PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Círio de Nazaré e Nossa Senhora Aparecida: as duas maiores festas marianas do Brasil sofrerão adaptações nos festejos de 2020

Data de publicação: 06/10/2020

Dois mil e vinte, um ano singular na história da humanidade. O contexto da pandemia provocada pela Covid-19 forçou a adaptação de diversas atividades e eventos. Mesmo de um modo diferente, as duas maiores festas marianas do Brasil, Círio de Nazaré e Nossa Senhora Aparecida, não deixarão de acontecer, contudo os devotos são convidados a realizar uma peregrinação espiritual.

A Novena e Festa em honra à Padroeira do Brasil terão como foco a família, a partir do tema “’Com Maria, em família, revestir-se da Palavra”. Uma  novidade será, ao longo da novena, o revestimento das quatro naves da Basílica com cenas bíblicas, em especial com cenas do Livro do Êxodo. O objetivo não será apenas um revestimento físico. De acordo com os missionários redentoristas do Santuário, à medida que as fachadas forem revestidas, os fiéis poderão suplicar à Nossa Senhora que sejam revestidos pela Palavra de Deus.

Os dias de novena e o 12 de outubro poderão ser acompanhados pelos meios de comunicação do Santuário Nacional. Aqui a programação completa.

Já as celebrações do Círio de Nazaré também serão transmitidas pelos meios de comunicação. O Círio é conhecido por aglomerar um “rio de gente” de cerca de duas milhões de pessoas no segundo domingo de outubro - neste ano a 11 de outubro. Em seu pronunciamento, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, ressaltou que será necessário reduzir as ocasiões de concentração de pessoas, não sendo possível realizar da forma costumeira as procissões que caracterizam o Círio de Nazaré. Uma delas traz, todos os anos, um dos grandes símbolos do Círio: a corda, com a qual milhares de fiéis puxam a berlinda da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Tanto para a festa da Padroeira do Brasil como o Círio, valem ainda as palavras de Dom Alberto: “Deveremos acolher um outro tipo de laços, vindos do amor do Senhor, no dizer do Profeta Oséias: ‘(...) Eu os lacei com laços de amizade, eu os amarrei com cordas de amor; fazia com eles como quem toma uma criança ao colo e a traz até junto ao rosto. Para dar-lhes de comer eu me abaixava até eles’ (Os 11,4). Deus vem até nós com seu amor, nos amarra com as cordas da fraternidade, consola as nossas dores e sofrimentos”.


Celebrando na intimidade e segurança de nossos lares


A fim de favorecer a peregrinação pelo coração, a Paulinas-COMEP apresenta diversas canções e dicas para louvarmos a padroeira do Brasil e a Rainha da Amazônia:

  • A partir dos meios de comunicação do Santuário Nacional e Fundação Nazaré, de Belém, pais, filhos, avós e netos poderão assistir ao novenários, transmissão de Missas, shows e se unirem espiritualmente a outros devotos;
  • E que tal ornamentar a casa? Uma prática já muito comum nas casas, prédios e lojas em Belém do Pará é expor, nas janelas e fachadas, uma imagem da “Nazinha”, como é carinhosamente chamada pelos belenenses, além de faixas ou fitas brancas e amarelas, as tradicionais cores do Círio;Uma comidinha bem gostosa para celebrar a padroeira do Brasil e Virgem de Nazaré sempre é uma ótima pedida! No domingo do Círio, também conhecido como “Natal do paraense”, por exemplo, os paraenses preparam os pratos típicos da terra e se saúdam com um “Feliz Círio”;
  • Todos esses momentos não seriam os mesmos sem a música. Ouça as duas playlists preparas para essas festas. Nelas, canções como Vós sois o lírio mimoso; Maria de Nazaré, de Padre Zezinho, scj; e o Hino à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Playlist de Nossa Senhora Aparecida




Playlist de Nossa Senhora de Nazaré



Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Ministério Adoração e Vida, com participação de Fátima Souza, lança single “A noite bela” sobre o nascimento de Jesus

Walmir Alencar e Fátima fazem o solo da música, que vai marcar a preparação e a Noite do Natal do Senhor. Lançamento da música e clipe será no dia 03/12 nas plataformas digitais.

Num ano totalmente diferente, o Tempo do Advento será marcado por uma grande renovação de esperança

Em 2020, talvez não seja possível reunir a família no final do ano do mesmo modo. Mas com oração e música, nos preparamos, no Advento, para um Natal de esperança!

No dia do beato Tiago Alberione, confira músicas inspiradas na espiritualidade do fundador da Família Paulina

Sempre dia 26/11 é dia de festa para a Família Paulina. Neste ano em especial, a data marca a abertura Ano Bíblico da Família Paulina.

“Quão grande és tu”: uma singela poesia sobre gratidão na voz de Antonio Cardoso

No Dia de Ação de Graças, o cantor e compositor apresenta sua versão deste belo hino de louvor e gratidão a Deus.

A devoção à Santa Cecília e a partilha de um músico devoto

No dia da padroeira dos músicos, o cantor Jonny Mendes partilha sua devoção àquela cujo significado do nome é “sabedoria”. Uma virtude na vida da mártir, que sempre tinha no coração e lábios uma doce música ao Senhor.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados