PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Do vinil ao digital na Paulinas-COMEP: as possibilidades que surgiram com as novas formas de ouvir música

Data de publicação: 06/05/2020

Em 2020, a gravadora e editora musical Paulinas-COMEP completa 60 anos de história. Décadas de ousadia, criatividade e uma grande vontade de levar a Palavra de Deus. Tudo começou com gravações em fitas de rolo; depois vieram os vinis, fitas cassetes, mídias como CD e DVD; e, na atualidade, a música digital.



A cada inovação tecnológica, novas descobertas, estratégias e diferentes relações de consumo de música. Há quem se lembre do cuidado necessário com os discos de vinil para que não ficassem arranhados e a cautela para acertar a agulha da vitrola na faixa musical correta.

Também do vinil ao digital, muitas foram as transformações na gravadora religiosa mais antiga do Brasil. Contudo, sempre o mesmo objetivo: gravar o Evangelho nos corações de homens, mulheres, crianças, jovens e idosos de variadas realidades sociais e culturais.

No contexto da música brasileira cristã, os números da gravadora impressionam no campo digital:

  • No YouTube, o canal da Paulinas-COMEP, desde a criação em 2007, apresenta mais de 100 milhões de visualizações, com uma média mensal de 2,5 milhões. Atualmente, são mais de 331 mil inscritos e, a cada mês, são cerca de mais 6 mil novos inscritos no canal;
  • Hoje livre sou; Vida Reluz Ao Vivo; Deus Imenso; Um certo Galileu; Adriana Arydes ao vivo. Algumas das canções e álbuns mais tocados em todos os tempos, como atualmente nas diferentes plataformas digitais. Nos streaming de áudio, são mais de 4 milhões acessos e, no último ano, foram mais de 61 milhões de execuções;
  • A gravadora também gerencia outros dois canais no YouTube, que alcançam crianças e toda a família! O canal da Bellinha, a Ovelhinha, tem mais de 160 mil inscritos e o obteve quase 60 milhões de visualizações desde o seu lançamento; e o canal de Padre Zezinho, scj, com mais de 65 mil inscritos e 6,5 milhões de visualizações desde a sua criação.
Entretanto, não são apenas números. Por trás de cada algarismo, são vidas e corações atingidos. Um quantitativo que pode ser ainda maior, se forem considerados todos que podem estar reunidos ouvindo uma canção, rezando um terço ou escutando as histórias sobre os santos.


Como acessar as principais plataformas digitais e ouvir as músicas da Paulinas-COMEP?

Os dedos que antes precisavam ter a sutileza com a agulha da vitrola ou que manuseavam cassetes, CDs e DVDs, agora navegam nas plataformas digitais. Bastam alguns toques e as possibilidades de canções são inumeráveis! Para a música não há fronteiras e, mais ainda, para a Palavra de Deus. O Verbo de Deus se utiliza da canção e chega aos corações mais distantes ou próximos Dele.

Veja então como, com apenas um toque, é possível ouvir todo o acervo da gravadora religiosa mais antiga do Brasil:

  1. Na loja de aplicativos do sistema operacional do seu smartphone (iOS e Android, por exemplo), baixe o aplicativo de sua escolha, como Spotify ou Deezer;
  2. Faça o seu registro e há a possibilidade de fazer uma assinatura. Vantagem: por um preço bem convidativo, é possível ter acesso ilimitado e navegar por diversas canções e álbuns sem propagandas comerciais entre uma faixa e outra.
  3. Além do smartphone, os aplicativos de streaming podem ser utilizados no computador ou tablet. Muita gente já ouve os álbuns da Paulinas-COMEP em casa, em celebrações nas igrejas, de forma individual ou comunitária. Basta escolher o dispositivo para cantar e louvar o Senhor!
  4. Para além de seguir os álbuns e artistas da gravadora, você pode dar o seu “like” ou “gostei” em cada canção. Isto fortalece a música católica nas plataformas e contribui para chegar a mais pessoas. Quanto mais “likes”, mais “exposta” fica a música e, no caso da Paulinas-COMEP, a Palavra de Deus. Você pode ser um evangelizador com apenas um clique!
  5. A Paulinas-COMEP possui mais de 10 mil títulos em seu acervo, com os mais variados conteúdos e temas. Você pode ainda criar suas próprias playlists com as músicas da gravadora, de acordo com o seu estilo ou opções de oração: adoração, pedido de perdão, reflexões, hinos à Nossa Senhora e santos etc.
A Paulinas-COMEP também busca estar sempre atenta à integração entre as diferentes mídias. Além das plataformas digitais de música, possui uma considerável expansão nas redes sociais, como no Facebook (57 mil seguidores), Instagram (31,5 mil seguidores) e Twitter (quase 900 seguidores).


Vamos celebrar os 60 anos da Paulinas-COMEP

A data comemorativa foi o dia 6 de março. Mas ainda estamos em um ano intenso de comemorações. São 60 motivos e músicas para comemorar!
Celebre conosco com a playlist com grandes sucessos da gravadora! Um Certo Galileu; Oração pela Família; Lindo Céu; Te amarei, Senhor; e muito mais.


E ainda uma playlist com 60 sucessos instrumentais:



(*dados referentes até a data de publicação desta matéria: 06/04/2020)

Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Músicos poderão aprofundar sobre espiritualidade eucarística na música em oficina do Congresso Online de Catequese

A oficina sobre o tema será conduzida por Ir. Verônica Firmino, fsp, no dia 14 de agosto, dentro da 3ª edição do evento.

Pe. Zezinho, scj e suas surpresas: lançamento do álbum “Irmão Jesus”

São canções inéditas do sacerdote e participação de parceiros de vida e de missão, como o grupo Cantores de Deus, Pe. Joãozinho, scj e Fraters Dehonianos.

No Mês das Vocações, músicas para celebrar o dom de cada vocação

Uma playlist foi organizada para a reflexão e oração por cada chamado específico na Igreja e também àquele à vida.

Adriana Melo e Pe. Zezinho, scj cantam juntos Eu gritei teu nome santo

Uma canção já conhecida do público e agora com novos arranjos pelas mãos do Maestro Luiz A. Karam.

Vamos participar da Missa? Frei Luiz Turra lança o convite e traz muitas dicas litúrgicas

nspirada no livro de mesmo nome, a nova série terá episódios apresentados pelo próprio autor com dicas e orientações litúrgicas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados