PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Nossa Senhora Desatadora dos Nós: uma das devoções preferidas do Papa Francisco

Data de publicação: 06/08/2019

Novena Nossa Senhora Desatadora dos Nós


Em diversos momentos, Papa Francisco já revelou sua devoção à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, cuja festa é celebrada em 15 de agosto. No período em que esteve na Alemanha, na década de 80, conheceu a invocação mariana e, depois, a disseminou na Argentina.
Uma devoção que fala aos simples e humildes de coração e que reconhecem o auxílio da Mãe de Deus. Ela é a intercessora daqueles que necessitam de que muitos “nós” de suas vidas sejam desfeitos: solidão, desespero, separações, egoísmo, indiferença, incredulidade e diversas outras situações dolorosas.
Neste dia 06 de agosto, tem início a novena à Nossa Senhora Desatadora dos Nós e a Paulinas-COMEP não vai te deixar esquecer as orações: pelo YouTube e redes sociais, acompanhe as orações próprias de cada dia da novena.
No Spotify e Deezer, está disponibilizada a novena completa com a locução de Cidinha Fernandes. E para quem desejar adquirir o CD físico na Paulinas Livraria, uma exclusividade: um áudio com uma mensagem na voz do Papa Francisco. No álbum, você também encontra as orações, ladainha e duas músicas dedicadas à Virgem Maria:
“Maria, mãe da vida”, de Ir. Verônica Firmino, fsp, e interpretada por Adriana Arydes;
“Rainha da Família”, de Francesco Buttazzo (adaptação de Ir. Rogéria Botasso, fsp), interpretada por Grupo Chamas e Andréia Zanardi.


 
História de Nossa Senhora Desatadora dos Nós
A imagem desta denominação de Nossa Senhora é venerada desde 1706 em Augsburgo, na Alemanha, e seu nome original é “Nossa Senhora do Knotenlöserin”. O ícone foi pintado pelo artista Johann Melchior Georg Schmidttner. Uma pintura de estilo barroco com a Imaculada Conceição recebendo de um anjo uma faixa com nós, que representa o pecado original com todas as suas consequências, sejam menores ou maiores.
O artista teve como inspiração as palavras de Santo Irineu: “Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou” (Adversus Haereses III,22,4). Deste modo, o título “Desatadora dos Nós” ou “knotenlöserin” deriva de “Knot”, que significa “nó”; e de “Löser” ou “Löserin”, que quer dizer “desfazer”, “desatar”, “desarmar” ou “apagar”.
Não apenas palavras que compõem o título mariano, mas uma motivação que alimenta a fé e uma alegre esperança e traz a confiança na intercessão da Mãe de Jesus. Conforme explicou Papa Francisco, durante a oração para Jornada Mariana por ocasião do Ano da Fé: “A fé sempre nos traz alegria, e Ela é a Mãe da alegria: que Ela nos ensine a caminhar por esta estrada da alegria e viver esta alegria” (Praça de São Pedro, 12 de outubro de 2013).
 
Por Gracielle Reis, com informações de ACI Digital

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

“Maria de Nazaré” no Encontro Internacional de Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré

A conhecida música de Padre Zezinho, scj, na Missa do último dia do evento em prol da candidatura do culto à Nossa Senhora de Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Confira canções e direcionamentos do Papa Francisco para o Domingo da Palavra

O Santo Padre instituiu o Domingo da Palavra, a ser celebrado sempre no III Domingo do Tempo Comum. Neste ano, no dia 26 de janeiro. Veja os direcionamentos do Santo Padre para este dia e músicas para diversos momentos de celebração.

Festa da Conversão de São Paulo e um convite à mudança de vida

Na festa da conversão do apóstolo, 25/01, sua vida é recordada como grande sinal para os tempos atuais. Um grande legado foram as cartas dirigidas a cristãos de diversas regiões. Versos colocados em canções em belas produções da Paulinas-COMEP.

“Basta-me a tua graça”: o novo álbum com textos em canção do apóstolo Paulo

Em forma de canção, os escritos de São Paulo expressos em 14 refrãos orantes. Com textos simples, curtos, fáceis de memorizar e melodias orantes e intuitivas, o álbum ajuda a rezar em qualquer lugar e situação e é voltado ainda a momentos vocacionais.

Igreja celebra 800 anos dos mártires de marrocos e vocação franciscana de Santo Antônio

A Igreja e família franciscana estão em festa. Em Coimbra, na Igreja de Santa Cruz, aconteceu no último domingo, 12, a abertura do ano jubilar pelos 800 anos dos mártires de Marrocos e vocação franciscana de Santo Antônio.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados