SUMÁRIO - EDIÇÃO 79

Data de publicação: 24/07/2015

EDITORIAL

Pausa existencial

Uma obra de arte como a sinagoga de Praga, na República Tcheca (foto), desperta em quem a contempla o desejo de parar, desacelerar, descansar, pensar, reencontrar o silêncio, a paz, a serenidade e o bom-senso. O ritmo de vida pautado pelo trabalho em vista da sobrevivência, das necessidades e dos sonhos pode privar-nos dos valores e direitos mais essenciais ao equilíbrio e à experiência de realização e felicidade.
“Não vamos pôr um filho neste mundo que está aí”, dizem jovens casais, justificando a decisão condicionada pela insegurança do futuro e pelas ameaças e exigências que a próxima geração terá de enfrentar. Temor que, em parte, se justifica pelo atual modelo de sociedade e de relação com os recursos naturais da Terra, que  chegou a um nível de contradição insustentável. Daqui em diante, tudo será caótico ou haverá uma grande pausa existencial individual e coletiva, seguida de uma mudança de curso na direção da salvaguarda do planeta, da felicidade dos outros e da vida em plenitude.
Os espaços sagrados, mistos de atmosfera de mistério e maravilha arquitetônica e artística, histórica e cultural, aí estão, no meio das cidades barulhentas e frenéticas, garantindo com sua presença silenciosa, muitas vezes, secular, que é possível reencontrar significados profundos, gratificantes e permanentes naquilo que é perene, simples, universal, essencial, humano, transcendente.
              CULTURA


BRASIL
Reflexos do deserto
O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, inspira mistério e transcendência, em suas dunas de areia brilhante, rios límpidos, cachoeiras e fontes termais. Paraíso do artesanato em capim dourado, o parque e seus habitantes enfrentam riscos e desafios.     






REPORTAGEM
Construções da fé
O roteiro sagrado pelos templos cristão ortodoxo, islâmico, budista e judaico, da cidade de São Paulo (SP), leva os visitantes ao silêncio e à paz, características destes espaços de rara beleza e harmonia inspiradas pela fé.  
Karla Maria





PERSONALIDADE
Os humanos e seus direitos
Cidadão dinâmico, corajoso e criativo, Robson Mendonça luta incansavelmente pelos direitos básicos e por oportunidades de trabalho, cultura e resgate da autoestima da população em situação de rua, dura experiência que ele mesmo viveu por muitos anos.  



RELIGIÕES

ARTIGO 1
O pensar afrodescendente
A Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), vem fortalecer a diversidade, a unidade e a universalidade, aspectos da afrodescendentidadem, a nova consciência dos herdeiros de africanos nascidos fora da África. 
Everaldo Lins de Santana





VOCÊ SABIA

Luzes do céu
Primícias da produção estética da humanidade, templos religiosos como a Mesquita Nasir al-Molk, no Irã, de extrema beleza e arte, colocam a experiência do sagrado ao alcance do intelecto, da emoção, dos olhos e das mãos.






ECUMENISMO

Encontros na Colina
O Mosteiro Cristão Ecumênico de Taizé, na França, atrai anualmente 100 mil jovens de todos os continentes. Ansiosos por paz e espiritualidade, eles encontram na Colina sagrada forças para o compromisso social e o testemunho de fé nos lugares onde vivem.



ATUALIDADE

SOCIEDADE
A ameaça à Terra Sagrada
Na mitologia indígena, a terra é mãe dos seres vivos e habitação dos espíritos protetores, negociá-la é acabar com a vida. Apesar disso, a bancada ruralista no governo quer mudar a Constituição Federal que garante o direito dos povos indígenas à terra.
Felício Pontes Júnior





EM PAUTA
Clima de suspense
Enquanto a camada de ozônio se refaz, o aquecimento da terra aumenta. É preocupante a previsão do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2014, sobre as consequências das mudanças climáticas para o ecossistema global, nos próximos anos.






TERRA
Alturas profanadas
O Monte Everest é uma deusa que toca as estrelas, na crença tradicional do Nepal. Mas nem ele é poupado do lixo que os montanhistas descartam entre as nuvens, nos cimos eternos da Cordilheira do Himalaia. 
 


EDUCAÇÃO

ARTIGO 2
Diversidade religiosa na escola
A educação integral e cidadã prevista pela legislação brasileira não pode prescindir do conhecimento da diversidade cultural e religiosa da população, 27 anos de lutas pelo Ensino Religioso na escola começam a dar resultados positivos.
Sérgio Junqueira





ARTIGO 3
Ensino Religioso com base na Ciência da Religião
O Ensino Religioso traz para a escola o estudo da produção cultural religiosa na perspectiva laica, fundamentada na Ciência da Religião e em outras áreas acadêmicas. Tem como objetivo o desenvolvimento cognitivo do estudante e o respeito às diferenças.
Matheus Oliva da Costa





RESENHA

Ateísmo – Um guia para crentes e não crentes
Com linguagem acadêmica e, ao mesmo tempo, clara, compassiva e sábia, o autor analisa de modo objetivo os argumentos que sustentam a ideia do ateísmo e chega à conclusão de que o diálogo e o respeito entre crentes e não crentes é sempre necessário e salutar.      






SUA PÁGINA

O encanto do Ensino Religioso
Divindades africanas, estudadas em atividades interdisciplinares envolventes, causaram o interesse e o encantamento que os estudantes sempre demonstram quando participam do processo pedagógico de aquisição de conhecimentos novos.  
 Adriana Mello Gaetner Fernandes 





MÃOS À OBRA
Diálogos
Sugestões para debates ajudam a usar os conteúdos da revista nos mais variados espaços formais e informais de educação e reflexão. 

Fonte: Diálogo 79 - AGO/2015
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Dialógo - Abril/Junho
Edição de Abril/Junho, 2019
Diálogo 93, Janeiro/Março de 2019
Sumário da Edição 93 da Revista Diálogo Religião e Cultura / Jan/Mar 2019.
Diálogo 92, Outubro/Dezembro de 2018
Quem se apropria de bens públicos não entendeu a finalidade coletiva dos bens, que, por serem públicos, são para todos como coletividade
Diálogo 91, Julho/Setembro de 2018
A palavra – falada ou escrita – distingue os humanos dos outros animais. Através dela expressamos nossas ideias, sentimentos, vontade
Diálogo 90, Abril/Junho de 2018
Convida você à refletir e extrair conhecimentos importantes nos atuais cenários das relações interpessoais, interculturais e internacionais.
1 2 3 4 5 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados