PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Igreja celebra 800 anos dos mártires de marrocos e vocação franciscana de Santo Antônio

Data de publicação: 16/01/2020



Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio de Pádua, Santo Antônio dos Pobres, Santo Antônio de todo o mundo. O ano de 2020 assinala os 800 anos de martírio dos cinco missionários enviados por São Francisco de Assis ao norte de África e o ingresso do então cônego regrante Fernando Martins de Bulhões para a família franciscana.

Ao chegar no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, no ano de 1220, as relíquias dos mártires de Marrocos, Fernando se viu extremamente impactado pelo testemunho de coragem dos religiosos. Foi assim que o então Fernando, cativado pela perseverança dos mártires, decidiu juntar-se aos franciscanos e partir para as missões. De Fernando, passa a ser António. Um nome que se tornaria muito popular e muito amado em todo o mundo.


Celebração de abertura do ano santo em Coimbra e capela jubilar com relíquia dos mártires de Marrocos. Fotos: Gracielle Reis
Celebração de abertura do ano santo em Coimbra e capela jubilar com relíquia dos mártires de Marrocos. (Fotos: Gracielle Reis)


Para marcar este acontecimento tão importante da vida e história da Igreja, a Diocese de Coimbra, em Portugal, proclamou um ano jubilar. O bispo da diocese, Dom Virgílio do Nascimento Antunes, presidiu a Santa Missa de inauguração do Ano Santo e abertura da Porta Santa, na Igreja de Santa Cruz, no último domingo, 12. Já a memória litúrgica de Berardo, Otão, Pedro, Acúrsio e Adjuto celebra-se a 16 de janeiro.

Em nome do Papa Francisco, um decreto do Vaticano instituiu o jubileu dos 800 anos com indulgência plenária para todos os dias do ano santo para aqueles que vão em peregrinação (em grupo ou individualmente) à Igreja de Santa Cruz e Igreja de Santo Antônio dos Olivais, ambas em Coimbra. Um tempo forte de apelo à santidade e quando também se recordará os cristãos perseguidos em nossos dias e a necessidade de um diálogo inter-religioso na construção da paz.

Celebração de abertura do ano santo em Coimbra e capela jubilar com relíquia dos mártires de Marrocos


Um ano de graça também para os fiéis de todo o mundo! Por isso, quem desejar conhecer mais a linda história de Santo Antônio e pedir sua intercessão, os álbuns “O Santo Querido do Povo” e “Santo Antônio: História, Vida e Oração” propõem um itinerário de oração e aprofundamento:






Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Artistas da Paulinas-COMEP na ExpoCatólica 2022

A feira acontecerá de 27 a 30/05 e os artistas da gravadora estarão no estande da Paulinas Editora.

Uma jovem da Galileia: nova música de Pe. Zezinho, scj, destaca o ser “catequista” de Maria

O single será lançado no encerramento do mês mariano e no dia dedicado à Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio.

“Eu me cuido”: nova música de Bellinha, a Ovelhinha, ensina crianças a se protegerem de abusos

A ovelhinha tão querida lança a canção neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Paulinas-COMEP tem indicação para Troféu Louvemos o Senhor com música sobre São José

O título da canção é “Sagrado coração de José” e os resultados serão conhecidos na noite de premiação, em 22 de junho.

Vamos rezar em família com o “Terço da Família - Rezando com a Sagrada Família

A 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. Uma ocasião de reflexão e oração pelas famílias do mundo inteiro.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados