PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus

Data de publicação: 13/09/2019

Uma exaltação à Santa Cruz ecoou dos lábios e do coração de tantos jovens brasileiros na preparação à JMJ Rio 2013. Quem não se recorda deste hino que embalou a visita da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude às dioceses do país?

“Eu venho do sul e do norte
Do oeste e do leste, de todo lugar
Estrada da vida eu percorro
Levando socorro a quem precisar
Assunto de paz é meu forte
Eu cruzo montanhas e vou aprender
O mundo não me satisfaz
O que eu quero é a paz, o que eu quero é viver

No peito eu levo uma cruz
No meu coração o que disse Jesus”

Nos anos de 2012 e 2013, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos das JMJ, foram conduzidos pela conhecida música de Pe. Zezinho,scj, a diversos cantos do Brasil. A canção tocou o coração dos jovens rumo à JMJ do Rio, mas, sobretudo, os ensinou a gritar a um “mundo descrente”: “Eu quero ser gente, (...) eu creio na cruz”.
A veneração à Cruz de Cristo tem sua origem na própria Paixão e Morte de Jesus, celebradas a cada Sexta-feira Santa. Já a festa da Exaltação da Santa Cruz é uma devoção que remonta ao século IV: recorda o dia da dedicação, em 13 de setembro de 335, da basílica sobre o Gólgota e o Santo Sepulcro, em Jerusalém, edificadas a pedido de Santa Helena, mãe do imperador Constantino. No dia seguinte, a Cruz foi exposta para a veneração dos fiéis.


Basílica Santo Sepulcro, em Jerusalém. Foto: Gracielle Reis.

O encontro e exaltação da Santa Cruz
Até a conversão de Constantino ao cristianismo, no século IV, a Cruz não era venerada amplamente pelos cristãos. Nessa mesma época, quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano, Santa Helena e sua comitiva foram em peregrinação à Terra Santa, onde dedicaram-se à construção de diversas basílica relativas à vida de Cristo. Entre elas, a do Santo Sepulcro, erguida após serem derrubados os locais de culto pagão no Calvário e túmulo de Cristo.

Lugar do Calvário de Cristo, no interior da Basílica Santo Sepulcro. Foto: Gracielle Reis.


Em sua visita, deu-se o achamento da verdadeira cruz de Jesus. Para identificá-la, segundo uma tradição, um jovem morto voltou a viver após ser apoiado em uma das cruzes presentes nos local. Na Terra Santa, a celebração pela descoberta da Santa Cruz ocorre no dia 7 de maio. No restante do mundo, o encontro e a exaltação foram unificados na festa de 14 de setembro. 
Memórias que atualizam a fé e a confiança na Cruz que venceu a morte. Onde, hoje, em sua vida também experimenta cruzes? Contudo, não esqueça: depois da cruz, vem a Ressurreição!
É o que você pode proclamar com essas canções e exaltar a Santa Cruz. Confira a playlist: Santa Cruz

Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

LAVE AS MÃOS - Não dê carona ao “Corona” é o novo clipe e single da Bellinha a Ovelhinha

Com uma música educativa e divertida, Bellinha a Ovelhinha recorda as crianças sobre a importância de lavar bem as mãos e outras formas de evitar o contágio do COVID-19.

Com Nossa Senhora do Rosário de Fátima, descubramos o verdadeiro segredo

Neste 13 de maio, celebremos este título mariano cuja devoção se espalhou pelo mundo. Confira um pouco da história das aparições e canções de louvor à Mãe do Céu.

Cantando com Nossa Senhora: série de lives com artistas da gravadora Paulinas-COMEP

Os artistas da gravadora iniciam, neste 11 de maio, lives pelo Instagram. Sempre em duplas, os músicos se encontrarão, às 20h, em seus perfis pessoais na rede social ou de seu ministério.

Do vinil ao digital na Paulinas-COMEP: as possibilidades que surgiram com as novas formas de ouvir música

Em 2020, a gravadora Paulinas-COMEP completa 60 anos de história, num contexto de evangelização pelo campo digital. Um trabalho em expansão na gravadora religiosa mais antiga do Brasil.

No Dia do Sertanejo (03/05), uma homenagem à música cristã sertaneja

A música sertaneja faz grande sucesso no Brasil. Neste dia de comemoração, recordamos especialmente os músicos cristãos desse gênero musical.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados