PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Por que Santa Cecília é considerada Padroeira dos Músicos?

Data de publicação: 22/11/2021

Dia de Santa Cecília e Dia do Músico

Comecemos com os parabéns aos músicos! Este é seu dia! Dia 22 de novembro é o Dia do Músico devido ao dia da padroeira, Santa Cecília.

Interessante é, portanto, nos aprofundarmos na vida dessa santa e, assim, melhor compreendermos a missão do músico cristão:

  • Por que Santa Cecília é considerada padroeira dos músicos?
“Cecília” significa “sabedoria”. Uma virtude presente na vida da jovem mártir muito venerada desde a Idade Média. Tinha um amor incondicional por Jesus a ponto de entregar toda a sua vida a Ele e de ter sempre em seus lábios e coração os louvores a Deus. Daí o fato de ser padroeira dos músicos.

  • Ela se consagrou a Deus através da música?
Cecília foi uma formosa cristã da nobreza romana. Estava prometida em casamento a Valeriano, um jovem nobre pagão. No dia do matrimônio, a jovem cantava a Deus em seu coração e, depois, partilhou com o marido que havia consagrado sua virgindade a Cristo e que um anjo custodiava a sua decisão.

  • Qual foi a atitude do noivo?
O noivo respeitou-a, porém disse à noiva que apenas acreditaria se visse o anjo. Depois que ele aceitou acreditar em Deus, foi catequizado e batizado pelo Papa Urbano e, ao retornar para casa, avistou o anjo, que colocou uma grinalda de rosas e lírios na cabeça do casal.

  • O que aconteceu ao jovem casal?
Valeriano e seu irmão, que também se converteu, foram martirizados. Posteriormente, foi a vez de Cecília ser colocada à prova: forçada a fazer sacrifícios a deuses, escolheu a morte. Foi condenada a morrer por asfixia; contudo, ainda resistiu ao sofrimento até ser decapitada.

  • Vamos celebrar o dia com música!
Peçamos a intercessão de Santa Cecília e celebremos o Dia do Músico com a playlist Dia do Músico e de Santa Cecília.



  • Oração à Santa Cecília:
Ó Gloriosa Santa Cecília, apóstola de caridade, espelho de pureza e modelo de esposa cristã! Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs, para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da sua Igreja.

Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dilatai o nosso coração, para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna.

Gloriosa Padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna. Assim seja.
 
Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Tempo de Advento: um caminho de preparação ao Senhor, que pode ser acompanhado com a música

Aproxima-se o Natal e a preparação para a vinda de Cristo. Confira uma seleção especial de canções para cada domingo do Advento.

Frei Luiz Turra comemora 50 anos de sacerdócio

O franciscano capuchinho é um grande parceiro da Paulinas-COMEP, tendo gravado inúmeros álbuns com a gravadora desde 1972.

Importa que eu seja santo: a nova música de Ricardo Sá que convida à santidade

O lançamento acontece no dia 1º de dezembro, quando a Igreja já vive o Tempo do Advento. Momento propício de preparação ao Natal do Senhor

“José de Nazaré": o novo álbum com “conversas” entre José, Maria e Jesus

Na produção, músicas que mostram a vida de José e representam diálogos entre os membros da Sagrada Família, com o anjo e outros personagens bíblicos.

Paulinas Livraria Rio de Janeiro e Belo Horizonte promovem curso on-line de Canção na Liturgia e Catequese

A formação será ministrada por Ir. Verônica Firmino, fsp, escritora, compositora, cantora e produtora da gravadora Paulinas-COMEP.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados