PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Dia da Vida Consagrada e cinco conselhos concretos do Papa Francisco aos consagrados

Data de publicação: 31/01/2020

Vida Religiosa - Consagrados em Jesus

Um dia para se voltar às fontes. Na celebração do Dia da Vida Consagrada de 2019, o Papa Francisco se dirigiu aos religiosos e destacou a importância de “percorrer com a memória os encontros decisivos que tivemos com Ele, reavivar o primeiro amor, talvez escrever a nossa história de amor com o Senhor. Fará bem à nossa vida consagrada, para que não se torne tempo que passa, mas seja tempo de encontro.”

O Santo Padre ressaltou ainda que se trata de uma “festa do encontro”. Maria e José, jovens, encontram Simeão e Ana, idosos, contudo a centralidade está na pessoa de Jesus. Interessante notar que a festa celebrada nesta data, sempre a 2 de fevereiro, tem suas raízes no Antigo Testamento e na tradição judaica. Ao lermos o Evangelho sobre a apresentação do Menino Jesus no Templo, inicialmente parece se tratar do rito de resgate do primogênito. Jesus era primogênito, mas Ele foi ofertado a Deus e é o sacerdote da nova aliança. Portanto, quando seus pais foram ao templo não o fizeram para resgatá-lo porque, na verdade, foi Ele quem resgatou o mundo.

Páginas que saltam aos nossos olhos e nos fazem entender que “tudo se encontra quando Jesus chega”, conforme destacou Francisco ao acrescentar que “o Deus da vida deve ser encontrado todos os dias da vida”. Um encontro que, segundo o pontífice, se dará na fidelidade em coisas concretas.

Para tal, o papa apresenta cinco orientações concretas para que, no dia a dia, os consagrados vivam sua vocação. Conselhos que, junto a canções, tornam o chamado um grande hino de louvor a Deus!
 
1.  Exercitar uma vida de espiritualidade, por meio da oração diária, Missa, Sacramento da Confissão, caridade verdadeira e a Palavra de Deus: práticas que devem estar inerentes no cotidiano do religioso. Meios para se chegar à intimidade com o Senhor, renovar as forças e estar a serviço da Igreja e do povo de Deus;
Reaviva o dom de Deus - Marcelo Mattos


 
2. Observar a obediência ao superior e às regras: “Se se praticar esta lei com amor, chega o Espírito e traz a surpresa de Deus, como no templo e em Caná. Então, a água da cotidianidade transforma-se no vinho da novidade; e a vida, que parece mais presa, na realidade torna-se mais livre”. Ou seja a decisão é tua de perseverar no compromisso firmado.
Vocação - Pe. Zezinho, scj

 
3. Ter um olhar atento às realidades ao redor tendo em vista que a vida consagrada “é olhar que vê Deus presente no mundo, embora a muitos passe despercebido; é voz que diz: ‘Deus basta, o resto passa’; é louvor que brota apesar de tudo”. É o que também rezamos no conhecido poema de Santa Teresa D`Ávila:
Nada te perturbe - Ir. Miria T. Kolling, ICM
 


4. Compreender e nunca esquecer-se que a vida consagrada “é um louvor que dá alegria ao povo de Deus e uma visão profética, que afasta qualquer apelo contra a mediocridade”;

Missão de profeta - Padre Fábio de Melo

 
5. “[Ir] contra a tentação de jogar por baixo com Deus, contra a adaptação a uma vida cômoda e mundana, contra a reclamação, insatisfação e lamento da própria sorte, contra o habituar-se a ‘fazer aquilo que se pode’ e ao ‘sempre se fez assim’”.

Se mil vidas eu tivesse - Cantores de Deus




A fim de celebrar o Dia da Vida Consagrada, uma playlist voltada a esses homens e mulheres que dedicam sua vida a serviço de Deus e do outro. Parabéns a todos!



A playvlist "Vida Religiosa: Consagrados em Jesus", também está disponível na Deezer, escute aqui.


Por Gracielle Reis
   

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Confira a lista de indicados da Paulinas-COMEP para o Troféu Louvemos o Senhor 2020

Até o dia 13 de setembro, está aberta a votação popular, quando o público poderá votar nos seus cantores e álbuns preferidos e, claro, nos talentos da Paulinas-COMEP.

Operários para a messe: a live vocacional de Padre Zezinho, scj no dia 16/08

No mês vocacional, a transmissão levará ao público músicas, reflexões e testemunhos sobre o tema da vocação e poderá ser acompanhada, às 16h00, pelo canal do Padre Zezinho, scj, no YouTube, TV Evangelizar e Rádio Imaculada.

Mês Vocacional 2020: amados e chamados por Deus

A Exortação do Papa Francisco, Christus Vivit, inspirou a escolha do tema e lema do Mês Vocacional 2020.

Ministério Adoração e Vida realizará live solidária no dia 23 de julho, às 20h

As doações serão revertidas para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Jardim Oriente, em São José dos Campos (SP) e haverá ainda arrecadação de alimentos não-perecíveis e agasalhos para os mais necessitados.

Com Maria e o Papa Francisco em oração: canções à Nossa Senhora

Vamos aprender com o papa a sua vivência mariana e também aplicar às nossas vidas. Uma bela forma é através da música. Sempre é tempo de retomarmos ou crescermos no relacionamento com a Mãe de Deus e nossa.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados