PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

O que é a Quarta-feira de Cinzas?

Data de publicação: 21/02/2020

Quarte-feira de Cinzas

“Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar.” (Gn 3,19)
"Convertei-vos e crede no Evangelho." (Mc 1,15)


Trechos da Sagrada Escritura de onde foram extraídas as fórmulas para o rito da imposição das cinzas, conforme indica o Missal Romano. A partir da Quarta-feira de Cinzas, a Igreja conduz os fiéis, em todas as partes do mundo, a um forte apelo à conversão e exame de consciência. Um chamado para que, ao vermos aquele pó na fronte ou na cabeça, reconheçamos a nossa pequenez e finitude humanas.

O primeiro dia da Quaresma chega e traz um tempo forte apelo à revisão de vida. Por 40 dias, os cristãos são convidados a uma maior radicalidade e a uma mudança interior, que irá levar a uma vida de caridade com o outro. Assim como na Sexta-feira Santa, observa-se na Quarta-feira de Cinzas o jejum e abstinência de carne. Um dia e tempo penitenciais que conduzirão ao ápice do ano litúrgico, a Semana Santa.


E qual a origem deste dia e da imposição das cinzas?

De acordo com uma antiga tradição, o Sacramento da Reconciliação era um ato público e abria o tempo de penitência dos fiéis, que seriam absolvidos na celebração da manhã da Quinta-feira Santa.

Mais tarde, o gesto da imposição das cinzas estendeu-se a todos os leigos e foi colocado dentro da celebração da Missa. As cinzas colocadas sobre a fronte dos fiéis – obtidas após a queima dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior – expressam, devido a sua leveza e fácil desaparecimento, a pequenez do ser humano. Além disso, demonstram como a vida também é um sopro e como ela deve estar inteiramente nas mãos do Senhor.

“Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração, com jejuns, com lágrimas e com gemidos. Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes” (Joel 2,12-13). É o versículo da primeira leitura da Missa de Cinzas como um convite para que os corações se voltem intensamente ao Senhor. Para que cada um olhe para si e seus pecados e seja firme no caminho a uma verdadeira mudança. A Igreja convida os fiéis a inclinarem a fronte e receberem a cinza como sinal de humildade, de súplica de perdão e ainda para recordar-lhes que, um dia, voltarão ao pó. Ou seja, para lembrar-lhes de três verdades fundamentais: o seu nada, a sua condição de pecadores e a realidade da morte.

A única certeza da vida é a morte. Então, fica o questionamento a cada pessoa: estou tendo uma vida íntegra? Estou deixando uma bela marca no mundo, entregue a Deus, na caridade ao outro e no desejo de eternidade?

A Quaresma é precisamente o tempo oportuno para esta renovação espiritual: “É este o tempo favorável; este é o dia da salvação” (II Cor  6,2). Por isso, a música também é oportuna para nos levar ao exame de consciência e entrar no clima de oração. São diversas as canções e meditações em áudio para te acompanhar nos diferentes momentos do tempo quaresmal:

  1. Exame de consciência para a confissão: Pecador eu sou
  2. Meditação da liturgia durante os dias de Quaresma: Viver pra mim é Cristo
  3. No empenho dos três exercícios quaresmais, o jejum, a esmola e a oração: Sejamos misericordiosos como o Pai
  4. Para pedir o perdão: Perdão, Senhor
  5. Para uma maior prática da caridade: Obras de misericórdia
  6. E umas músicas mais conhecidas tocadas nas Missas quaresmais: Eis o tempo de conversão
   
Confira a playlist completa:





Por Gracielle Reis, com informações do Vatican News

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Pe. Zezinho, scj e sua surpresas: lançamento do álbum “Irmão Jesus”

São canções inéditas do sacerdote e participação de parceiros de vida e de missão, como o grupo Cantores de Deus, Pe. Joãozinho, scj e Fraters Dehonianos.

No Mês das Vocações, músicas para celebrar o dom de cada vocação

Uma playlist foi organizada para a reflexão e oração por cada chamado específico na Igreja e também àquele à vida.

Adriana Melo e Pe. Zezinho, scj cantam juntos Eu gritei teu nome santo

Uma canção já conhecida do público e agora com novos arranjos pelas mãos do Maestro Luiz A. Karam.

Vamos participar da Missa? Frei Luiz Turra lança o convite e traz muitas dicas litúrgicas

nspirada no livro de mesmo nome, a nova série terá episódios apresentados pelo próprio autor com dicas e orientações litúrgicas.

Jô D'Melo lança clipe da música “Acalma Tempestade”

No mês dedicado ao Sangue de Jesus, o cantor estreia o clipe na sequência do álbum “Acima de Tudo''. Uma oportunidade para exaltar o Sangue de Jesus, que cura, salva e liberta.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados