PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

No dia do beato Tiago Alberione, confira músicas inspiradas na espiritualidade do fundador da Família Paulina

Data de publicação: 26/11/2020

Padre Tiago Alberione
Pe. Tiago Alberione

Um jovem italiano enraizado nas questões de seu tempo. Tiago Alberione viveu e era envolvido pelas transformações da virada do século XIX para o XX e pelas novidades do novo século: duas grandes guerras; revolução industrial; conflagrações nacionalistas e sociais; emancipação dos operários e da mulher; além de crises institucionais na família e na Igreja.

Tudo isso provocou nele um desejo de manter-se mais ainda firme na fé e de fazer algo pela sociedade. Desde novo, manifestou a vocação ao sacerdócio, tendo entrado para o seminário aos 16 anos e ordenado presbítero aos 23, no dia 29 de junho de 1907.
 

Uma noite de luz

Na virada para um novo século, na noite de 31 de dezembro de 1900 para 1º de janeiro de 1901, o futuro fundador da Família Paulina, permaneceu por quatro horas em oração na Catedral de Alba, na Itália, quando recebeu uma grande inspiração. Uma luz veio do tabernáculo, o envolveu e, assim, ouviu uma voz interior que lhe dizia: Fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas do novo século, com as quais conviveria!

Sentiu, assim, fortemente o convite e o apelo de Deus. O mundo passava por profundas mudanças sociais e tecnológicas e Tiago viu a necessidade de se utilizar das novas descobertas, como os meios de comunicação da época, para fazer o bem e evangelizar. Além disso, impulsionado pelo Espírito Santo, tornou realidade sua intuição carismática com a fundação de várias congregações e institutos de religiosos, religiosas e até mesmo de leigos.

Hoje, os membros dessas fundações estão presentes em todos os continentes, mostrando que é possível santificar-se e comunicar, a todas as pessoas, Jesus Cristo através dos diversos meios técnicos e eletrônicos. Para conhecer mais sobre todas essas realidades, veja aqui mais sobre essas realidades.

Um legado deixado pelo bem-aventurado, mesmo depois de sua morte em 26 de novembro de 1971, aos 87 anos. Um santo dos tempos atuais e “uma das maravilhas” do século XX, conforme declarou o Papa Paulo VI em audiência aos paulinos no ano de 1974.
 

Comemoração em dose dupla

Neste ano em especial, o dia do Padre Tiago Alberione marca a abertura Ano Bíblico da Família Paulina (2020-2021), cujo tema será: “Para que a Palavra do Senhor corra” (2Ts 3,1). Já o objetivo comum será: “Em caminho com a Igreja, renovar-nos através da familiarização, estudo e leitura orante das Escrituras Sagradas, para viver da Palavra a fim que ela alcance a todos, especialmente as periferias existenciais e do pensamento”.

A escolha do dia 26 de novembro, aniversário da Páscoa eterna do sacerdote, quer recordar o seu vínculo com a Palavra e preparar a Família Paulina para o 50º aniversário da morte do bem-aventurado, em 2021. Alberione pode ser definido como um “homem da Palavra de Deus”, sendo um ouvinte, apóstolo e comunicador das Escrituras.

A seguir, confira cinco músicas e traços da espiritualidade paulina para todos celebrarem com essa grande família! Quem sabe você também não teria o chamado para fazer parte dela?

Pe. Tiago Alberione
 
Noite de luz


Traço da espiritualidade: Fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas de todos os tempos.
A música fala da grande inspiração de Tiago Alberione na noite de oração na passagem para o século XX.


Daqui vos ilumino


Traço da espiritualidade: A confiança na Palavra do Senhor: “Daqui vos ilumino e convosco estarei. Não temais! Vivei em contínua conversão”.


Bem-Aventuranças de quem anuncia a Boa Nova    


Traço da espiritualidade: A alegria de anunciar o Reino do Divino Mestre e a paz.


Esta é a nossa missão!


Traço da espiritualidade: A nossa missão é dar Jesus ao mundo como o fez Maria.
    
Uma marca da missão paulina deixada pelo próprio fundador: “Nós devemos dar Jesus ao mundo como o fez Maria. Chamados a dar Jesus ao mundo, o sacerdote e a religiosa consagram-se totalmente a Ele por amor, e não só para amá-lo com todo o seu ser, mas também para fazer com que os outros o amem” (Dos escritos de Pe. Tiago Alberione).
    

Roga ao Senhor da Messe


Traço da espiritualidade: Constante oração ao Senhor da Messe que envie santos operários e muitas vocações.

Uma recomendação feita pelo próprio Cristo no Evangelho - “A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita, que envie operários para a sua colheita” (cf. Mt 9, 37-38; Lc 10, 2) - cuja resposta de Tiago Alberione foi dada em oração à Virgem Santíssima: “Maria, protege todos os apóstolos e todos os apostolados. Nós não invejamos ninguém nem temos ciúme do bem que outros fazem. Antes, queremos pedir a Maria por todas as congregações religiosas e pelas vocações de todos os institutos. (Dos escritos de Pe. Tiago Alberione)


Por Gracielle Reis, com informações de Comece o Dia Feliz.

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

No mês das missões, Jonny Mendes, lança single “Missionário”

Uma música com ritmo animado e melodia envolvente, que ajuda os missionários a seguirem o caminho com alegria, mesmo diante dos desafios da missão.

Bellinha, a Ovelhinha, vem ensinar, com novo single, como ser “Criança Aprendiz”

Na semana do Dia das Crianças e do Professor, a querida Bellinha lança uma canção sobre educação e valores a serem transmitidos aos pequenos.

12 canções em louvor à Nossa Senhora Aparecida

É 12 de outubro! Um dia muito festivo não apenas no Santuário Nacional, como em tantas dioceses, paróquias e comunidade. Há 90 anos, ela foi proclamada padroeira do Brasil.

Só um coração: novo single de Antonio Cardoso ressalta problemática da pobreza e homenageia padre Júlio Lancelotti

Na contagem regressiva para o V Dia Mundial dos Pobres, o compositor e cantor lança a música neste 14 de outubro, exatamente a um mês da data especial.

Não podemos deixar de cantar o que vimos e ouvimos: músicas especiais para o Mês das Missões

A partir da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2021, canções para expressar a alegria de ser missionário!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados