PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

A Festa do Batismo do Senhor e a importância de lembrarmos a data do nosso batizado

Data de publicação: 10/01/2020

Estamos no início do ano de 2020, época que marca também uma nova fase do calendário litúrgico: encerramento do Tempo do Natal e início do Tempo Comum com a Festa do Batismo de Jesus, no próximo domingo, 12.
O Evangelho desta celebração descreve a cena em que Cristo recebeu o batismo pelas mãos de João Batista, nas águas do Rio Jordão:

Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado.” (Mt 3,13-17)

Neste episódio, vemos que o próprio Ungido do Pai foi batizado “para proclamar com a sua humildade o que para nós era uma necessidade”, conforme declarou Santo Agostinho. E ainda dos Sermões de São Gregório de Nazianzo, “João batiza e Jesus se aproxima; talvez para santificar igualmente aquele que o batiza e, sem dúvida, para sepultar nas águas o velho Adão. Antes de nós, e por nossa causa, ele que é Espírito e carne santificou as águas do Jordão, para assim nos iniciar nos sacramentos mediante o Espírito e a água”.

Batismo de Cristo (Juan Navarrete, 1567)

Ou seja, desde o seu batismo, Jesus assume os pecadores para introduzi-los na vida nova em Deus. Deste modo, ao celebrarmos o batismo do Senhor, recordamos o nosso batismo e, durante, a Missa, após a homilia, os fiéis são convidados a renovar os compromissos batismais. E que tal se preparar para este momento? Confira como é feita a renovação das promessas do batismo e músicas para a sua preparação até lá:

P. Para viver na liberdade dos filhos de
Deus, renunciais ao pecado?
T. Renuncio.

Renovação das promessas do Batismo: Salmo 139

P. Para viver como irmãos, renunciais a
tudo o que vos desune, para que o pecado
não domine sobre vós?
T. Renuncio.

Renovação das Promessas do Batismo

P. Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao
demônio, autor e princípio do pecado?
T. Renuncio.

O Cristo do meu Batismo 1

P. Credes em Deus, Pai todo-poderoso,
criador do céu e da terra?
T. Creio.
O Cristo do meu Batismo 2

P. Credes em Jesus Cristo, seu único
Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria,
padeceu e foi sepultado,
ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
T. Creio.
O Batismo de Jesus (Álbum A comunidade de Jesus)

P. Credes no Espírito Santo, Senhor e
fonte de vida, que procede do Pai e do
Filho e com o Pai e o Filho é adorado e
glorificado?
T. Creio.
Vida nova através do Batismo

P. Credes na Santa Igreja Católica, na
comunhão dos Santos, na remissão dos
pecados, na ressurreição dos mortos, na
vida eterna?
T. Creio.
O Batismo de Jesus (Álbum "Casa da Iniciação Cristã: Eucaristia, Vol. 2 Jesus Cristo")

P. Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos
e sinceramente professamos, razão
de nossa alegria, em Cristo nosso Senhor.
T. Amém.





Por que lembrar a data do batizado?

Às margens do Jordão, “Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele” (Mt 3,16). Seria o momento de início da sua vida pública e, através da força do Espírito Santo, começaria a manifestar a todos os seus milagres, curas e prodígios.

No seu batismo, Jesus revela sua humildade: sendo ele o Autor do Batismo, deixa-se batizar por João. Ele, que não tinha pecado, assume os pecados da humanidade e segue no caminho de obediência ao Pai até a entrega na Cruz. Jesus foi ungido no batismo e esta unção chega a sua plenitude na Ressurreição quando o Pai derramará o seu Espírito para esta nova vida. Em seguida, Jesus derramará o Espírito (o seu próprio Espírito) sobre todas as criaturas.

Através do batismo, tornamos-nos participantes da mesma missão de Cristo de anunciar e testemunhar a salvação. É por esta razão que o dia do nosso batizado é uma data marcante, que merece ser, em todos os anos, recordada e celebrada, por ser quando fomos gerados no Espírito para o novo nascimento, para a vida nova em Deus.

Enquanto sacramento, o Batismo é levado às nossas crianças, como uma importante atitude de fé dos pais e padrinhos. Para esse essencial momento, o álbum Meu Batismo apresenta canções para ajudar na celebração do Batismo e no aprofundamento do seu sentido na caminhada de fé. Inclusive canções de ninar e de consagração dos pequenos à Mãezinha do céu.


Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Músicos poderão aprofundar sobre espiritualidade eucarística na música em oficina do Congresso Online de Catequese

A oficina sobre o tema será conduzida por Ir. Verônica Firmino, fsp, no dia 14 de agosto, dentro da 3ª edição do evento.

Pe. Zezinho, scj e suas surpresas: lançamento do álbum “Irmão Jesus”

São canções inéditas do sacerdote e participação de parceiros de vida e de missão, como o grupo Cantores de Deus, Pe. Joãozinho, scj e Fraters Dehonianos.

No Mês das Vocações, músicas para celebrar o dom de cada vocação

Uma playlist foi organizada para a reflexão e oração por cada chamado específico na Igreja e também àquele à vida.

Adriana Melo e Pe. Zezinho, scj cantam juntos Eu gritei teu nome santo

Uma canção já conhecida do público e agora com novos arranjos pelas mãos do Maestro Luiz A. Karam.

Vamos participar da Missa? Frei Luiz Turra lança o convite e traz muitas dicas litúrgicas

nspirada no livro de mesmo nome, a nova série terá episódios apresentados pelo próprio autor com dicas e orientações litúrgicas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados