PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Confira canções e direcionamentos do Papa Francisco para o Domingo da Palavra

Data de publicação: 24/01/2020

Tua Palavra Permanece - Coral Palestrina
Capa do álbum "Tua Palavra Permanece" do Coral Palestrina

A partir de um Motu Proprio, o Papa Francisco instituiu o Domingo da Palavra, a ser celebrado sempre no III Domingo do Tempo Comum. Neste ano, no dia 26 de janeiro, quando cristãos de todo o mundo terão a oportunidade de se aprofundar nas Sagradas Escrituras.

O documento foi divulgado no dia 30 de setembro de 2019, data da memória litúrgica de São Jerônimo e início das comemorações de 1600 anos de sua morte. O santo foi o grande responsável da tradução da Bíblia em latim, surgindo a chamada “Vulgata” (= “popular”). Um trabalho feito numa gruta em Belém, na Terra Santa, onde permaneceu por cerca de 35 anos para traduzir a Bíblia.

Conforme explica o Santo Padre, o III Domingo do Tempo Comum será “dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus (...), num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos”. Ou seja, uma data que coincide com o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristão no hemisfério norte: “Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida”.

Portanto, um momento propício para que cada um "Seja Amigo da Palavra", como a  motivação das Paulinas para uma maior intimidade com as Escrituras no Mês da Bíblia, celebrado no Brasil sempre no mês de setembro. Para a campanha "Seja amigo da Palavra", a Paulinas-COMEP traz uma playlist especial a fim de celebrar a Palavra de Deus.

Orientações práticas para o Domingo da Palavra
O Motu Proprio do Papa Francisco apresenta direcionamentos concretos a serem seguidos por bispos, padres, catequistas e fiéis em celebrações e iniciativas em torno do Domingo da Palavra. Confira ainda músicas que podem ser utilizadas em diferentes momentos deste dia especial:

“As comunidades encontrarão a forma de viver este Domingo como um dia solene. Entretanto será importante que, na celebração eucarística, se possa entronizar o texto sagrado, de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia o valor normativo que possui a Palavra de Deus. Neste Domingo, em particular, será útil colocar em evidência a sua proclamação e adaptar a homilia para se pôr em destaque o serviço que se presta à Palavra do Senhor.”

"Palavras que não passam", Padre Zezinho, scj

 

“Neste Domingo, os Bispos poderão celebrar o rito do Leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar a atenção para a importância da proclamação da Palavra de Deus na liturgia.”
"Tua Palavra permanece", Coral Palestrina

 
“É fundamental que se faça todo o esforço possível no sentido de preparar alguns fiéis para serem verdadeiros anunciadores da Palavra com uma preparação adequada, tal como já acontece habitualmente com os acólitos ou os ministros extraordinários da comunhão.”
Palavra de vida

 
“Os párocos poderão encontrar formas de entregar a Bíblia, ou um dos seus livros, a toda a assembleia, de modo a fazer emergir a importância de continuar na vida diária a leitura, o aprofundamento e a oração com a Sagrada Escritura, com particular referência à lectio divina.”
"A Palavra de Deus em canção", Padre Zezinho, scj

 
“É preciso dedicar tempo conveniente à preparação da homilia. Não se pode improvisar o comentário às leituras sagradas. Sobretudo a nós, pregadores, pede-se o esforço de não nos alongarmos desmesuradamente com homilias enfatuadas ou sobre assuntos não atinentes. Se nos detivermos a meditar e rezar sobre o texto sagrado, então seremos capazes de falar com o coração para chegar ao coração das pessoas que escutam, de modo a expressar o essencial que é recebido e produz fruto.”
"Cuida bem da Palavra", Padre Zezinho, scj

 
“É bom também que os catequistas, atendendo ao ministério que desempenham de ajudar a crescer na fé, sintam a urgência de se renovar através da familiaridade e estudo das sagradas Escrituras, que lhes consintam promover um verdadeiro diálogo entre aqueles que os escutam e a Palavra de Deus.”
Cantando a Alegria do Evangelho

 
Lendo ou ouvindo a Palavra de Deus, o que importa é cultivar esse hábito no cotidiano. Caso escolha meditar os Evangelhos, ouvindo-os no caminho para o trabalho, faculdade ou de casa, no canal da Paulinas-COMEP no Youtube, confira todos os textos evangélicos em áudio:

Evangelho Segundo Mateus
Evangelho Segundo João
Evangelho Segundo Lucas
Evangelho Segundo Marcos


Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

O que é a Quarta-feira de Cinzas?

O primeiro dia da Quaresma chega e traz um tempo forte apelo à revisão de vida. Por 40 dias, os fiéis são convidados a uma maior radicalidade. Veja ainda canções para te acompanhar nos diferentes momentos de oração durante a Quaresma.

No Carnaval, dance na alegria da fé!

No intuito de viver a legítima alegria, muitos são os encontros e retiros de Carnaval com intensos momentos de descontração, dança e muito louvor! Confira uma seleção de músicas para ninguém ficar parado! Tem ritmo para todos os gostos.

No dia de Nossa Senhora de Lourdes, recorremos a ela pelos enfermos e vítimas do coronavírus

Dia 11 de fevereiro, também é Dia Mundial do Enfermo. Num contexto atual de preocupação mundial em torno do coronavírus, peçamos que Maria passe na frente.

Coral Palestrina, referência de músicas litúrgicas, completa 50 anos

Um ano jubilar para o Palestrina! Neste mês de fevereiro, são 50 anos do grupo tão presente na vida da Igreja no Brasil e fundado por Ir. Custódia Maria Cardoso.

Dia de São Brás: além da bênção da garganta, veja oito dicas de saúde para cuidar da voz

Muito comum no Brasil é a bênção da garganta no dia do santo, 3 de fevereiro. Mas além de receber a bênção, devemos também cuidar de nossa saúde vocal. Confira dicas da cantora e fonoaudióloga Adriana Melo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados