PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Santo Antônio é o casamenteiro que leva ao casamento com o céu

Data de publicação: 13/06/2019




Quem nunca pediu a intercessão de Santo Antônio por algum milagre, para encontrar objetos perdidos e até mesmo pedir um amor?
O santo tão estimado chama a atenção de cristãos de todos os tempos não apenas por ser “milagreiro”, mas devido às suas virtudes. Santo Antônio de Lisboa (local de seu nascimento) ou de Pádua (cidade onde morreu em 13 de junho de 1231) ensina, assim, a “casar” com o céu.
Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo - seu nome de batismo - nasceu a 15 de agosto de 1195, em uma família nobre. O lugar onde, segundo a tradição, nasceu e viveu foi resguardado e, até  hoje, recebe inúmeras visitas na Igreja de Santo António de Lisboa, no centro da capital portuguesa.

Igreja Santo Antônio - Lisboa
Igreja Santo Antônio - Lisboa (Foto: Gracielle Reis)

A vida de riqueza e conforto, entretanto, não lhe satisfazia. Desejava algo muito maior do que ele mesmo poderia compreender. Aos 15 anos, ingressou na ordem dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, onde recebeu uma profunda formação intelectual. Ali decidiu mudar seu nome para “Antônio”.
Outra grande mudança de sua vida aconteceu ao ingressar na Ordem dos Frades Menores, ou franciscanos. Como “frei Antônio”, levou uma vida intensa de oração, jejuns e penitências, apesar da frágil saúde, debilitada após adversos acontecimentos.
Sempre muito disponível aos irmãos e a qualquer tipo de serviço e com um temperamento recluso, não revelava os seus profundos conhecimentos em Teologia, doutrina da Igreja e o dom da oratória. Contudo, aos poucos, todo esse saber começa a ser desvelado. Talentos colocados em prática em pregações com o povo e ao lecionar aos seus confrades. Foi o primeiro professor de Teologia da ordem franciscana. Famosos sermões, ensinos catequéticos e uma vida de dedicação a Deus e ao outro, que fizeram com que São Francisco o chamasse de “meu bispo”.
Sua despedida desta terra se deu quando tinha apenas 36 anos. Pouca idade mas que foi suficiente para espalhar sua fama de santidade por todo o mundo.
Um santo tão querido do povo que não apenas intercede por milagres, mas deixou como marca e modelo suas virtudes, humildade, entrega total ao Senhor e seus sábios e contundentes ensinamentos a serem praticados por todas as gerações:
 
Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as veem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. (Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua. Fonte: Ofício das Leituras)
 
As obras do santo, porém, foram abundantes. Elas são exaltadas nas festas juninas, que comemoram os santos do mês, entre eles Santo Antônio; igrejas, casas e estabelecimentos decorados em louvor ao virtuoso patrono; jovens que pedem sua intercessão por um casamento; súplicas por graças e prodígios e para achar coisas perdidas; o tradicional “pão de Santo Antônio” a fim de que nada falte nas casas; anseio de conversões e um coração em plena comunhão com Deus. Celebrações e desejos do coração humano. Por tudo isso, ele é venerado e leva a quem o invoca a “casar-se”, sobretudo, com tudo o que é divino.

 
Rezando com Santo Antônio
 
“Rogai por nós, ó Antônio, lá no céu!
Onde reina a alegria, junto a Deus!”
Bênção de Santo Antônio (DR) - Andréia Zanardi
 
Esse é o clamor dos devotos ao Glorioso Santo Antônio pedindo a sua benção! Seja entoando o hino a esse santo universal ou rezando a sua oração, o imperativo é: “Se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio”. O Responso de Santo Antônio conduz a uma fé viva e confiante, a ponto de até o “mar embravecido” ceder à intercessão deste querido santo.
No álbum "O Santo Querido do Povo - Hinos e Canções em Louvor a Santo Antônio", muitos outros cantos entoados por fiéis em suas meditações pessoais ou durante a Trezena de Santo Antônio e no dia da festa nas paróquias e santuários dedicados a ele. Um deles é o Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, no Rio de Janeiro. Uma igreja localizada no coração da capital fluminense e com intensas e constantes atividades - Missas, atendimentos de confissões e demais celebrações.

Convento de Santo Antônio - Rio de Janeiro
Convento de Santo Antônio - Rio de Janeiro (Foto: Gracielle Reis)

O mosteiro foi o segundo lugar de presença franciscana no Brasil, depois de Salvador. Os primeiros frades menores chegaram ao Rio de Janeiro em 1592, mas apenas em 1608 foi lançada a pedra fundamental do convento e da igreja e, em 1615, a instalação dos religiosos. Devido ao crescimento do número de residentes, o convento precisou ser substituído pelo atual em 1748, porém finalizado em 1780.
E que tal aprender mais sobre a vida dele e viajar no tempo? No álbum "Santo Antônio - vida, música e oração", a sua trajetória contada e cantada. Um convite a mergulhar na história, imaginar-se naquela época ouvindo as pregações do notável franciscano e descobrir quais os ensinamentos dele para os tempos atuais.
 




Por Gracielle Reis, com informações do site do Convento de Santo Antônio (RJ)

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Para celebrar a Solenidade da Ascensão, canções do EP

O EP traz canções litúrgicas para a celebração da liturgia dessa data, além dos playbacks e partituras.

Artistas da Paulinas-COMEP na ExpoCatólica 2022

A feira acontecerá de 27 a 30/05 e os artistas da gravadora estarão no estande da Paulinas Editora.

Uma jovem da Galileia: nova música de Pe. Zezinho, scj, destaca o ser “catequista” de Maria

O single será lançado no encerramento do mês mariano e no dia dedicado à Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio.

“Eu me cuido”: nova música de Bellinha, a Ovelhinha, ensina crianças a se protegerem de abusos

A ovelhinha tão querida lança a canção neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Paulinas-COMEP tem indicação para Troféu Louvemos o Senhor com música sobre São José

O título da canção é “Sagrado coração de José” e os resultados serão conhecidos na noite de premiação, em 22 de junho.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados