PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Festa da Conversão de São Paulo e um convite à mudança de vida

Data de publicação: 24/01/2020



"Aquele que vos chamou é fiel" de Ir. Miria T. Kolling

“Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9,4). O questionamento que o Senhor fez transformou radicalmente a vida de Saulo. Torna-se Paulo e se constitui o grande apóstolo das nações. Na Festa da Conversão de São Paulo, neste 25 de janeiro, sua vida é recordada como grande sinal para os nossos tempos.

Saulo nasceu em Tarso, na atual Turquia. De família israelita, muito fiel à doutrina e à tradição judaica. Seu pai comprou a cidadania romana, o que era possível naquele tempo e, assim, Saulo nasceu como cidadão romano. Foi enviado para Jerusalém, onde recebeu a formação do rabino Gamaliel.

Não conheceu Jesus, mas no início do cristianismo, tornou-se um severo perseguidor dos cristãos. Contudo, num certo dia, como relata o livro dos Atos dos Apóstolos, viveu uma forte experiência com o Cristo na estrada para Damasco. Recebeu a missão de ir e proclamar a Palavra a todos os homens: primeiro a Antioquia e na Ásia Menor, depois na Grécia e em Roma. Paulo tornou-se o apóstolo que mais trabalhou para a propagação da fé cristã. Ele é, com certeza, uma das figuras mais conhecidas da primeira geração cristã, tanto por suas cartas, como pela sua trajetória narrada no Livro dos Atos.

Acusado de praticar uma religião ilícita, foi processado e condenado à morte. O lugar do martírio é indicado em três fontes em Roma. E mais tarde, na capital italiana, foi construída a grande Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
Um dos grandes legados de Paulo foram as cartas dirigidas a comunidades cristãs de diversas regiões: Corinto, Tessalônica, Colossos, Filipos, entre outras. Muitos dos conhecidos versículos das epístolas estão em canções nos álbuns “Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo” e “Basta-me a tua graça”, disponíveis nas plataformas digitais.

Com textos simples, curtos, fáceis de memorizar e melodias orantes e intuitivas, “Basta-me a tua graça” ajuda a rezar em qualquer lugar e situação e proporciona um espaço de encontro com Aquele que nos chama. De igual modo, “Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo” traz, nos versos, frases das cartas de Paulo que ficaram marcantes na vida de cristãos de todos os tempos.
Confira algumas dessas melodias e onde encontrá-las nas cartas de Paulo. Uma interessante sugestão para uma leitura orante das epístolas paulinas:

•    Até que Cristo se forme em vós - Gálatas 4,19
•    Se Deus é por nós - Romanos 8, 31
•    É Cristo que vive em mim - Gálatas 2,20
•    Quem nos separará? - Romanos 8,35
•    Combati o bom combate - 2 Timóteo 4,7
•    Reaviva o dom de Deus - 2 Timóteo 1,6


Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

O que é a Quarta-feira de Cinzas?

O primeiro dia da Quaresma chega e traz um tempo forte apelo à revisão de vida. Por 40 dias, os fiéis são convidados a uma maior radicalidade. Veja ainda canções para te acompanhar nos diferentes momentos de oração durante a Quaresma.

No Carnaval, dance na alegria da fé!

No intuito de viver a legítima alegria, muitos são os encontros e retiros de Carnaval com intensos momentos de descontração, dança e muito louvor! Confira uma seleção de músicas para ninguém ficar parado! Tem ritmo para todos os gostos.

No dia de Nossa Senhora de Lourdes, recorremos a ela pelos enfermos e vítimas do coronavírus

Dia 11 de fevereiro, também é Dia Mundial do Enfermo. Num contexto atual de preocupação mundial em torno do coronavírus, peçamos que Maria passe na frente.

Coral Palestrina, referência de músicas litúrgicas, completa 50 anos

Um ano jubilar para o Palestrina! Neste mês de fevereiro, são 50 anos do grupo tão presente na vida da Igreja no Brasil e fundado por Ir. Custódia Maria Cardoso.

Dia de São Brás: além da bênção da garganta, veja oito dicas de saúde para cuidar da voz

Muito comum no Brasil é a bênção da garganta no dia do santo, 3 de fevereiro. Mas além de receber a bênção, devemos também cuidar de nossa saúde vocal. Confira dicas da cantora e fonoaudióloga Adriana Melo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados