PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Vamos rezar com os arcanjos e pedir as graças necessárias

Data de publicação: 27/09/2019

No dia 29 de setembro, a Igreja em todo o mundo celebra a Solenidade dos Santos Arcanjos, São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Nas escrituras, os mensageiros celestes tiveram papéis de grande relevância: da entrega da Torá no Sinai até eventos narrados no Evangelho e no livro do Apocalipse.
Para esta celebração, vale a pena conhecer quem são os arcanjos, o significado de seus nomes e rezar o terço de cada um deles.  No álbum,   “O Rosário dos Arcanjos” , padre Agnaldo José nos ensina a invocar a São Miguel e pedir proteção contra as forças do mal e tentações; com São Gabriel, uma súplica à força de Deus; e com São Rafael, rezar por cura e libertação.

São Miguel (= “Quem como Deus”)
Considerado príncipe da milícia celeste, Miguel é aquele que declara guerra ao “grande dragão, à velha serpente” que perturba a vida, seduz toda a terra habitada assim como seduziu Eva com argumentos convincentes e, depois, quando o homem cai, ele o acusa diante de Deus. Foi o que apontou o Papa Francisco na homilia da festa dos arcanjos em 2017.

Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu. (Apocalipse 12,7-8) 

Terço a São Miguel Arcanjo - Pe. Agnaldo José


São Rafael (= “Deus curou”)
Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobias, em belas páginas que contam como restituiu a vista do piedoso Tobit e acompanhou o filho Tobias em todo o seu caminho até encontrar e casar-se com Sara.
Como ainda explicou o Santo Padre, Rafael “caminha conosco”; é nosso companheiro de estrada e nos guia a não dar passos errados. “Rafael, segure a nossa mão e nos ajude no caminho para não errarmos a estrada, para não permanecermos parados. Sempre caminhando, mas ajudados por você”, rezou Francisco.

Terço a São Rafael Arcanjo - Pe. Agnaldo José


São Gabriel (= “Força de Deus”)
Este é o arcanjo da Anunciação. É recordado de forma especial em Nazaré, na Basílica da Anunciação, pois ali anunciou à Maria que seria a Mãe do Salvador. O local seria a casa onde a jovem Maria vivia com seus pais.



Gruta da Anunciação em Nazaré, Terra Santa. Foto: Gracielle Reis


A partir deste diálogo, se constituiria a oração do Angelus. Uma das orações mais conhecidas da Igreja e rezada cotidianamente as seis da manhã, meio dia e seis da tarde por fiéis de todo o mundo.
Gabriel foi mencionado nas profecias de Daniel, anunciou ainda o nascimento de João Batista e é conhecido como portador das mensagens divinas.

Terço a São Gabriel Arcanjo - Pe. Agnaldo José

Para aprofundar sobre os anjos

Padre Agnaldo José tem se revelado um profundo conhecedor e amigo dos anjos. No álbum, “Levanta-te, sou teu anjo”, músicas para alimentar a amizade com os anjos e buscar a sua proteção. E ainda com a canção “Rainha dos Anjos”, podemos venerar aquela que é rainha de todos os seres no céu e na terra.
O sacerdote também é autor do livro “Amigo Invisível”. Na obra, padre Agnaldo traz relatos bíblicos da presença dos anjos na vida de homens e mulheres de diferentes gerações do povo de Deus e também nas páginas do Evangelho. Além de apresentar a sua experiência pessoal com esses “amigos invisíveis”, o religioso destaca ainda como podemos crescer em nossa espiritualidade com a ajuda dos anjos.


Por Gracielle Reis