PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Por que perdoar? Além de um gesto de amor, é inteligente e saudável

Data de publicação: 22/03/2022

O Evangelho desta terça-feira da terceira semana da Quaresma nos apresenta uma frase bem conhecida de Jesus:

Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou-Lhe: ‘Se meu irmão me ofender, quantas vezes deverei perdoar-lhe? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete’ (Mt 18,21-22)

Como número perfeito e com significado de plenitude, o sete nesta resposta, junto à multiplicação, indica perdoar sempre! Dar o perdão, ou poderíamos dizer, “libertar” o perdão é deixar fluir ao outro a mesma misericórdia que pedimos a Deus na oração do Pai Nosso: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
Além disso, é inteligente e saudável. Vejamos o porquê e, em seguida, uma sugestão de playlist para te ajudar a refletir, rezar e decidir-se a dar ou pedir o perdão:


Perdoar é ter com o outro a mesma medida que Deus tem para conosco: de amor, misericórdia e compreensão que o outro é muito mais do que aquele erro ou ofensa. Perdoar é reconhecer que eu também erro, cometo pecados e que não sou melhor do que ninguém.

Não é fácil, dói muitas vezes, mas assim como Cristo sofreu tantas dores na Cruz a fim de salvar a humanidade, dar o perdão é compartilhar desses sofrimentos de Jesus para que o outro se salve e eu também! Deste modo, é ir além e sair de si mesmo para perdoar é viver na comunhão de amor do Deus Uno e Trino. Um amor que se rebaixa para que se levante a unidade e fraternidade.

Como já dito, é ainda um ato saudável e inteligente:
  • O jornal americano Personal Relationships publicou um estudo, em 2011, que afirma que tanto a pessoa que dá como a que recebe o perdão têm melhoras na pressão arterial;
  • Uma outra pesquisa apresentada, em 2014, pelo Journal of Health Psychology aponta que desculpar o outro reduz o estresse e afeta positivamente a saúde mental;
  • Por fim, uma ação de considerável inteligência para os relacionamentos. Uma investigação divulgada pela American Psychological Association destaca que, após uma contrariedade ou traição, a indulgência pode recuperar e fortalecer vínculos. Ou seja, é resgatada a comunhão entre as partes como uma verdadeira renovação daquele relacionamento.
Portanto, é necessário praticar o perdão, analisar que há muito mais benefícios e que esta ação nos restabelece no amor de Deus. Trata-se de um ato da vontade, muito mais do que de sentimentos.

Sobretudo neste tempo quaresmal, quer uma ajuda para exercitar o perdão? Reflita e reze com o auxílio da playlist Perdoar 70x7.

Pensar sobre as vantagens, confessar-se, ir até a pessoa para dar ou pedir perdão são ótimos exercícios quaresmais rumo a uma conversão pessoal e ao verdadeiro sentido desta época do ano litúrgico: a Páscoa, a Ressurreição de Cristo, que faz novas todas as coisas!

Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Novo projeto de Marília Mello estreia com lançamento do single e clipe “Imperfeito”

A cantora e compositora começa 2023 com novidades e um novo projeto, o álbum “Quem Impedirá?”, que contemplará o lançamento de diversos singles ao longo do ano. O primeiro deles é “Imperfeito”.

“Dai-lhes vós mesmos de comer”: nova canção de Zé Vicente quer chamar atenção para tema da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade de 2023 tem como tema “Fraternidade e Fome”. Inspiração que motivou o compositor Zé Vicente e Pe. Zé Antônio a comporem a canção de mesmo nome do lema da CF.

Cantando os Evangelhos: novo álbum de Frei Luiz Turra para o novo ciclo do Tempo Comum A

Em 2023, o Tempo Comum seguirá as leituras do Ano A, quando o Evangelho de São Mateus é preferencialmente lido aos domingos.

Para o dia de Ação de Graças 2022, uma seleção de músicas de gratidão ao Senhor

Neste ano, o Thanksgiving Day será em 24/11. Um feriado nos Estados Unidos, mas independente da nação, a gratidão pode estar no coração de todos!

Assim é o Natal: uma canção de paz de Antonio Cardoso

O cantor oferece de presente a canção a fim de que “Cristo, a verdadeira luz” seja “a paz tão sonhada por nós”.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados