PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Solenidade de São José marca abertura do Ano “Família Amoris Laetitia”

Data de publicação: 19/03/2021

São José com o menino Jesus, de Guido Reni

O silêncio e recolhimento da Quaresma recebem uma breve pausa no dia 19 de março com a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria. Neste dia, a Igreja reveste-se de branco nos paramentos litúrgicos, como sempre é feito nas datas solenes.

A comemoração em 2021 será ainda mais especial pois marca a abertura do Ano “Família Amoris Laetitia”. Conforme anunciado pelo Papa Francisco, o objetivo é promover a reflexão sobre os temas da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, por ocasião do seu quinto aniversário. O ano celebrativo inicia-se, portanto, no dia 19 de março de 2021 e prolonga-se até junho de 2022. A conclusão se dará no 10º Encontro Mundial de Famílias, em Roma.

Além disso, os católicos vivem o Ano de São José, patrono da Igreja e das famílias. O período foi proclamado pelo Santo Padre no dia 8 de dezembro de 2020, na Solenidade da Imaculada Conceição, e se estenderá até a mesma data de 2021. Na oportunidade, o Pontífice lançou a Carta Apostólica “Patris Corde”.


Para cada objetivo deste ano, uma música para nos conduzir

Apesar dos desafios e contravalores da sociedade contemporânea, a família é a célula-primária da sociedade. Uma realidade, ou melhor, uma verdade que perpassa gerações e culturas.

Deste modo, famílias, dioceses, pastorais, comunidades e movimentos são convidados a dinamizar as propostas do Ano “Família Amoris Laetitia”. Vejamos, assim, os objetivos e músicas propostas para cada etapa do caminho. Um roteiro musical para ajudar as reflexões familiares ou do seu grupo:

1. Difundir o conteúdo da exortação apostólica Amoris Laetitia e, assim, fazer com que cada família seja consciente de seu papel para “[poder] tornar-se uma luz na escuridão do mundo” (AL 66);
Cantiga por José - Padre Zezinho, scj



2. Anunciar que o sacramento do matrimônio é uma dádiva pois a união entre o homem e a mulher é um reflexo da comunhão da Trindade;
José humilde artesão - Ir. Miria T. Kolling e Padre Lúcio Floro



3. Tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar sendo fundamental que haja “um esforço evangelizador e catequético dirigido à família” (AL 200);
São José - Jonny Mendes




4. Conscientizar os jovens sobre a formação à verdade do amor e ao dom de si;
Coisas de Pai - Maninho



5. Alargar o olhar e a ação da pastoral familiar para que ela inclua todos: marido e mulher, filhos, idosos e situações de fragilidade familiar.
Caminho de São José - Coral Tangarás de Santa Isabel




Muitas outras músicas estão disponíveis na playlist Viva São José para vivermos com toda festa e honrarmos o Glorioso Pai adotivo de Jesus.






Vamos cantar e rezar em família

Um ano intenso de celebrações, durante o qual podemos recorrer sempre a São José por nossas famílias. Na playlist Cantando e Rezando em Família, canções que vão unir ainda mais os corações de pais, filhos e avós. Que a família cresça no amor e na alegria ao cantar e rezar unida! Por fim, façamos a bela oração proposta pelo papa na “Patris Corde”:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.



Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Tempo de Advento: um caminho de preparação ao Senhor, que pode ser acompanhado com a música

Aproxima-se o Natal e a preparação para a vinda de Cristo. Confira uma seleção especial de canções para cada domingo do Advento.

Frei Luiz Turra comemora 50 anos de sacerdócio

O franciscano capuchinho é um grande parceiro da Paulinas-COMEP, tendo gravado inúmeros álbuns com a gravadora desde 1972.

Importa que eu seja santo: a nova música de Ricardo Sá que convida à santidade

O lançamento acontece no dia 1º de dezembro, quando a Igreja já vive o Tempo do Advento. Momento propício de preparação ao Natal do Senhor

Por que Santa Cecília é considerada Padroeira dos Músicos?

Santa Cecília tinha um amor incondicional por Jesus e tinha sempre, em seus lábios e coração, os louvores a Deus. Daí o fato de ser padroeira dos músicos.

“José de Nazaré": o novo álbum com “conversas” entre José, Maria e Jesus

Na produção, músicas que mostram a vida de José e representam diálogos entre os membros da Sagrada Família, com o anjo e outros personagens bíblicos.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados