Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep
As seis filhas da tibieza, segundo São Tomás de Aquino, para vencer na Quaresma
Data de publicação: 04/03/2020
A Quaresma por excelência é um tempo de conversão. Palavra esta que seria a melhor síntese do que se pretende alcançar após os 40 dias do tempo quaresmal. E como acontece a conversão?
Ela ocorre quando temos a consciência do pecado, a partir de uma experiência com Deus e compreensão de Sua vontade e da verdade. Uma percepção que se dá também por meio do conhecimento dos mandamentos e doutrina da Igreja. Além disso, a ação do Espírito Santo é essencial para conhecermos a realidade sobre nós mesmos e, assim, sobre nossas ações, sejam boas ou ruins, e para o nosso progresso espiritual.

Em vários momentos de nossas vidas, encontramos-nos desanimados, sem estímulos para as coisas de Deus e até mesmo para rezarmos. Faltam-nos forças para a oração diária e uma grande preguiça e apatia espiritual nos atingem. Estes podem ser sintomas da tibieza.
Como diz São Tomás de Aquino, seguindo São Gregório Magno, a tibieza tem seis filhas. Ou seja, seis modos de ela se expressar em atos de pecado:
- A falta de esperança; o desânimo ante as coisas de Deus, uma espécie de incapacidade para ter uma vida interior rica e exigente. O tíbio encontra-se sem forças;
- Uma imaginação descontrolada; o tíbio solta a imaginação, e nela refugia-se para encontrar consolos, felicidade fictícia;
- Torpor e preguiça mental para o sobrenatural;
- Pusilanimidade; um ânimo fraco, uma covardia, pecados de omissão; deixa passar muitas graças do Espírito Santo;
- Rancor e espírito crítico; sobretudo contra aqueles que lutam para serem melhores; não querem mudar e ainda diz que quem muda é que está errado;
- Maldade, o que já é uma escolha consciente e interna do mal. É um dos pecados mais graves que o homem pode cometer.
E como vencer a tibieza? A primeira resposta é se deixar inflamar pelo Espírito Santo! Somente o fogo do Espírito pode aquecer o que está frio! A Quaresma é o tempo favorável para voltarmos ao amor de Deus e deixar que Ele transforme tudo.
As leituras que abriram o tempo quaresmal, na Quarta-feira de Cinzas, destacam este momento propício, a oportunidade que Deus nos dá, a cada ano, de revermos a nossa vida e recomeçarmos:
“Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: ‘No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri’. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.” (2Cor 6, 1-2)
“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. (Jl 2,12-13)
Para todo este tempo de conversão e penitencial, a playlist da Quaresma (escute no YouTube, Spotify ou Deezer) apresenta diversas canções e meditações em áudio para te acompanhar nos diferentes momentos do tempo quaresmal:
Por Gracielle Reis
- Exame de consciência para a confissão: Pecador eu sou (Padre Zezinho, scj)
- Meditação da liturgia durante os dias de Quaresma: Viver pra mim é Cristo (Typ Vox e Cecília Militão)
- No empenho dos três exercícios quaresmais, o jejum, a esmola e a oração: Sejamos misericordiosos como o Pai (Vários artistas)
- Para pedir o perdão: Perdão, Senhor (Padre Agnaldo José)
- Para uma maior prática da caridade: Obras de misericórdia (Renato Palão, Thiago Costa, Andréia Zanardi, Ana Paula Ramalho)
- E umas músicas mais conhecidas tocadas nas Missas quaresmais: Eis o tempo de conversão (Coro Edipaul)
Por Gracielle Reis
Comentários
Veja Também

Músicos poderão aprofundar sobre espiritualidade eucarística na música em oficina do Congresso Online de Catequese
A oficina sobre o tema será conduzida por Ir. Verônica Firmino, fsp, no dia 14 de agosto, dentro da 3ª edição do evento.
Pe. Zezinho, scj e suas surpresas: lançamento do álbum “Irmão Jesus”
São canções inéditas do sacerdote e participação de parceiros de vida e de missão, como o grupo Cantores de Deus, Pe. Joãozinho, scj e Fraters Dehonianos.
No Mês das Vocações, músicas para celebrar o dom de cada vocação
Uma playlist foi organizada para a reflexão e oração por cada chamado específico na Igreja e também àquele à vida.
Adriana Melo e Pe. Zezinho, scj cantam juntos Eu gritei teu nome santo
Uma canção já conhecida do público e agora com novos arranjos pelas mãos do Maestro Luiz A. Karam.