PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Por que existe a devoção a Nossa Senhora aos sábados?

Data de publicação: 18/02/2022

Todo católico, em geral, já participou, alguma vez, de uma Missa votiva à Nossa Senhora num sábado ou já ouviu falar sobre os sábados serem dedicados à Virgem Maria. De onde viria esse costume na Igreja?
A veneração mariana nesse dia está relacionada ao Tríduo Pascal, ou seja, ao evento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Isto porque, segundo a tradição, a Virgem Maria teria sido a única pessoa que, no Sábado Santo, permaneceu firme, esperando a ressurreição de Jesus Cristo. Sem a presença física de seu Filho, foi um sábado de solidão e de deserto. Ela representa ainda toda a Igreja que, depois da morte de Cristo, experimenta o vazio, mas ao mesmo a expectativa pelo Cristo Ressuscitado.
A partir disso, no decorrer dos séculos, muitos santos e fiéis e, em diversos lugares e de inúmeros modos, cultivaram a prática de devoção à Virgem Santíssima no sexto dia da semana.



A devoção dos 5 primeiros sábados

Uma dessas formas é a devoção dos “5 primeiros sábados”, de estreita relação com as revelações de Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima. Ao longo das aparições de 1917, a Virgem Maria fazia sempre o pedido da oração diária do Santo Terço. Somente a Lúcia, em 1925, em Pontevedra (Espanha), falou sobre a devoção dos cinco primeiros sábados e a relativa promessa: todos que se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem o Terço e fizerem 15 minutos de meditação dos mistérios do Rosário, terão a assistência de Nossa Senhora na hora da morte.
E assim, a devoção ao Imaculado Coração de Maria chegou aos fiéis de todo mundo e continua através de tantos meios. Por isso, a dica é fazer do seu sábado um dia especial com a Mãezinha do Céu, em que você pode:

  • meditar os mistérios do Terço;
  • rezar a Ladainha de Nossa Senhora;
  • fazer as orações do Ofício da Imaculada;
  • participar de Missas votivas a Maria;
  • cantar músicas a Mãe de Deus e nossa, rogando-lhe graças, fazendo suas súplicas, agradecimentos e pedidos de consolo. Apresentamos abaixo diversas playlists com sugestões para os seus momentos de oração, para os cantos das celebrações eucarísticas e para encher o seu dia junto a Doce Mãe do Céu!

Maria passa na frente
Maria passa na frente!
No caminho do Reino com Maria
No Caminho do Reino com Maria
Por Maria
Por Maria (Músicas Marianas de Walmir Alencar)
Com Maria e o Papa Francisco em oração
Com Maria e o Papa Francisco em oração - Canções para Nossa Senhora
Sucessos Marianos
Sucessos Marianos

Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas Comep
Postado por: Thiago Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Novo projeto de Marília Mello estreia com lançamento do single e clipe “Imperfeito”

A cantora e compositora começa 2023 com novidades e um novo projeto, o álbum “Quem Impedirá?”, que contemplará o lançamento de diversos singles ao longo do ano. O primeiro deles é “Imperfeito”.

“Dai-lhes vós mesmos de comer”: nova canção de Zé Vicente quer chamar atenção para tema da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade de 2023 tem como tema “Fraternidade e Fome”. Inspiração que motivou o compositor Zé Vicente e Pe. Zé Antônio a comporem a canção de mesmo nome do lema da CF.

Cantando os Evangelhos: novo álbum de Frei Luiz Turra para o novo ciclo do Tempo Comum A

Em 2023, o Tempo Comum seguirá as leituras do Ano A, quando o Evangelho de São Mateus é preferencialmente lido aos domingos.

Para o dia de Ação de Graças 2022, uma seleção de músicas de gratidão ao Senhor

Neste ano, o Thanksgiving Day será em 24/11. Um feriado nos Estados Unidos, mas independente da nação, a gratidão pode estar no coração de todos!

Assim é o Natal: uma canção de paz de Antonio Cardoso

O cantor oferece de presente a canção a fim de que “Cristo, a verdadeira luz” seja “a paz tão sonhada por nós”.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados