PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Orações pelos fiéis defuntos: indulgências plenárias serão estendidas para todo o mês de novembro

Data de publicação: 30/10/2020



O mês de novembro se inicia e com ele duas celebrações importantes do calendário litúrgico: a Solenidade de Todos os Santos, no dia 1º, e a Comemoração dos Fiéis Defuntos no dia seguinte.

Na primeira, a Igreja peregrina venera a memória daqueles que levaram uma vida de santidade e já contemplam Deus face a face. Já  na segunda, muito conhecida como Dia de Finados, voltamos nossas orações pelas almas do purgatório e de todos os entes queridos que já partiram.

No ano de 2020 em especial, no contexto da pandemia provocada pela COVID-19, a Igreja estendeu para todo o mês de novembro a possibilidade de receber indulgências. De acordo com um Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre as Indulgências Plenárias, publicado no dia 23 de outubro, serão estes os direcionamentos para os 30 dias de orações pelos fiéis defuntos:

  1. Como forma de evitar aglomerações, a visita a cemitérios ou orações feitas aos defuntos, mesmo que mentalmente, poderão ser feitas durante todo o mês, não apenas de 1º a 8 de novembro, com possibilidade de lucrar indulgência;
  2. A indulgência plenária concedida, normalmente, em 2 de novembro quando se reza o Pai-Nosso e o Credo em um igreja ou oratório, o será também em qualquer dia do mês, escolhido por cada fiel;
  3. Idosos, doentes e pessoas com maiores impedimentos poderão se unir espiritualmente a toda a Igreja em orações piedosas pelos falecidos diante de uma imagem de Jesus ou da Virgem Maria, ou ainda meditar uma passagem do Evangelho do dia de finados ou realizar uma obra de misericórdia. Esses fiéis devem assim proceder com a intenção de cumprir o mais rápido possível as três condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre);
  4. O Decreto solicita ainda a caridade pastoral de sacerdotes para que se disponham em confissões e administrem a Sagrada Comunhão de modo especial aos enfermos;
  5. Ainda aos padres, pede-se que celebrem três vezes a Eucaristia (de acordo com a Constituição Apostólica “Incruentum Altaris“), tendo em vista que as almas do purgatório são ajudadas pelos sufrágios dos fiéis e especialmente pelo sacrifício da Santa Missa.
Veja aqui outras dicas simples e práticas de como bem vivenciar e conhecer melhor essas celebrações, além das condições para receber indulgências. Entre as sugestões, canções que alimentam a nossa esperança.

Na playlist “Vida agora e sempre”, músicas para celebrar a santidade como dom de Deus e alimentar a fé. Num contexto tão desafiador à humanidade inteira em 2020, deve brotar nos corações que a morte não é o fim porque a eternidade nos espera.



Por Gracielle Reis, com informações de Vatican News

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

“Um Pastor tinha cem ovelhas

A canção é inspirada na parábola da ovelha perdida e faz parte do projeto "A Bíblia: uma mensagem de amor”

No Mês da Bíblia, 4 passos para meditar a Palavra de Deus com o livro-agenda de Pe. Zezinho, scj

O “sacerdote catequista” conduz o povo de Deus ao aprofundamento de Sua Palavra com o recém lançado livro-agenda “No caminho do Reino com Pe. Zezinho, scj”.

Ricardo Sá estreia na Paulinas-COMEP com o single “Nossa Senhora das Graças”

O lançamento acontece no dia da Natividade de Nossa Senhora, além do clipe no canal da Paulinas-COMEP no YouTube.

Viva a Palavra de Deus! 50 anos do Mês da Bíblia e Ano Bíblico da Família Paulina

Setembro, tradicionalmente, é dedicado à Bíblia. Neste ano, são mais dois motivos para celebrar. Histórias que se entrelaçam, já que Irmãs Paulinas foram protagonistas nos primeiros passos para a instituição do “Mês da Bíblia”.

Paulinas lança livro-agenda em homenagem aos 80 anos de vida de Pe. Zezinho, scj

No Caminho do Reino com Pe. Zezinho, scj”, é um livro-agenda que apresenta conteúdos para encontros diários com Jesus.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados