Pessoas Criativas

Data de publicação: 09/10/2017


Características
O potencial criativo, segundo a psicóloga Maria Elisa Moreira, é inerente a todas as pessoas, flui à medida que cada qual toma a decisão de colocá-lo em prática, decide ouvir essa necessidade interior e a externa, fazendo-a acontecer para si e para a sociedade. As características de uma pessoa criativa podem ser assim identificadas:
 
Alta motivação intrínseca, encontrando metas pessoais e atribuindo significados.
Permite-se imaginar, sonhar.

Conhece-se e aceita a si própria. Desta forma, cria sinergia interna ao aceitar sua diversidade interna.

Tem autonomia intelectual para pensar e ser diferente.

É capaz de quebrar esquemas, porque se abre a novas experiências e assume os riscos da aventura.
Acredita no subjetivo e intuitivo.

Respeita a autonomia do objeto e aprende com ele.
É sensível aos problemas e curiosa.
É tolerante com a ambiguidade, sendo capaz de jogar com elementos; usa sua espontaneidade e faz do estranho, conhecido.
Tem preferência pelo complexo.
Compreende e administra a diversidade no processo, exercendo liderança da equipe.


 
AS CHAVES DAS PESSOAS CRIATIVAS

As letras da palavra chaves formam um acróstico com conceitos que correlacionados promovem a associação mnemônica significativa, norteando o papel na pessoa, principalmente no espaço corporativo:

Conhecimento – Trata-se do saber, do domínio de campo, do repertório adquirido ao longo da vida. Todo conhecimento é fruto de dedicação e busca pessoal.
Habilidades – É a destreza assimilada com treino, dedicação e perseverança. Uma pessoa criativa compreende que, quanto mais dominar processos criativos, maior será o seu estímulo.
Atitudes – Envolve a relação com as outras pessoas, propriamente ditas. O nível de energia vital e também de motivação intrínseca está presente neste aspecto.
Visão – É a capacidade que a pessoa adquire de planejar para posteriormente executar. A visão de curto, médio e longo prazo faz com que a pessoa estruture seus projetos de forma consistente.
Ética – É o catalisador dos valores. A pessoa criativa e saudável socialmente interage de forma adequada com o ambiente sociocultural.
Superação – A ação criadora manifestada em forma de superação de desafios e de excelência na inovação. Está fortemente relacionada à realização e materialização de metas e sonhos.

Fonte: Maria Elisa Moreira. Era Uma Vez Dentro de Nós.
Paulinas Editora, pp. 30. 33.





Fonte: Edição Nº86 Abr/Jun 2017
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

WhatsApp! Amizades?
Segundo pesquisas atuais, o aplicativo WhatsApp é o último “estrangeiro” a receber a maior e mais calorosa hospedagem entre os brasileiros. Whats up é uma expressão americana que pode ser traduzida como: “Eh! O que é que está rolando” ou “E aí, beleza?”.
Liderança em tempo de crise
Ser líder significa ter vocação e talento para resolver problemas. Que líder você é?
Pequenos gestos, grandes mudanças
“A associação tem como objetivo reintegrar na sociedade as pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações socioambientais, de modo a restabelecer sua participação ativa como cidadãos na sociedade”
Evento e experiência
Espetacularizar os acontecimentos históricos é o mesmo que envolvê-los num véu de neblina que não permite revelar seus contornos reais e concretos.
Contos que não são de fadas
Frequentemente os meios de comunicação nos mostram cenas tristes de pessoas, inclusive crianças, em fuga para escapar de perseguições, guerras e conflitos em seus países de origem.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados