Ecologia humana
Data de publicação: 11/10/2017
Maria José de Oliveira Nunes *
Maria do Socorro de Oliveira *
Maria do Socorro de Oliveira *

O projeto, cuja temática trabalha conteúdos sobre a Ecologia Humana, objetiva possibilitar ao educando perceber a presença da virtualidade e despertar em SI a existência do ser humano que se insere nas relações intra e interespecíficas com o meio em que vive no mundo e no universo.
Essa experiência pedagógica começou a ser desenvolvida no ano de 2016 nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e terá continuidade em 2017. Também foi apresentada no XIV Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso – XIV Sefoper, realizado na cidade de São José (SC), pelas professoras Maria José de Oliveira Nunes e Maria do Socorro de Oliveira.
Objetivos esperados
O objetivo desse trabalho é despertar em Si a valorização do corpo humano como fonte de vida e instrumento de interação e relação integradora-vivificante do meio e do ethos ontológico e universal, na perspectiva de:
A prática pedagógica desenvolvida em sala de aula propõe um conhecimento que sensibilize o aluno a cuidar de Si e a se sentir cocriador da Criação como parte integrante da natureza. Isto é, despertar no aluno o sentido ético de viver na prática do cotidiano o respeito pela vida, de tal maneira que o seu corpo seja valorizado podendo assim construir pensamentos profícuos que enalteçam o seu desenvolvimento intelectual,
psíquico, sexual e espiritual. Para atingir essa meta, utilizam-se estratégias didáticas, pontuando uma visão teológico/filosófica de observar, pensar e questionar, a ponto de o educando obter uma percepção do cuidar e desenvolver as atividades educativas dialogando consigo mesmo na sua relação coletiva. O planejamento do projeto se desenvolveu a partir dos seguintes pontos:
No decorrer do projeto foi realizada uma sequência didática que contemplou os múltiplos e diferentes níveis de desenvolvimento dos alunos, abordando diversos conteúdos sobre o tema e utilizando várias estratégias metodológicas, tais como sondagens, questionamentos, escuta, reflexão, meditação, relaxamento, discussões, diálogo; psicodrama, dança, cantos, músicas, poemas, símbolos e seus significados, fóruns, leituras diversas, escrita, brincadeiras, participação do educando e da família, trabalho individual e em grupo.
Atividades nas turmas do 1º ao 5º anos
Conteúdo: Cuidando da qualidade dos pensamentos, palavras e ações.
Esta temática partiu da necessidade de autorreflexão e de desenvolver no aluno competências e habilidades referentes ao cuidar de Si e, simultaneamente, enxergando-se através da relação com o outro percebendo as diferenças existentes em seu convívio escolar. A partir dessa reflexão foi construída a sequência didática abaixo:
O objetivo desse trabalho é despertar em Si a valorização do corpo humano como fonte de vida e instrumento de interação e relação integradora-vivificante do meio e do ethos ontológico e universal, na perspectiva de:
- Aprimorar as atitudes comportamentais e as habilidades inerentes a sua potenciação e singularidade de ser humano, deixando-se predominar em SI o respeito à alteridade e a solidariedade entre os entes da natureza e seres transcendentais.
- Sensibilizar o educando a valorizar a existência da criação orgânica e inorgânica (natureza), percebendo a vida presente nas dimensões distintas das criaturas que habitam a casa comum denominada de planeta Terra.
- Discutir e observar a estrutura da sociedade moderna em que vive, percebendo que existem no mundo relações que levam à morte; ignorância, opressão, exclusão, exploração e desvalorização do Homem-Deus-Natureza.
- Identificar as causas da crise ecológica e entender que cabe ao ser humano encontrar a solução para os problemas existentes no Brasil e no mundo.
A prática pedagógica desenvolvida em sala de aula propõe um conhecimento que sensibilize o aluno a cuidar de Si e a se sentir cocriador da Criação como parte integrante da natureza. Isto é, despertar no aluno o sentido ético de viver na prática do cotidiano o respeito pela vida, de tal maneira que o seu corpo seja valorizado podendo assim construir pensamentos profícuos que enalteçam o seu desenvolvimento intelectual,

No decorrer do projeto foi realizada uma sequência didática que contemplou os múltiplos e diferentes níveis de desenvolvimento dos alunos, abordando diversos conteúdos sobre o tema e utilizando várias estratégias metodológicas, tais como sondagens, questionamentos, escuta, reflexão, meditação, relaxamento, discussões, diálogo; psicodrama, dança, cantos, músicas, poemas, símbolos e seus significados, fóruns, leituras diversas, escrita, brincadeiras, participação do educando e da família, trabalho individual e em grupo.
Atividades nas turmas do 1º ao 5º anos
Conteúdo: Cuidando da qualidade dos pensamentos, palavras e ações.
Esta temática partiu da necessidade de autorreflexão e de desenvolver no aluno competências e habilidades referentes ao cuidar de Si e, simultaneamente, enxergando-se através da relação com o outro percebendo as diferenças existentes em seu convívio escolar. A partir dessa reflexão foi construída a sequência didática abaixo:
1. Acolhida
- Foram elaborados com antecedência os materiais necessários para a realização da atividade
- Para acolher os alunos, de fundo ouviram-se músicas de acolhimento, dentre elas: Luz, de Rubinho do Vale; Monte Castelo, de Renato Russo; Epitáfio, dos Titãs, etc.
- Para dialogar com o Eu e perceber os valores estéticos, morais e éticos para a construção de ser humano, utilizaram-se frases com questões interrogativas e reflexivas alusivas ao tema, bem como: De onde vim? Para onde vou? Que faço na Terra? O que eu quero da vida? Quais são as minhas reais propostas existenciais? O que tenho de maior valor para a construção da minha educação? Quais são as minhas necessidades e valores que preciso ter para encontrar a rota de desenvolvimento do meu ser?
- Foram realizadas também outras atividades enaltecendo conhecimentos, as quais citamos: contação de história, psicodrama, dança sagrada, leituras diversificadas de mitos greco-romanos etc.
2. Aprofundando o tema
- Realização do fórum intitulado: Crise ecológica, envolvendo todos os educadores e educandos da escola.
- Produção textual dos alunos desenvolvida através de poesias, acrósticos, tautogramas, desenhos.
- Expressões de linguagens corporais e orais;
- Apresentação por parte dos alunos de questões referentes à existência do ser humano e das coisas presentes no universo.
3. Sugestão
- No decorrer das aulas, foram apresentadas diversas atividades:
a) Começar por um diálogo a partir:
- da existência e das potencialidades que cada pessoa traz dentro de si;
- do tipo de educação recebida na escola e em outros espaços.
b) Elaboração de redação sobre a existência, partindo da consciência de si e do meio ambiente:
- O que é mais importante para a realização pessoal?
- Que tipo de projeto de vida você proporia para ser realizado em sua família e na comunidade?
c) Levar a turma a conhecer a realidade a sua volta e propor que se desenvolva um trabalho protagonizado pelos alunos no núcleo familiar.
d) Pesquisar em jornais e revistas reportagens, imagens e desenhos sobre o tema em estudo e propor à turma, que seja construído um mural na escola para expor e socializar os trabalhos elaborados. Outras atividades desenvolvidas pelo professor no decorrer do processo de desenvolvimento.
4. Resultados esperados
Espera-se que durante todo o processo o aluno se aproprie de conhecimentos que provoquem uma mudança de comportamento e atitudes, de pensamentos, linguagens, afetividade e sociabilidade de natureza singular e na pluralidade, gerando uma transformação em âmbitos escolar, familiar e social.
5. Resultados alcançados
Favorecer ao aluno o despertar da sua sensibilidade como ser humano, numa experiência de relação intrínseca de bem-estar consigo mesmo, com o outro e com a natureza, para que experimente a vida de forma consciente, tornando-se assim uma pessoa capaz de agir, pensar e decidir de forma autônoma.
Atividades dos alunos Apresentamos, a seguir, algumas atividades feitas pelos alunos a partir da sua compreensão e entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula e fora da sala de aula.
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![]() Professora de Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de Natal (RN); graduada em Teologia pelo Instituto de Teologia Pastoral de Natal (Itepan); pedagoga pelo Instituto Presidente Kennedy da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); licenciatura e bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Psicanálise na Associação Brasileira de Psiquiatria e especialista em Educação Sexual.
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![]() Assessora pedagógica de Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Natal (RN); graduada em Pedagogia (UFRN) e Educação Religiosa pela Escola Superior de Ensino Religioso (Eser); especialista em Ciências da Religião (UERN); Educação de Jovens e Adultos (UFRN); Metodologia do Ensino Superior pela a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica/PE).
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Fonte: Edição Nº86 Abr/Jun 2017
Postado por: Diálogo
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