PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Será que posso dar um nome ao meu anjo da guarda? Vejamos 5 passos para melhor nos relacionarmos com ele

Data de publicação: 01/10/2019

Em muitas passagens das Escrituras, os anjos estão presentes e são invocados como protetores. Sua importância e compreensão sobre seu papel são festejadas na Liturgia, neste 2 de outubro, como memória obrigatória aos Santos Anjos da Guarda.
A devoção aos anjos está presente também em religiões como o judaísmo e islamismo, e no cristianismo, são invocados desde os tempos de Jesus, como indicado em trechos do Evangelho:
Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: “Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,9-11)
Uma tradição que continuou existente com o passar dos séculos, até ser universalizada em 1608 pelo Papa Paulo V e data celebrativa o dia 2 de outubro.

E quem são os anjos?
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), os anjos são criaturas puramente espirituais, pessoais e imortais, e dotadas de inteligência e vontade. “Com todo o seu ser, os anjos são servos e mensageiros de Deus. Pelo fato de contemplarem ‘continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus’ (Mt 18, 10), eles são ‘os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua palavra’ (Sl 103, 20)” (CIC nº 329).
Sabendo quem são eles, como podemos melhor conviver com os anjos e também usufruir da proteção de nosso anjo da guarda? E voltaremos também à pergunta inicial: será que posso dar um nome ao meu anjo da guarda?

5 passos para me relacionar com o meu anjo da guarda
A seguir, confira dicas simples e músicas para estreitar o relacionamento com o anjo da guarda na sua realidade cotidiana. Rendamos ainda nossa homenagem a esses seres, neste dia dos Santos Anjos da Guarda.

1- Um amigo invisível
Mas totalmente presente. Podemos tratá-lo como um íntimo amigo e contar-lhe os nossos segredos. O anjo é o mensageiro que anuncia esta verdade: Deus é o Senhor do impossível e milagres acontecem! Reafirme isto com a canção de padre Agnaldo José, Meu amigo invisível”:

Aqui o álbum completo, “Levanta-te, sou teu anjo” :

Gostaria de aprofundar? O sacerdote também é autor do livro “Amigo Invisível”

2 - Ter gratidão e confiança nos anjos
“A teu respeito ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos” (Sl 90,11). Este já seria um grande motivo para, no dia a dia, prestarmos “reverência pela presença, gratidão pela benevolência, confiança pela proteção” (dos Sermões de São Bernardo).
Na presença dos anjos - Volume 1

3 - Podemos saudá-los e invocá-los a todo momento
O anjo da guarda nos acompanha em todas as nossas atividades. Podemos conversar com ele constantemente, inclusive pedindo que o nosso anjo converse com o anjo da guarda daquelas pessoas com quem precisamos resolver algo ou tratar de algum assunto difícil.

Na presença dos anjos - Volume 2

4 - Ele nos ajuda a superar as tentações

Como protetor fiel, o anjo da guarda tem o papel de nos conduzir às coisas celestes. Se somos atentos ao seu cuidado e instruções, seremos mais fiéis a Cristo, buscaremos uma vida reta, renunciaremos ao pecado, cultivaremos as práticas de oração e de piedade e nos abriremos mais ao amor a Deus e aos irmãos.

Na presença dos anjos - Volume 3


 5 - Agora a grande questão: podemos dar um nome ao anjo?
O Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, explica: “é de se rechaçar o costume de dar aos anjos nomes particulares, com exceção de Miguel, Gabriel e Rafael, cujos nomes foram revelados nas Escrituras”. Ou seja, podemos tê-los sempre em nosso dia a dia, mas não convém atribuir um nome.

Na presença dos anjos - Volume 4

E para rezar com as crianças a “Oração ao Anjo da Guarda”  e cantar ao seu Anjo da guarda “Meu anjo protetor”

 
Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Galeria de Vídeos ver mais

Veja Também

Para celebrar a Solenidade da Ascensão, canções do EP

O EP traz canções litúrgicas para a celebração da liturgia dessa data, além dos playbacks e partituras.

Artistas da Paulinas-COMEP na ExpoCatólica 2022

A feira acontecerá de 27 a 30/05 e os artistas da gravadora estarão no estande da Paulinas Editora.

Uma jovem da Galileia: nova música de Pe. Zezinho, scj, destaca o ser “catequista” de Maria

O single será lançado no encerramento do mês mariano e no dia dedicado à Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio.

“Eu me cuido”: nova música de Bellinha, a Ovelhinha, ensina crianças a se protegerem de abusos

A ovelhinha tão querida lança a canção neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Paulinas-COMEP tem indicação para Troféu Louvemos o Senhor com música sobre São José

O título da canção é “Sagrado coração de José” e os resultados serão conhecidos na noite de premiação, em 22 de junho.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados