PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Imaculada Conceição: uma solenidade no coração do Advento

Data de publicação: 06/12/2019

O Tempo do Advento traz, em seu seio, a solenidade da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro. Dois momentos da liturgia da Igreja que apontam a Virgem Maria como modelo de fé, confiança e obediência à vontade do Pai.
Pode-se dizer que o Advento também é um tempo mariano, tendo em vista que, com a espera do Salvador, a Virgem trouxe em si a expectativa e a esperança da humanidade e da nova criação. Se as leituras nos lembram a vinda histórica do Menino Deus, elas também nos preparam para a segunda vinda de Cristo, quando trará a libertação e salvação definitivas. Deste modo, no ventre da concebida sem pecado original, a Nova Eva, os filhos de Deus também são gerados para uma nova vida.
A Imaculada Conceição é um dogma de fé instituído pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854 através da Carta Apostólica “Deus Ineffabilis”: “A Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua concepção, foi preservada, por graça especial e privilégio de Deus onipotente, antecipando os méritos de Jesus Cristo, Salvador da raça humana, livre de qualquer mancha do pecado original”.
Palavras que enchem a vida de todo cristão de esperança! Nascemos com a marca do pecado original. Contudo, pelo méritos de Jesus, Nossa Senhora nos leva até seu Filho para que sejamos regenerados do pecado.
Em princípio, os Domingos do Advento têm primazia em relação a solenidades. No entanto, “No Brasil, por determinação da CNBB e autorização da Santa Sé, esta solenidade é sempre celebrada no dia 8 de dezembro, mesmo que este dia seja Domingo do Tempo do Advento” (Missal Romano, página 715). Desta forma, neste 2º Domingo do Advento de 2019, a liturgia celebrará a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.
Mais uma oportunidade de louvar a Virgem Maria! Nossa Senhora da Imaculada Conceição é padroeira de inúmeras paróquias, cidades e de países, como Portugal. Certamente, o próximo domingo será de muita festa em diversos lugares!
- Cantos como Imaculada, Maria do Povo, Mãe Fiel e Magnificat não faltarão nas Missas, novenário e homenagens à Bem-aventurada Virgem Maria;
- Uma outra sugestão é rezar e cantar com o Ofício de Nossa Senhora;
Canções que fazem parte do álbum Nossa Senhora da Conceição, derrama sua graça sobre nós.



Lançamento na semana da Imaculada Conceição

A Paulinas-COMEP e Padre Agnaldo José, para homenagear a Virgem Maria, trazem o lançamento do single “Doce Coração”. A cantora Fátima Souza participou da gravação e juntos contemplam, por meio do canto, a mais bela de todas as mulheres. A que nos ensina a entoar um louvor pelos feitos de Deus em nossas vidas.
Um belo louvor à mais bela de todas as mulheres! Aquela com os olhos mais lindos, mãos mais suaves e coração mais puro e doce que amou Jesus.
A música está disponível nas plataformas digitais e o clipe no canal da Paulinas-COMEP no YouTube.

Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

“Maria de Nazaré” no Encontro Internacional de Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré

A conhecida música de Padre Zezinho, scj, na Missa do último dia do evento em prol da candidatura do culto à Nossa Senhora de Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Confira canções e direcionamentos do Papa Francisco para o Domingo da Palavra

O Santo Padre instituiu o Domingo da Palavra, a ser celebrado sempre no III Domingo do Tempo Comum. Neste ano, no dia 26 de janeiro. Veja os direcionamentos do Santo Padre para este dia e músicas para diversos momentos de celebração.

Festa da Conversão de São Paulo e um convite à mudança de vida

Na festa da conversão do apóstolo, 25/01, sua vida é recordada como grande sinal para os tempos atuais. Um grande legado foram as cartas dirigidas a cristãos de diversas regiões. Versos colocados em canções em belas produções da Paulinas-COMEP.

“Basta-me a tua graça”: o novo álbum com textos em canção do apóstolo Paulo

Em forma de canção, os escritos de São Paulo expressos em 14 refrãos orantes. Com textos simples, curtos, fáceis de memorizar e melodias orantes e intuitivas, o álbum ajuda a rezar em qualquer lugar e situação e é voltado ainda a momentos vocacionais.

Igreja celebra 800 anos dos mártires de marrocos e vocação franciscana de Santo Antônio

A Igreja e família franciscana estão em festa. Em Coimbra, na Igreja de Santa Cruz, aconteceu no último domingo, 12, a abertura do ano jubilar pelos 800 anos dos mártires de Marrocos e vocação franciscana de Santo Antônio.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados