PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Pílulas de Frei Galvão: quando o remédio vem do céu

Data de publicação: 25/10/2019

Frei Antônio de Sant'ana Galvão: o primeiro santo brasileiro conhecido pelas “pílulas milagrosas”. Nasceu no dia 10 de maio de 1739 na Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, atual cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Cresceu em uma família influente, numerosa e muito religiosa. Aos 21 anos, ingressou na ordem franciscana da reforma de São Pedro de Alcântara, em Macacu (RJ), onde foi ordenado sacerdote em 11 de julho de 1762.

Frei Galvão
Imagem de Frei Galvão - Guaratinguetá/SP (Foto: Ana Paula Santos)

Quando morreu em 23 de dezembro de 1822, já possuía uma grande fama de santidade. Em vida, era conhecido pelo dom de curar doentes. Em uma época de poucos recursos médicos, o religioso realizava constantes viagens a fim de atender aos necessitados e pregar a Palavra.
Tantos eram os pedidos de socorro e em lugares diferentes que, não raramente, utilizava-se da bilocação. Em uma dessas situações, entre 1785 e 1788, durante uma peregrinação, encontrou um jovem em risco de morte com fortes dores renais e uma gestante com complicações no parto. Foi então que teve uma inspiração: pegou um pequeno pedaço de papel e nele escreveu uma oração em latim. Traduzida seria:
“Depois do parto, Ó Virgem, permaneceste intacta. Mãe de Deus, intercede por nós!”

Em seguida, cortou em três pedaços e pedia que fossem tomados pelos doentes. O rapaz e gestante foram curados imediatamente. A partir desse acontecimento, surgiram as milagrosas “pílulas de Frei Galvão” e a notícia se espalhou amplamente. Frei Galvão precisou do auxílio de religiosas para confeccionar as pílulas em maior escala e distribuí-las ao povo. Uma tradição presente até os dias atuais, com a produção das pílulas realizada no Mosteiro da Luz, em São Paulo.
Os 1,90m de altura de Frei Galvão chamava a atenção de todos. Um altura física que mais ainda era um sinal de quem possuía uma grandeza de alma e espírito e, verdadeiramente, “buscava as coisas do alto”.

Confira o álbum completo:




Frei Galvão - Santuário e Relíquia
Relíquia e Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão - Guaratinguetá/SP (Fotos: Ana Paula Santos)


Como receber as pílulas de Frei Galvão

O Mosteiro da Luz, por meio das Irmãs Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição, seguindo as orientações de Frei Galvão, confeccionam as pílulas e distribuem gratuitamente para as pessoas que têm confiança na intercessão do santo.
A distribuição é feita diariamente, no próprio mosteiro, de segunda a sexta (de 8h30 as 11h e de 14h30 as 16h45) e aos sábados e domingos (após as Missas, de 8h as 16h). Além disso, é possível solicitar o envio pelos Correios de acordo com as seguintes orientações:
Enviar ao endereço abaixo, junto ao pedido de pílulas, um envelope previamente preenchido com nome, endereço completo e CEP do destinatário em letra legível, e inserir um selo de 1 porte nacional comercial; ou 1 porte nacional não comercial (2 selos); ou ainda um vale postal.
Mosteiro da Luz
Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo (SP) - CEP: 01102-000.

Por Gracielle Reis, com informações do Mosteiro da Luz e álbum “Frei Galvão: o primeiro santo brasileiro (Vida, Música, Oração)

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Para celebrar a Solenidade da Ascensão, canções do EP

O EP traz canções litúrgicas para a celebração da liturgia dessa data, além dos playbacks e partituras.

Artistas da Paulinas-COMEP na ExpoCatólica 2022

A feira acontecerá de 27 a 30/05 e os artistas da gravadora estarão no estande da Paulinas Editora.

Uma jovem da Galileia: nova música de Pe. Zezinho, scj, destaca o ser “catequista” de Maria

O single será lançado no encerramento do mês mariano e no dia dedicado à Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio.

“Eu me cuido”: nova música de Bellinha, a Ovelhinha, ensina crianças a se protegerem de abusos

A ovelhinha tão querida lança a canção neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Paulinas-COMEP tem indicação para Troféu Louvemos o Senhor com música sobre São José

O título da canção é “Sagrado coração de José” e os resultados serão conhecidos na noite de premiação, em 22 de junho.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados