PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Hinos da Campanha da Fraternidade: uma verdadeira memória histórica

Data de publicação: 01/04/2020

Como já é tradição na Igreja no Brasil, todos os anos, durante a Quaresma, acontece a Campanha da Fraternidade (CF). Sempre com diferentes temas e lemas relativos a alguma questão a se refletir pela Igreja e sociedade.

Cada edição da CF sempre apresenta ainda um hino, cujo com o objetivo é conscientizar os fiéis em torno do tema e lema da mesma. Uma trajetória musical e junto à Igreja que a Paulinas-COMEP acompanha há décadas. Nos álbuns Campanha da Fraternidade volumes 1 e 2, é possível mergulhar um pouco nesta “memória histórica”: de 1970 a 1983 e de 1984 a 2002.

Uma linha do tempo que se inicia em 1970, com Prova de Amor, uma música muito conhecida até os dias atuais e, por diversas vezes, entoada no rito de lava-pés, na Quinta-feira Santa. Nesta versão, o timbre de voz e instrumental próprios daquela época. Canções da CF também são para fazer história!

Dando um salto para a década de 80, outro renomado canto, do ano de 1983: Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz, a tão rezada oração de São Francisco de Assis. Já nos anos 90, da Campanha da Fraternidade de 1994, uma música até hoje muito cantada na Liturgia: A mesa santa que preparamos. E, no ano 2000, o canto de aclamação para despertar os ouvidos à Palavra de Deus: Fala, Senhor.

Confira os álbuns completos:
Volume 1     Volume 2

 



Hino da Campanha da Fraternidade 2020

Uma composição que expressa a mensagem do tema e do lema deste ano: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34), respectivamente. Uma proposta para se refletir sobre o significado mais profundo da vida em seus diferentes campos: pessoal, comunitário, social e ecológico.

O secretário executivo de Campanhas da CNBB, Pe. Patriky Samuel Batista, ressalta a CF como meio ainda de valorizar as diversas ações de cuidado em favor da vida promovidas pela Igreja em várias partes do Brasil. Além disso, cada Campanha recorda “as diversas situações onde a vida tem sido descuidada e necessita de uma intervenção evangélica fruto de um coração convertido pela Palavra de Deus”.

A letra é de Pe. José Antônio de Oliveira e música de Gilson Celerino. Ouça aqui.



Por Gracielle Reis, com informações da CNBB

Fonte: Paulias-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

“Um Pastor tinha cem ovelhas

A canção é inspirada na parábola da ovelha perdida e faz parte do projeto "A Bíblia: uma mensagem de amor”

No Mês da Bíblia, 4 passos para meditar a Palavra de Deus com o livro-agenda de Pe. Zezinho, scj

O “sacerdote catequista” conduz o povo de Deus ao aprofundamento de Sua Palavra com o recém lançado livro-agenda “No caminho do Reino com Pe. Zezinho, scj”.

Ricardo Sá estreia na Paulinas-COMEP com o single “Nossa Senhora das Graças”

O lançamento acontece no dia da Natividade de Nossa Senhora, além do clipe no canal da Paulinas-COMEP no YouTube.

Viva a Palavra de Deus! 50 anos do Mês da Bíblia e Ano Bíblico da Família Paulina

Setembro, tradicionalmente, é dedicado à Bíblia. Neste ano, são mais dois motivos para celebrar. Histórias que se entrelaçam, já que Irmãs Paulinas foram protagonistas nos primeiros passos para a instituição do “Mês da Bíblia”.

Paulinas lança livro-agenda em homenagem aos 80 anos de vida de Pe. Zezinho, scj

No Caminho do Reino com Pe. Zezinho, scj”, é um livro-agenda que apresenta conteúdos para encontros diários com Jesus.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados