas independente da nação, a gratidão pode estar no coração de todos!

Assim é o Natal: uma canção de paz de Antonio Cardoso

O cantor oferece de presente a canção a fim de que “Cristo, a verdadeira luz” seja “a paz tão sonhada por nós”.

Para o Ano Vocacional 2022-2023, músicas que vão te chamar para a missão

De 20/11/22 a 26/11/23, será celebrado o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil. Confira as playlists sobre o tema vocacional e pergunte ao Senhor sobre o seu chamado.

Bellinha, a Ovelhinha apresenta o seu novo clipe, “Criança Aprendiz”

Além da canção, o clipe é uma forma prática para ensinar sobre os seus direitos e responsabilidade e está disponível no canal da Bellinha no YouTube.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados