PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

As seis filhas da tibieza, segundo São Tomás de Aquino, para vencer na Quaresma

Data de publicação: 04/03/2020

A Quaresma por excelência é um tempo de conversão. Palavra esta que seria a melhor síntese do que se pretende alcançar após os 40 dias do tempo quaresmal. E como acontece a conversão?
   
Ela ocorre quando temos a consciência do pecado, a partir de uma experiência com Deus e compreensão de Sua vontade e da verdade. Uma percepção que se dá também por meio do conhecimento dos mandamentos e doutrina da Igreja. Além disso, a ação do Espírito Santo é essencial para conhecermos a realidade sobre nós mesmos e, assim, sobre nossas ações, sejam boas ou ruins, e para o nosso progresso espiritual.
 
São Tomás de Aquino

Em vários momentos de nossas vidas, encontramos-nos desanimados, sem estímulos para as coisas de Deus e até mesmo para rezarmos. Faltam-nos forças para a oração diária e uma grande preguiça e apatia espiritual nos atingem. Estes podem ser sintomas da tibieza.
  
Como diz São Tomás de Aquino, seguindo São Gregório Magno, a tibieza tem seis filhas. Ou seja, seis modos de ela se expressar em atos de pecado:

  1. A falta de esperança; o desânimo ante as coisas de Deus, uma espécie de incapacidade para ter uma vida interior rica e exigente. O tíbio encontra-se sem forças;
  2. Uma imaginação descontrolada; o tíbio solta a imaginação, e nela refugia-se para encontrar consolos, felicidade fictícia;
  3. Torpor e preguiça mental para o sobrenatural;
  4. Pusilanimidade; um ânimo fraco, uma covardia, pecados de omissão; deixa passar muitas graças do Espírito Santo;
  5. Rancor e espírito crítico; sobretudo contra aqueles que lutam para serem melhores; não querem mudar e ainda diz que quem muda é que está errado;
  6. Maldade, o que já é uma escolha consciente e interna do mal. É um dos pecados mais graves que o homem pode cometer.
  
E como vencer a tibieza? A primeira resposta é se deixar inflamar pelo Espírito Santo! Somente o fogo do Espírito pode aquecer o que está frio! A Quaresma é o tempo favorável para voltarmos ao amor de Deus e deixar que Ele transforme tudo.
   
As leituras que abriram o tempo quaresmal, na Quarta-feira de Cinzas, destacam este momento propício, a oportunidade que Deus nos dá, a cada ano, de revermos a nossa vida e recomeçarmos:

“Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: ‘No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri’. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.” (2Cor 6, 1-2)

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. (Jl 2,12-13)
   
Para todo este tempo de conversão e penitencial, a playlist da Quaresma (escute no YouTube, Spotify ou Deezer) apresenta diversas canções e meditações em áudio para te acompanhar nos diferentes momentos do tempo quaresmal:
  1. Exame de consciência para a confissão: Pecador eu sou (Padre Zezinho, scj)
  2. Meditação da liturgia durante os dias de Quaresma: Viver pra mim é Cristo (Typ Vox e Cecília Militão)
  3. No empenho dos três exercícios quaresmais, o jejum, a esmola e a oração: Sejamos misericordiosos como o Pai (Vários artistas)
  4. Para pedir o perdão: Perdão, Senhor (Padre Agnaldo José)
  5. Para uma maior prática da caridade: Obras de misericórdia (Renato Palão, Thiago Costa, Andréia Zanardi, Ana Paula Ramalho)
  6. E umas músicas mais conhecidas tocadas nas Missas quaresmais: Eis o tempo de conversão (Coro Edipaul)



Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Músicos poderão aprofundar sobre espiritualidade eucarística na música em oficina do Congresso Online de Catequese

A oficina sobre o tema será conduzida por Ir. Verônica Firmino, fsp, no dia 14 de agosto, dentro da 3ª edição do evento.

Pe. Zezinho, scj e suas surpresas: lançamento do álbum “Irmão Jesus”

São canções inéditas do sacerdote e participação de parceiros de vida e de missão, como o grupo Cantores de Deus, Pe. Joãozinho, scj e Fraters Dehonianos.

No Mês das Vocações, músicas para celebrar o dom de cada vocação

Uma playlist foi organizada para a reflexão e oração por cada chamado específico na Igreja e também àquele à vida.

Adriana Melo e Pe. Zezinho, scj cantam juntos Eu gritei teu nome santo

Uma canção já conhecida do público e agora com novos arranjos pelas mãos do Maestro Luiz A. Karam.

Vamos participar da Missa? Frei Luiz Turra lança o convite e traz muitas dicas litúrgicas

nspirada no livro de mesmo nome, a nova série terá episódios apresentados pelo próprio autor com dicas e orientações litúrgicas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados