PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Como está a sua preparação para o Natal? Músicas para o Advento e reflexões para a montagem do presépio de Natal

Data de publicação: 04/12/2019

Advento - Presépio

O ano de 2019 passou voando e já estamos às portas do Natal. Começam as organizações para a ceia de natal em família, compra de presentes, confraternizações de final de ano, realização do tradicional “amigo secreto” e monta-se o presépio e a árvore de Natal. Uma época em que as pessoas parecem ficar mais apressadas, correm às lojas, supermercados e tudo aparenta estar mais agitado.
Mas será este o verdadeiro preparativo para o Natal?
A Igreja, nesta época do ano, nos apresenta um tempo propício de preparação, o Advento. A liturgia, neste período, nos mergulha nas narrativas da encarnação, além do anúncio do anjo à Maria e a José, figura de João Batista como precursor de Jesus, visita de Maria a sua prima Isabel e tanto outros textos, como do profeta Isaías e trechos bíblicos que nos remetem ainda à segunda vinda de Cristo.
Em especial, para o Natal de 2019, o Papa Francisco apresentou, no 1º Domingo do Advento, em 1º de dezembro, a bela e terna Carta Apostólica Admirabile Signum sobre o significado e o valor do presépio. A partir das palavras do Santo Padre, podemos entrar na cena da manjedoura e assumirmos também um papel diante do Menino Jesus.
No texto, Francisco ressalta o presépio como um importante sinal de transmissão da fé entre as gerações pois, em cada detalhe e personagem que vai sendo colocado, destacam-se não apenas as narrativas bíblicas, mas a intervenção amorosa de Deus na história humana. Com a encarnação, o Senhor entra na humanidade, torna-se íntimo e, ao mesmo, grande, pois Dele vem a salvação e a remissão de todo pecado.
Mergulhando nas palavras do papa, podemos viver bem este tempo de preparação do Natal. Vejamos cada elemento da cena do presépio, seu significado, juntamente a músicas do álbum “Advento: tempo de esperança”, que ajudarão na montagem e na preparação do coração. À medida que as semanas do Advento transcorrem, construímos também o presépio do nosso coração.

1- O céu estrelado na escuridão e no silêncio da noite
“Pensemos nas vezes sem conta que a noite envolve a nossa vida. Pois bem, mesmo em tais momentos, Deus não nos deixa sozinhos (...). Foi para dar uma resposta a estas questões que Deus Se fez homem. A sua proximidade traz luz onde há escuridão, e ilumina a quantos atravessam as trevas do sofrimento.”

Sentinela, vai-se a noite



2- Montanhas, os riachos, as ovelhas e os pastores
“Toda a criação participa na festa da vinda do Messias. Os anjos e a estrela-cometa são o sinal de que também nós somos chamados a pôr-nos a caminho para ir até à gruta adorar o Senhor. (...) No Presépio, os pobres e os simples lembram-nos que Deus Se faz homem para aqueles que mais sentem a necessidade do seu amor e pedem a sua proximidade.”

Salmo 85(84) das alturas orvalhem os céus


3- Algumas figuras simbólicas
“Nos nossos presépios, costumamos colocar muitas figuras simbólicas. Em primeiro lugar, as de mendigos e pessoas pobres que não conhecem outra abundância a não ser a do coração. (...) No presépio, os pobres e os simples lembram-nos que Deus Se faz homem para aqueles que mais sentem a necessidade do seu amor e pedem a sua proximidade. (...) Muitas vezes, as crianças (mas os adultos também!) gostam de acrescentar, no Presépio, outras figuras que parecem não ter qualquer relação com as narrações do Evangelho. Contudo esta imaginação pretende expressar que, neste mundo novo inaugurado por Jesus, há espaço para tudo o que é humano e para toda a criatura.”

Muito suspira por ti



4- As imagens de José e Maria
“Vemos a Mãe de Deus que não guarda o seu Filho só para Si mesma, mas pede a todos que obedeçam à palavra d’Ele e a ponham em prática. (...) José trazia no coração o grande mistério que envolvia Maria, sua esposa, e Jesus; homem justo que era, sempre se entregou à vontade de Deus e pô-la em prática.”

Hino à Virgem fiel


Não tenha medo, José


5- O Menino Jesus
“O coração do Presépio começa a palpitar, quando colocamos lá, no Natal, a figura do Menino Jesus. (...) Naquela fraqueza e fragilidade, esconde o seu poder que tudo cria e transforma. Parece impossível, mas é assim: em Jesus, Deus foi criança e, nesta condição, quis revelar a grandeza do seu amor, que se manifesta num sorriso e em suas mãos estendidas para quem quer que seja.”

Quando chegar o Natal



Escute a playlist com canções para o Advento:




Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Para celebrar a Solenidade da Ascensão, canções do EP

O EP traz canções litúrgicas para a celebração da liturgia dessa data, além dos playbacks e partituras.

Artistas da Paulinas-COMEP na ExpoCatólica 2022

A feira acontecerá de 27 a 30/05 e os artistas da gravadora estarão no estande da Paulinas Editora.

Uma jovem da Galileia: nova música de Pe. Zezinho, scj, destaca o ser “catequista” de Maria

O single será lançado no encerramento do mês mariano e no dia dedicado à Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio.

“Eu me cuido”: nova música de Bellinha, a Ovelhinha, ensina crianças a se protegerem de abusos

A ovelhinha tão querida lança a canção neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Paulinas-COMEP tem indicação para Troféu Louvemos o Senhor com música sobre São José

O título da canção é “Sagrado coração de José” e os resultados serão conhecidos na noite de premiação, em 22 de junho.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados