PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Padre Zezinho receberá o título de Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 2016

Data de publicação: 16/10/2015

 
Anúncio foi realizado durante homenagem em evento do Instituto Ciência e Fé e curso de Teologia da PUCPR

Um auditório TUCA lotado recebeu, na noite desta quarta-feira (14), o cantor, compositor e escritor Padre Zezinho. Ele foi o convidado especial do Projeto Diálogos Contemporâneos, promovido pelo Instituto Ciência e Fé e o curso de Teologia da PUCPR.

O evento, que discutiu “A Formação do Imaginário Religioso Brasileiro: Letras e Canções do Padre Zezinho”, contou com a participação da banda Cantores de Deus, que interpretou seus maiores sucessos, como “Maria de Nazaré”, “Utopia”, “Mãe do céu morena”, “Um coração para amar”, “Um certo galileu” e “Oração da família”.

Padre Zezinho, scj recebe homenagem na PUCPR
Foto: PUCPR

O arcebispo de Curitiba e Grão-Chanceler da PUCPR, José Antônio Peruzzo, agradeceu, em nome da arquidiocese, “pela competência de comunicador, artista e teólogo sempre atualizado. Apareceu mais a mensagem que o mensageiro, nunca perdeu a consciência de servo”.

Na primeira parte do evento, o reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski, também agradeceu ao padre “que há décadas encanta corações e almas e é uma das figuras centrais da religião católica brasileira, na sua forma mais simples e honesta”. O reitor emocionou o convidado ao anunciar a resolução de conceder a ele o título de Doutor Honoris Causa, a mais alta dignidade acadêmica que a Instituição pode outorgar a personalidades que tenham contribuído para o progresso das ciências, cultura e educação.
Padre Zezinho, scj recebe homenagem na PUCPR
Foto: PUCPR
A proposição foi do professor Kleber Candiotto, decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, e aprovada por unanimidade no Conselho Universitário (Consun). A sessão solene de entrega do título está marcada para março de 2016.

Padre Zezinho agradeceu dizendo “aceito essa homenagem, pois sei que não é só para mim. Nós precisamos muito para a formação de nossos estudantes, queremos formar padres pensadores”. O Padre ainda contou sobre a sua vontade de cursar doutorado, adiada pela vida inteira, pois “meu capricho não era importante. A Igreja precisava de mim nos microfones e não nas cátedras”.

Em um segundo momento, os Padres Macial Maçaneiro e Anísio José Schwirkowski participaram de um debate mediado pelo diretor do Instituto Ciência e Fé, Fabiano Incerti. Eles discutiram o impacto e a abrangência da obra do homenageado na religiosidade brasileira.

Perfil

José Fernandes de Oliveira, o Padre Zezinho, possui quase 50 anos de carreira. É reconhecido como um dos maiores nomes da canção religiosa brasileira, com uma produção ainda não catalogada na íntegra, dado o tamanho da sua obra. Foram mais de 131 discos, entre vinis, CDs e DVDs e quase uma centena de livros, programas radiofônicos e televisivos. Suas músicas abordam, além da fé, assuntos sociais, culturais e políticos e continuam sendo executadas em celebrações litúrgicas, em uma prova da sua abrangência e contemporaneidade.

Fonte: PUCPR
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Uma jovem da Galileia: nova música de Pe. Zezinho, scj, destaca o ser “catequista” de Maria

O single será lançado no encerramento do mês mariano e no dia dedicado à Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio.

“Eu me cuido”: nova música de Bellinha, a Ovelhinha, ensina crianças a se protegerem de abusos

A ovelhinha tão querida lança a canção neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Paulinas-COMEP tem indicação para Troféu Louvemos o Senhor com música sobre São José

O título da canção é “Sagrado coração de José” e os resultados serão conhecidos na noite de premiação, em 22 de junho.

Vamos rezar em família com o “Terço da Família - Rezando com a Sagrada Família

A 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. Uma ocasião de reflexão e oração pelas famílias do mundo inteiro.

Com Maria sou mais feliz: confira a campanha de maio das Paulinas e porque este é um mês mariano

Conheça ainda a relação do mês com a primavera no hemisfério norte e canções de uma playlist especial.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados