PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Música de Zé Vicente marcará vida religiosa do Brasil no próximo triênio

Data de publicação: 14/06/2019

“Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). O conselho da Virgem Maria, na conhecida passagem bíblica das Bodas de Caná, continuar a ecoar no coração de homens e mulheres de todos os tempos. Em especial, na vida daqueles que decidem dedicar sua vida de forma integral a serviço do Evangelho. Religiosos e religiosas dos diferentes carismas suscitados pelo Espírito Santo no seio da Igreja. 




A fim de assinalar essa motivação, nada melhor do que as notas, a melodia, os arranjos da música! Nesta sexta-feira, 14 de junho, acontece o lançamento da música oficial da XXV Assembleia Geral Eletiva (AGE 2019) da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), composta por Zé Vicente. Em sintonia com o trecho do Evangelho de Caná e tema da assembleia, a obra é uma parceria entre Paulinas-COMEP e a conferência dos religiosos.

A composição de hinos próprios já se tornou uma tradição a cada triênio de realização das assembleias e as letras seguem o lema e tema de cada encontro. De acordo com a presidente da CRB, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, os cantos criados não se esgotam a cada realização de Assembleia Geral. Eles são levados para as reuniões, eventos e momentos de reflexão das congregações religiosas no Brasil e orienta o caminho por três anos até a nova composição.

“A música [deste ano] realmente congrega a missão de diferentes carismas. Cada assembleia surge de um trabalho de escuta e pesquisa sobre a vida religiosa e daí nasce o tema e o lema para cada reunião. Então, ela será cantada dentro da caminhada da vida consagrada”, ressalta a religiosa ao explicar como o canto já reuniu os religiosos no caminho de organização da assembleia de 2019 e enfatiza o tema e lema escolhidos: “Consagrados e consagradas em missão” e “Fazei tudo o que ele vos disser”, respectivamente.

Zé Vicente - Hino AGE 2019
Zé Vicente nos estúdios da Paulinas-COMEP juntamente com Karla Fioravante, Ir. Eliane Deprá, Andréia Zanardi, Ir. Verônica Firmino e Marcelo Mattos.

A composição

“O Zé Vicente mesmo conta que foram a vida consagrada, as religiosas que descobriram os dons e valores dele para a música, para compor, animar, desde lá no interior do Ceará. Os seus cantos são muito apreciados pela vida consagrada”, revela Ir. Maria Inês, ao contar como se deu a escolha de Zé Vicente para compor e a canção deste ano.

O cântico de 2019 tem a autoria e interpretação de Zé Vicente e conta com a participação de Karla Fioravante e Andréia Zanardi (Cantores de Deus) e Marcelo Mattos nos vocais. 
     
Com uma letra representativa do chamado de Deus e do apelo da Igreja, por meio da Virgem Maria, a música retrata a vida dos religiosos como sinal para o mundo. Uma missão de evangelizar e ter um olhar atento às realidades desafiadoras do contexto atual. “A vida consagrada, por si só, é um sinal para o mundo. Se já somos um sinal para o mundo, quando cantamos a nossa vida é uma expressão da nossa caminhada e do nosso esforço de sermos sinal e testemunha no mundo”, resume a presidente da CRB. E como manter viva essa missão? Ir. Maria Inês aponta três propostas de fidelidade: ao seguimento de Jesus, ao testemunho profético e ao carisma próprio. 
    
Uma outra expressão artística é a logo da AGE 2019. Idealizada por Pe. Reinaldo Leitão, rcj, os traços demonstram o “vinho novo” dado à humanidade pelas mãos de Nossa Senhora. Uma vida nova em todas as estruturas de cada homem, de cada mulher e também sociais, a fim de que juntos sigam nos passos do Mestre Jesus e anunciem a Sua salvação a todas as gentes.     

O hino Pra fazer o que Jesus nos disser já está disponível no YouTube (também na versão em playback). Um convite para que, cantando e rezando, os fiéis se unam à missão dos consagrados e intercedam pela assembleia dos religiosos, que acontecerá de 10 a 14 de julho, em Brasília (DF). Entre os diversos assuntos a serem discutidos, o encontro deste ano terá também o caráter eletivo, quando os religiosos escolherão a nova composição da presidência da CRB. Baixe aqui a partitura do hino.


Ficha Técnica
Letra e música: Zé Vicente
Arranjos: Luiz A. Karam
Coro: Andréia Zanardi, Karla Fioravante e Marcelo Mattos
Editora musical: Paulinas-COMEP
Gravado e masterizado nos estúdios Paulinas-COMEP


Por Gracielle Reis 


Contato para imprensa
Luciana Sales
Tel.: (11) 5081-9333 / Ramal: 2544
imprensa@paulinas.com.br

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Publicações ver mais

Veja Também

Orações pelos fiéis defuntos: indulgências plenárias serão estendidas para todo o mês de novembro

A Igreja decretou novas condições para as indulgências a fim de evitar aglomerações. Confira quais são e músicas para alimentar a esperança.

No Dia Nacional do Livro, um destaque ao audiolivro e à evolução tecnológica no consumo de conteúdos

O audiolivro ou audiobook não é tão recente, porém tem ganhado mais espaço pelo desenvolvimento das plataformas digitais e sua facilidade em diversas situações.

Jô D’Melo estreia na gravadora Paulinas-COMEP como cantor solo

A música de lançamento do trabalho solo é “Acima de tudo”. Uma profissão de fé ao Deus do impossível e que está acima de tudo.

Bellinha, a Ovelhinha tem um importante recado com novo single: “Lave as mãos”!

Com uma melodia bem agradável e letra fácil de decorar, a música traz o tema para alertar crianças e adultos sobre esse fundamental gesto à saúde de todos.

Círio de Nazaré e Nossa Senhora Aparecida: as duas maiores festas marianas do Brasil sofrerão adaptações nos festejos de 2020

O contexto da pandemia forçou a adaptação de diversas atividades e eventos. Contudo os fiéis poderão vivenciar tais festas em família, na segurança e intimidade de seus lares.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados