PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Padre Agnaldo José explica a diferença entre penitência, abstinência e jejum

Data de publicação: 17/03/2020

Quaresma: tempo de oração, jejum e abstinência

O mundo todo tem vivido semanas desafiadoras devido à pandemia por coronavírus. São notícias por todos os lados que agitam os corações e as mentes.

Já para os cristãos, que estão a viver o tempo da Quaresma, este pode ser um momento favorável de reflexão, oração e interioridade. Pode ser uma mera coincidência a pandemia ocorrer justamente no período quaresmal. Contudo, o que importa é que, em meios aos fatos, o Senhor convida, uma vez mais, a um tempo forte de conversão.

Muitos católicos já estão exercitando as suas práticas penitenciais. Até mesmo, estar em isolamento social pode representar um grande oferecimento a muitos. Contexto, portanto, de intensificarmos o jejum e as formas de penitência como forma de clamarmos a Deus pelo fim dessa pandemia.

Mas a fim de fazermos bem, qual seria a diferença entre a penitência, abstinência e o jejum?

Padre Agnaldo José explica essa diferença e nos ensina a como viver com mais profundidade o tempo quaresmal:

A penitência é uma forma de mergulhamos dentro de nós mesmos. Como elucida Pe. Agnaldo José, ela seria “um olhar para dentro de si. No Antigo Testamento, temos o profeta Joel que convida a uma conversão de dentro pra fora. ‘Rasgai os vossos corações e não as nossas vestes’, ou seja, um olhar para o interior para que Jesus seja o centro de nossa vida”.

Já o jejum é um modo de fazer penitência. Seria não apenas abster-se de carne na Quarta-feira de Cinzas, Sexta-feira da Paixão ou outros dias da semana, porém é dispensar também coisas que prejudicam a vida espiritual. Isto é, “aquela renúncia dos vícios, dos pecados, dos erros, das falhas. Um tempo de contrição, de tristeza pelo pecado cometido”.


“Recordamos que, na Cruz, Jesus derramou o seu sangue e Ele está presente na Eucaristia, Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Então, é abster-se de carne, mas também pode abster-se do que está te prejudicando. Você deve fazer um sacrifício, um esforço, uma luta para que haja uma conversão. De nada adianta a penitência exterior, sem uma mudança interior”, esclarece o sacerdote ao apresentar a origem da abstinência de carne na Idade Média, época quando muitos banquetes eram promovidos e, daí, vem o costume de não se comer carne no tempo da Quaresma, período sem o consumo de carne.

Padre Agnaldo José


Sobre a mudança interior, conforme ainda ressalta Pe. Agnaldo, deve vir acompanhada da caridade. Uma transformação que comporta olhar mais para as pessoas, ver as pessoas, sentir compaixão delas, estender a mão, socorrer, ajudar.

O sacerdote é compositor e intérprete da música Perdão, Senhor (uma parceria de composição com Pe. Paulo Sérgio de Souza), presente na playlist especial da Quaresma, e recorda a figura de Santa Dulce dos Pobres, ícone da edição 2020 da Campanha da Fraternidade, como grande exemplo de caridade: “o Anjo Bom do Brasil, modelo de quem teve compaixão e olhar e misericórdia”.

Para todo este tempo de conversão e penitência, a playlist da Quaresma (escute no YouTube, Spotify ou Deezer) apresenta diversas canções e meditações em áudio para te acompanhar nos diferentes momentos do tempo quaresmal:

  1. Exame de consciência para a confissão: Pecador eu sou (Padre Zezinho, scj)
  2. Meditação da liturgia durante os dias de Quaresma: Viver pra mim é Cristo (Typ Vox e Cecília Militão)
  3. No empenho dos três exercícios quaresmais, o jejum, a esmola e a oração: Sejamos misericordiosos como o Pai (Vários artistas)
  4. Para pedir o perdão: Perdão, Senhor (Padre Agnaldo José)
  5. Para uma maior prática da caridade: Obras de misericórdia (Renato Palão, Thiago Costa, Andréia Zanardi, Ana Paula Ramalho)
  6. E umas músicas mais conhecidas tocadas nas Missas quaresmais: Eis o tempo de conversão (Coro Edipaul)




Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

1ª Live Show do Ministério Adoração e Vida acontecerá no dia 16 de julho, às 20h

Uma das transmissões mais aguardadas no meio religioso. Grandes sucessos como “O céu se abre”, “Hoje livre sou”, “Em santidade”, “Decididamente” farão parte do repertório de uma noite especial.

Artistas da Paulinas-COMEP realizam reunião online para ações de fortalecimento da música no ambiente digital

No dia 29 de junho, os artistas da gravadora se reuniram pela primeira vez de forma virtual. Os temas giraram em torno do trabalho de evangelização nas redes sociais e partilha de experiências.

Pelo Sangue de Jesus: o novo single de Marília Mello

Com uma letra e melodia fortes, a canção leva a uma experiência profunda com o Cristo, que derramou Seu sangue para a salvação do mundo.

Por que rezar ao preciosíssimo Sangue de Jesus?

Com base na carta apostólica Inde a Primis do Papa João XXIII, vejamos os motivos e benefícios incalculáveis para cada fiel e para toda a Igreja ao nutrir essa veneração.

Seleção de músicas para o Arraiá #FiqueemCasa

Para o Arraiá 2020, a adaptação! Da parte das famílias, a animação! Mesmo em casa, é possível usar a criatividade e fazer a festa com enfeites, brincadeiras, comidas e muita música animada.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados