PESQUISE NO SITE
Fale Conosco

Neste domingo da Sagrada Família e Ano de São José, veja músicas e características do santo que inspira a todos

Data de publicação: 23/12/2020



No dia da Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco surpreendeu toda a Igreja como uma bela novidade: o período de 08 de dezembro de 2020 a 08 de dezembro de 2021 foi proclamado como o “Ano de São José”. Na mesma data, o Santo Padre publicou a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, por ocasião dos 150 anos da declaração do esposo de Maria como padroeiro da Igreja Católica.

Neste domingo da Sagrada Família, 27 de dezembro, recordamos, assim, de modo todo especial, esta figura tão importante da Família de Nazaré. Neste momento crucial da história da humanidade, José se revela como o grande protetor e intercessor das famílias e dos filhos e filhas de Deus. Além disso, conforme apontou o papa em sua carta apostólica, o pai adotivo de Jesus é alguém muito próximo da condição humana de cada um de nós.

Neste meses de pandemia, como relatou no texto, o pontífice trouxe, em suas reflexões, tantas pessoas comuns que, assim, como o esposo de Maria, vivem na discrição de seu dia a dia e não estão nas manchetes de jornais ou redes sociais. “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”, ressalta Francisco ao afirmar que todos esses indivíduos têm um significativo protagonismo na história da salvação.

Muitos são os fiéis e testemunhos de santos que recorreram a São José. Por exemplo, Santa Teresa D’Ávila era profundamente devota de José: “Não me lembro de ter jamais lhe rogado uma graça sem a ter imediatamente obtido. E é coisa que maravilha recordar os grandes favores que o Senhor me fez e os perigos de alma e corpo de que me livrou por intercessão deste santo bendito”.

A seguir, confira sete características de São José atribuídas pelo Papa Francisco e algumas de suas reflexões, retiradas da “Patris corde”, junto a músicas e álbuns para o louvarmos, pedirmos a sua intercessão e nos inspirarmos nele:
 
1. Pai amado
“É um pai que foi sempre amado pelo povo cristão, como prova o facto de lhe terem sido dedicadas numerosas igrejas por todo o mundo; de muitos institutos religiosos, confrarias e grupos eclesiais se terem inspirado na sua espiritualidade e adotado o seu nome.”
Em louvor a São José

 
2. Pai na ternura
“Jesus viu a ternura de Deus em José: ‘Como um pai se compadece dos filhos, assim o Senhor Se compadece dos que O temem’ (Sl 103, 13).”
Cantiga por José | Padre Zezinho, scj

 
3. Pai na obediência
“Em todas as circunstâncias da sua vida, José soube pronunciar o seu «fiat», como Maria na Anunciação e Jesus no Getsémani.”
São José | Santos do Povo

 
4. Pai no acolhimento
“José deixa de lado os seus raciocínios para dar lugar ao que sucede e, por mais misterioso que possa aparecer a seus olhos, acolhe-o, assume a sua responsabilidade e reconcilia-se com a própria história. Se não nos reconciliarmos com a nossa história, não conseguiremos dar nem mais um passo, porque ficaremos sempre reféns das nossas expectativas e consequentes desilusões.”
São José | Jonny Mendes

 
5. Pai com coragem criativa
“Perante uma dificuldade, pode-se estacar e abandonar o campo, ou tentar vencê-la de algum modo. Às vezes, são precisamente as dificuldades que fazem sair de cada um de nós recursos que nem pensávamos ter.”
Bendito São José | Ely Camargo


6. Pai trabalhador
“A pessoa que trabalha, seja qual for a sua tarefa, colabora com o próprio Deus, torna-se em certa medida criadora do mundo que a rodeia. A crise do nosso tempo, que é económica, social, cultural e espiritual, pode constituir para todos um apelo a redescobrir o valor, a importância e a necessidade do trabalho para dar origem a uma nova «normalidade», em que ninguém seja excluído.”
Caminho de São José


7. Pai na sombra
“Não se nasce pai, torna-se tal... E não se torna pai, apenas porque se colocou no mundo um filho, mas porque se cuida responsavelmente dele. Sempre que alguém assume a responsabilidade pela vida de outrem, em certo sentido exercita a paternidade a seu respeito.”
De Maria e José (do novo EP da Sagrada Família de Belém)



Por Gracielle Reis

Fonte: Paulinas-COMEP
Postado por: Comep



Compartilhe este conteúdo:

Comentários

Veja Também

Em memória de mim: dia de Corpus Christi é convite para propagar a fé pública na Santa Eucaristia

Confira canções para a liturgia desta solenidade, que será vivida de forma diferente nas dioceses brasileiras.

Live com Walmir Alencar em 27 de maio é um presente da Paulinas no Mês Mariano

Cantor vai apresentar, no evento, a sua nova música, “Por Maria”

Jonny Mendes lança novo álbum pela Paulinas-COMEP nos seus 30 anos de carreira

O cantor e compositor estreia, neste mês de maio, o álbum “Preciosa Vida” com canções de temáticas sociais.

No mês dedicado à Nossa Senhora, Paulinas-COMEP e Ministério Adoração e Vida lançam “Por Maria”

O lançamento será no dia 24 de maio, data da celebração de Maria, Mãe da Igreja e Nossa Senhora Auxiliadora.

Um dos maiores músicos e comunicadores católicos, Pe. Zezinho,scj, completa 80 anos

Uma Live de Aniversário, no dia 08/06, de 18h às 22h, marcará o início das comemorações.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados