PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

No Carnaval, dance na alegria da fé!

Data de publicação: 20/02/2020

Dance na Algria da Fé

Quem disse que cristão não pode pular Carnaval? Divertir-se e brincar o Carnaval não significa em si não viver a verdadeira alegria que vem do Senhor.

Mas como podemos, então, viver de forma sadia essa festa?

Quando o cristianismo surgiu, muitos eram os costumes e ritos pagãos. Aos poucos, a tradição cristã reconfigurou diversas festas pagãs, sendo substituídas por celebrações do cristianismo, como o Natal, Epifania do Senhor ou a Purificação de Maria. Assim também o foi com o Carnaval.

Segundo alguns autores, o Carnaval, cuja origem viria do latim “carne vale” (= “adeus, carne” ou “despedida da carne”) significaria um período de consumir carne antes da Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma, na qual se observava a abstinência de carne durante os 40 dias de penitência e oração. 

Há também quem considere o princípio do Carnaval na antiguidade grega, quando se cultuava o deus Dionísio ou pedia-se aos deuses fecundidade, prosperidade e expiação por faltas cometidas.

A tradição carnavalesca se firmou, ao longo dos séculos, em vários locais pelo mundo, sendo o Brasil um dos países como maior expressão. Famosos, por exemplo, são os desfiles das escolas de samba e blocos de rua do Rio de Janeiro; o frevo do Recife; e os trios elétricos em Salvador.

Época em que os foliões procuram suas fantasias e escolhem onde brincar o Carnaval. Deste modo, é sempre bom recordarmos: o Evangelho não é contra as demonstrações de alegria, mas sim quando as vive de forma pecaminosa.

O Evangelho é a Boa Nova de Cristo! É a mensagem mais alegre de todas e de todos os tempos: a nossa salvação por meio da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Portanto, a alegria que vem do Senhor é autêntica, verdadeira e espontânea. Assim, naturalmente, aquele que busca essa alegria genuína irá viver o Carnaval ou qualquer outra festa de forma purificada e se afastará das diversões superficiais e deturpadas. Espontaneamente, irá direcionar a sua alegria para o que é bom, belo e harmonioso.

Neste intuito de viver a legítima alegria, muitos são os encontros e retiros de Carnaval em comunidades, paróquias e dioceses, quando há os intensos momentos de descontração, dança e muito louvor!

Seja nos eventos de Igreja ou em família, uma seleção de músicas para ninguém ficar parado! Tem ritmo para todos os gostos:

Axé
Tomado pela mão
Tempo de Alegria


Frevo
Eu quero ver
Eu quero ir


Samba
Medley em Louvor à Maria
Medley da Gratidão


E ainda mais medleys com músicas cristãs tradicionais em ritmo de Carnaval. Letras que já estão na ponta da língua:

Medley da Fé
Medley dos Salmos
Medley da Vitória
Medley da Paz


Então, Chega de stress e vamos viver na felicidade do Senhor! Seguem os álbuns completos para serem utilizados na sua festa ou encontro:

Dance na Alegria da Fé - Vol. 1 e 2 



Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

No mês dedicado à Nossa Senhora, Paulinas-COMEP e Ministério Adoração e Vida lançam “Por Maria”

O lançamento será no dia 24 de maio, data da celebração de Maria, Mãe da Igreja e Nossa Senhora Auxiliadora.

Um dos maiores músicos e comunicadores católicos, Pe. Zezinho,scj, completa 80 anos

Uma Live de Aniversário, no dia 08/06, de 18h às 22h, marcará o início das comemorações.

Canal de música litúrgica apresenta cantos para as celebrações da Ascensão e de Pentecostes

Durante o Tempo Pascal, a Igreja se prepara para essas duas solenidades. Datas que merecem uma preparação interior e uma boa escolha de músicas litúrgicas.

"Notícias de Jerusalém por Maria Madalena" é a mensagem de Páscoa da Paulinas-COMEP

A Páscoa é a maior festa para os Cristãos. A Ressurreição de Jesus é a grande prova do infinito amor de Deus, por cada um de nós, pela humanidade. Sim, com sua vida, paixão, morte e ressurreição Jesus nos dá a prova do amor maior....

Já habilitou as notificações? Receba notícias de Maria Madalena sobre a Ressureição de Jesus!

“Notícias de Jerusalém” com Maria Madalena: o “cartão de Páscoa” da Paulinas-COMEP para celebrarmos a Ressurreição de Jesus.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados