Sumário - Edição 72

Data de publicação: 01/10/2013

Editorial
 


Toda pessoa nasce livre, diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ninguém, portanto, precisaria comprar liberdade.
Três faculdades conferem dignidade ao ser humano: inteligência, sentimento e liberdade. Certos animais, porém, nos comovem com a inteligência e o sentimento que demonstram. Resta perguntar: o que é estritamente humano? Em princípio, é a liberdade de tomar decisões orientadas pela inteligência e movidas pelo sentimento.
Quando a inteligência é guiada pela perversão, a pessoa desumanizada planeja ações malignas contra os semelhantes. Na última década o tráfico internacional para fins de escravização, trabalhos forçados, exploração sexual, adoção ilegal e remoção de órgãos privou 30 milhões de pessoas da dignidade, da liberdade e até da vida.  
Planos internacionais de enfrentamento a esse crime e de recuperação da dignidade e da liberdade das vítimas mobilizam governos e sociedades civis no mundo inteiro. E a educação, como chave de transformação social, pode conscientizar e prevenir as crianças, os adolescentes e os jovens, alvos preferenciais de quem faz de pessoas livres objetos de prazer e lucro perverso. 

Maria Inês Carniato – diretora de redação


Ética
Dignidade humana: ser e estar com o outro e para o outro
 

Toda violência é um ataque frontal à dignidade humana. Mas é possível educar para a acolhida e o respeito à diferença, tendo na ética da alteridade um dos eixos da educação e, especialmente, do Ensino Religioso. 




Dolores Henn Fontanive

 


Educação
Enfrentamento ao tráfico de seres humanos na escola
 
 
A Educação, como um dos principais instrumentos de transformação social, pode ser a grande aliada do enfrentamento ao tráfico de pessoas, ao incluir em seus programas, campanhas de mobilização e prevenção, como também conteúdos educativos sobre os Direitos Humanos.  

     Rinaldo Aparecido Barros



Política
Invisibilidade do tráfico para fins de exploração sexual de crianças e adolescentes
 
O Brasil é fronteiriço de 10 países e tem 11 estados limítrofes que somam mais de 15 mil quilômetros de fronteiras. Esta extensão é o principal palco de violência sexual contra crianças e adolescentes. Programas de ações integradas internacionais enfrentam esta ação criminosa. 





Vivian da Veiga Silva



Religião
A ética das religiões frente ao tráfico humano
 
 
O tráfico de pessoas é contrário à ética das religiões acerca da dignidade e dos direitos do ser humano, como também se opõe à visão teológica da origem e do fim da criação e da humanidade. Combater, portanto, essa prática criminosa é imperativo moral para quem crê em Deus.




Élio Gasda


Sociologia 
Tráfico de pessoas: conhecer para prevenir
 

O tráfico de seres humanos é um fenômeno global de muitas facetas, que deve ser enfrentado por toda a sociedade. As redes sociais disponibilizam bons materiais, úteis na educação popular e formal, em prol de uma consciência preventiva e ativa acerca do problema.



Inês Virgínia Prado Soares



Seções pedagógicas  
 
Destaque

Encontro para o diálogo

 
O Simpósio 18 anos da DIÁLOGO – REVISTA DE ENSINO RELIGIOSO O que ensinar? Como ensinar? favoreceu encontros e trocas de saberes entre os pesquisadores, estudantes de Ciência da Religião e professores de Ensino Religioso, vindos de 19 estados e 50 cidades do Brasil.

Entrevista

Diversidade e unidade, duas lentes do Ensino Religioso

 
O professor de Ensino Religioso Walmir Cardoso dos Santos revela seus segredos de sucesso como docente da disciplina do primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio.

Sua página

Atividade interdisciplinar e saber religioso

 
A professora Ana Maria de Medeiros Lucas, da rede municipal de Natal (RN), narra a experiência interdisciplinar de Ensino Religioso que envolveu vários anos e salas de sua escola, em um trabalho coletivo de ótimos resultados.

Dicas

Violência contra crianças nos contos infantis

Os clássicos contos de fadas, repetidos ao longo de séculos, na Europa, revelam uma pedagogia familiar de prevenção das crianças, ante o perigo de serem raptadas, maltratadas e mortas por pessoas más que as atraiam e aliciem.

Aprendendo e ensinando

Como alegrar corações tristes

 
A Campanha Coração Azul, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e assumida pelo Estado brasileiro, para o enfrentamento do tráfico de pessoas, inspiração atividades interdisciplinares de Ensino Religioso, reflexão e educação preventiva.

Você sabia

Origem e atualidade da escravidão

Estudos de antropologia mostram a ausência da escravidão nos primeiros modelos de vida social da humanidade. Ela teria surgido com as civilizações, onde foi alvo de uma interpretação mítica que a legitimou como “plano dos deuses”.
Em pauta
Festa de colheita na cidade do guaraná

Maués, no Médio Amazonas, capital nacional do Guaraná, recebe todos os anos, em novembro, a multidão que vem apreciar a fruta e assistir à recriação teatral da lenda do guaraná, mito de origem da etnia indígena Sateré-Maué.

Resenha

História das religiões

Perspectiva histórico-comparativa
O autor é professor de História Moderna na Universidade de São Paulo (USP) e atua na área de História das Religiões. O livro reúne os fundamentos e a metodologia interdisciplinar, bem como a problemática e o percurso do estudo histórico das religiões.




Fonte: Diálogo 72 - Out/Dez/2013
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Dialógo - Abril/Junho
Edição de Abril/Junho, 2019
Diálogo 93, Janeiro/Março de 2019
Sumário da Edição 93 da Revista Diálogo Religião e Cultura / Jan/Mar 2019.
Diálogo 92, Outubro/Dezembro de 2018
Quem se apropria de bens públicos não entendeu a finalidade coletiva dos bens, que, por serem públicos, são para todos como coletividade
Diálogo 91, Julho/Setembro de 2018
A palavra – falada ou escrita – distingue os humanos dos outros animais. Através dela expressamos nossas ideias, sentimentos, vontade
Diálogo 90, Abril/Junho de 2018
Convida você à refletir e extrair conhecimentos importantes nos atuais cenários das relações interpessoais, interculturais e internacionais.
1 2 3 4 5 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados