PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

O que é o Tempo Comum no calendário litúrgico?

Data de publicação: 10/02/2022

A Liturgia da Igreja é uma verdadeira riqueza! O calendário litúrgico nos apresenta diferentes momentos a fim de nos aprofundarmos em momentos da vida de Cristo e atualizarmos, assim, os mistérios da salvação em nossas vidas.
Somos convidados a acompanhar cada etapa do ano com diferentes disposições e atitudes, seja em espírito de penitência, conversão, alegria ou júbilo. Há também um “tempo ordinário”, mas não menos importante. Em Português, leva o nome de “Tempo Comum”.  
 
O que seria este Tempo Comum

O Tempo Comum é caracterizado por um período subdividido em duas partes: a primeira começa no dia seguinte à festa do Batismo de Jesus e vai até a terça-feira antes da Quarta-feira de Cinzas, quando tem início o Tempo Quaresmal. No total, possui 33 ou 34 semanas.
Já a segunda parte tem início na segunda-feira depois de Pentecostes e se prolonga até o sábado que antecede o primeiro domingo do Advento, quando tem início um novo ano litúrgico.



Como viver e se aprofundar na vida de Cristo durante o Tempo Comum?

No calendário da Liturgia da Igreja, assim como em nossa vida, existem tempos fortes de festa ou de mais interiorização e os tempos ordinários, comuns. Sendo assim, o Tempo Comum é um período em que a centralidade continua sendo o Cristo Jesus e quando somos convidados a valorizar os acontecimentos da vida do Senhor e também da nossa.
Mesmo sendo um “tempo comum”, ele pode nos trazer grandes surpresas e novidades de Deus, quando olhamos para a vida de Cristo e aprendemos a valorizar o tempo que Deus nos concede, o tempo presente e a simplicidade do cotidiano. Neste, contemplamos a riqueza dos detalhes, dos momentos comuns. Seja, por exemplo, o raiar de cada novo dia, a beleza da natureza ou o sorriso e espontaneidade de uma criança.
Deste modo, somos chamados a viver o Tempo Comum com esperança e na intimidade com o Senhor. Uma forma de enraizar a fé em meio aos afazeres do dia a dia.
 
Símbolos, como a cor, e a música podem nos ajudar a viver a Liturgia desse tempo?
 
Como o Tempo Comum é considerado ainda um tempo de vigilância e de esperança, os paramentos litúrgicos são da cor verde. No livro "Vamos participar da missa?", frei Luiz Turra explica que o verde é a “cor da vegetação mais viva, na iminência dos frutos; cor do equilíbrio ecológico e da esperança; cor que acompanha o Tempo Comum. Trinta e quatro semanas vivem a história da salvação, sobretudo o mistério semanal do domingo como Dia do Senhor. É o tempo dos frutos que o Ministério Pascal provoca na comunidade cristã”.
Cor para os olhos contemplarem e música para os ouvidos captarem a Palavra de Deus e para os lábios exprimirem o seu louvor a Deus. Também no Tempo Comum, as canções ajudam a vivenciar essa etapa, seja na oração pessoal, nas reuniões das pastorais ou nas Santas Missas.
A música, durante o Tempo Comum, vai justamente conduzir cada fiel ao encontro com Jesus em meio ao seu cotidiano, a conhecer mais aspectos da vida do Filho de Deus e a tocar na Sua humanidade e divindade, de forma que também nos encontremos conosco mesmos e com o Senhor.
Deste modo, a playlist Cantos os Evangelhos - Tempo Comum - Ano C pode ser uma ótima opção para os mesmos de oração e escolha dos cantos para a Liturgia.
 
Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas Comep
Postado por: Thiago Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Jonny Mendes tem novidades: lançamento do clipe da canção “Perdoar”

O clipe em preto e branco, numa estética retrô, deixa a mensagem de eternizar essa verdade: o perdão revigora a vida, traz paz ao coração e é fonte de liberdade interior.

Grupo Cantores de Deus comemora seus 25 anos com pocket show e lançamento de clipe “reconfortante”

Grupo idealizado pelo Padre Zezinho já gravou 9 CDs, um EP e um DVD ao vivo e, depois de várias formações, segue como exemplo de fé, amor e esperança

“Ao Coração Cansado”: novo clipe do grupo Cantores de Deus convida a repousar no Sagrado Coração de Jesus

No dia do Sagrado Coração de Jesus, neste ano, a 24 de junho, o grupo lança o clipe da música, que faz parte do álbum Mulheres de Fé em Fé, disponível nas plataformas digitais.

Um assunto de família: lançamento do álbum “O Terço da Família - Rezando com a Sagrada Família”

As orações e cantos ajudam a contemplar e a celebrar os mistérios da vida oculta de Jesus, Maria e José.

Álbum Cantando os Evangelhos traz diversas opções musicais para os domingos do Tempo Comum

Após a Ascensão do Senhor, Pentecostes e Santíssima Trindade, o calendário litúrgico volta ao Tempo Comum. O segundo volume do álbum apresenta canções do 9º ao 18º domingo desse período.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados