PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Seja assistindo às celebrações ou rezando em casa, músicas para viver a Semana Santa

Data de publicação: 06/04/2020





Uma Semana Santa que será inesquecível. Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, fiéis de todo o mundo, seguindo as normas de segurança, acompanharão as celebrações do Tríduo Pascal de suas casas através dos meios de comunicação.

Padres e bispos de diferentes países têm usado, com toda a criatividade, a internet e redes sociais a fim de realizar transmissões de Missas, terços e demais momentos de oração. E com a Semana Santa não será diferente.

Em muitos países, infelizmente, não será possível reunir os fiéis na assembleia. A situação atual exigiu do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos a elaboração de um decreto, publicado no dia 25 de março, com indicações gerais a serem seguidas na organização de celebrações desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa.

Algumas expressões de piedade popular e procissões que, comumente, enriquecem os dias da Semana Santa e do Tríduo Pascal, como a procissão do Senhor Morto e a do Encontro, a critério do Bispo diocesano, poderão ser transferidas para outros datas convenientes. Por exemplo, para os dias 14 e 15 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz e memória de Nossa Senhora das Dores.

Confira as indicações do Dicastério para cada dia do Tríduo Pascal deste ano e álbuns com canções correspondentes, que poderão ser adotadas pelos bispos e padres nas celebrações, ou contribuir para que, de suas casas, as famílias se unam em oração:

Quinta-Feira Santa

“(...) Os sacerdotes da paróquia podem concelebrar a Missa na Ceia do Senhor; concede-se a título excecional a todos os sacerdotes a faculdade de celebrar neste dia, em lugar adequado, a Missa sem o povo. O lava-pés, já facultativo, omite-se. No término da Missa na Ceia do Senhor omite-se a procissão e o Santíssimo Sacramento seja conservado no Sacrário. Os sacerdotes que não tenham a possibilidade de celebrar a Missa, em vez dela, rezarão as Vésperas.”




Sexta-Feira Santa

“Nas igrejas catedrais e paroquiais, na medida da real possibilidade estabelecida por quem de direito, o Bispo/o pároco celebra a Paixão do Senhor. Na oração universal, o Bispo Diocesano terá o cuidado de estabelecer uma intenção especial pelos doentes, pelos defuntos e por aqueles que sofreram alguma perda”.





Domingo de Páscoa

“A Vigília Pascal celebra-se apenas nas igrejas catedrais e paroquiais, na medida da real possibilidade estabelecida por quem de direito. Para o ‘Início da vigília ou Lucernário’, omite-se o acender do fogo, acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o precônio pascal (Exsultet). Segue-se a ‘Liturgia da Palavra’. Para a ‘Liturgia batismal’, apenas se renovam as promessas batismais. Segue-se a ‘Liturgia eucarística’. Aqueles que não podem de modo nenhum unir-se à Vigília Pascal celebrada na igreja, rezam o Ofício de Leituras indicado para o Domingo de Páscoa”.



O Coral Palestrina apresenta também um álbum completo com cantos para cada dia da Semana Santa. Portanto, o convite é usufruir de todo esse conteúdo! Não deixe de ler a liturgia diária e as músicas podem te ajudar a viver bem a Semana Maior. Estamos isolados fisicamente, mas permanecemos unidos na fé e comunhão em Deus. Somos o Corpo de Cristo!


Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

No Mês das Vocações, músicas para celebrar o dom de cada vocação

Uma playlist foi organizada para a reflexão e oração por cada chamado específico na Igreja e também àquele à vida.

Adriana Melo e Pe. Zezinho, scj cantam juntos Eu gritei teu nome santo

Uma canção já conhecida do público e agora com novos arranjos pelas mãos do Maestro Luiz A. Karam.

Vamos participar da Missa? Frei Luiz Turra lança o convite e traz muitas dicas litúrgicas

nspirada no livro de mesmo nome, a nova série terá episódios apresentados pelo próprio autor com dicas e orientações litúrgicas.

Jô D'Melo lança clipe da música “Acalma Tempestade”

No mês dedicado ao Sangue de Jesus, o cantor estreia o clipe na sequência do álbum “Acima de Tudo''. Uma oportunidade para exaltar o Sangue de Jesus, que cura, salva e liberta.

Jonny Mendes tem novidades: lançamento do clipe da canção “Perdoar”

O clipe em preto e branco, numa estética retrô, deixa a mensagem de eternizar essa verdade: o perdão revigora a vida, traz paz ao coração e é fonte de liberdade interior.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados