PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

CD “Eis-me aqui, Senhor” resgata a tradição dos corais de canto litúrgico

Data de publicação: 04/10/2018

Corais da Arquidiocese de Campinas e Schola Cantorum Pateo do Collegio
se unem para interpretar os louvores de Marco Frisina em CD inédito


“Os louvores de Deus abrem o nosso coração à beleza do Senhor e nos ajudam a elevar a alma em direção a Ele, com a oração cantada que envolve a alma, o coração, a mente e o corpo, trazendo-os à presença de Deus”, disse monsenhor Marco Frisina sobre o CD “Eis-me aqui, Senhor”, gravado nos estúdios Paulinas-COMEP, que reuniu o Coro da Arquidiocese de Campinas e Schola Cantorum do Pateo do Collegio.
Frisina é um padre católico italiano, compositor, diretor da Pastoral Worship Center do Vaticano e autor de músicas que fizeram parte da trilha sonora de grandes filmes e de canções interpretadas por corais de todo o mundo.
O autor, que estará no Brasil em março de 2019, descreve a importância do canto na liturgia: “Cantar não significa nunca se exibir ou embelezar a liturgia com o nosso canto; significa, em vez disso, testemunhar com tudo de si a nossa fé e o nosso amor. A música eleva os corações e nos une aos nossos irmãos, fazendo-os experimentar o milagre da comunhão. O canto molda em nós a imagem do orante perfeito, daquele que faz da própria vida um canto de amor a Deus”.

Marco Frisina
Monsenhor Marco Frisina (Foto: Riccardo Rossi)

Para monsenhor Frisina, esta coletânea de cantos, traduzidos pela primeira vez para o português, quer conduzir o louvor a Deus, auxiliada por alguns textos extraídos da Sagrada Escritura e por orações dos santos, nossos amigos e guias. O canto “Eis-me aqui”, com o texto extraído do Salmo 39, exprime o ato de fé com o qual cada um de nós se apresenta diante do Senhor, oferecendo-se a si próprio, colocando-se à disposição do seu amor. Saindo do nosso “escondimento” e renunciando aos nossos próprios medos, nós nos oferecemos Àquele que pode nos guiar, através das provações da vida, à alegria infinita.

Hino de Nossa Senhora Aparecida
Um dos destaques do CD é o hino composto em homenagem a padroeira do Brasil. Uma súplica à mãe de Deus para que intervenha por nossas mazelas e proteja a nossa nação.

Coro da Arquidiocese de Campinas
Coro da Arquidiocese de Campinas (Foto: João Costa)


Coro da Arquidiocese de Campinas
O Coro da Arquidiocese de Campinas, fundado em 2008 sob a direção de Clayton Dias, vem exercendo sua atividade na liturgia e em concertos de música sacra e tornou-se referência e inspiração para novos coros no Brasil. Em 2016, na sua primeira peregrinação à Europa, cantou na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante uma canonização presidida pelo Papa Francisco, na Porziuncola (Assis) e na Catedral de Lisboa. É filiado à Associação Internacional de Estudos de Canto Gregoriano (AISCGre).

Schola Cantorum do Pateo do Collegio (Foto: Marco Aurélio Ribeiro)

Schola Cantorum do Pateo do Collegio
A Schola Cantorum, fundada em 2005 pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, é composta por membros da Comunidade do Pateo do Collegio, local de fundação da cidade de São Paulo. Por meio do canto na liturgia e de concertos de música sacra, a Schola se tornou referência de qualidade neste cenário. Desde 2009, está sob a direção do mestre de capela e organista titular do Pateo do Collegio, Felipe Bernardo.





Contato para imprensa
Luciana Sales
Tel.: (11) 5081-9333
imprensa@paulinas.com.br

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Especial de maio: as mais belas músicas para a Virgem Maria

Maria de tantos nomes e significados. Mãe da Ternura, Mãe do Amor, Mãe da Providência, Arca da Aliança, Auxiliadora dos Cristãos. O mês de maio é dedicado especialmente à Virgem Maria e nada melhor do que venerar a Mãe de Deus com doces cantos.

Show “Amigos do Coração”: homenagens a Pe. Zezinho, scj e celebrações dos 100 anos dos Dehonianos em Taubaté

“Maria de Nazaré”, “Oração pela Família”, “Utopia”, “Um Certo Galileu”, “Amar como Jesus amou”. Impossível ler os títulos dessas canções e já não sair cantarolando a letra. Esses são alguns dos sucessos de Pe. Zezinho, scj, que serão recordados. Saiba +

Ação “Mulher é muito mais” visa a alertar sobre os índices de feminicídio

Nos últimos tempos, a sociedade brasileira tem se deparado com lastimáveis notícias de agressão contra a mulher. De acordo com dados do Senado Federal de 2015, 18% das mulheres dizem ter sofrido algum tipo de agressão. Saiba mais.

Sensibilizada pela dura realidade de violência que milhares de mulheres enfrentam todos os dias, a Paulinas-COMEP lança o single “Mulher é muito mais”

Sabemos que uma canção é um “quase nada” diante desta triste realidade, mas acreditamos no poder da conscientização e da sensibilização por meio da música. Esta canção quer ser a voz de inúmeras mulheres que sofrem todos os tipos de violência. Saiba mais

Lançamento de CD e Congresso de Música Sacra marcam a presença de Marco Frisina no Brasil

No dia 8 de março, chega ao Brasil um dos maiores compositores e maestros de música sacra da atualidade. Marco Frisina é um padre italiano, compositor, diretor da Pastoral Worship Center do Vaticano e autor de músicas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados