A água se fez canção

Data de publicação: 31/08/2015

Para se trabalhar o tema água, em sala de aula, o nosso repertório
musical é muito sugestivo. As canções regionais, a música popular brasileira,
as cantigas de roda podem servir como ponto de partida para muitas
atividades criativas, lúdicas e educativas em relação à água.

Com os alunos de 1º a 5º séries, sugerimos algumas músicas, conhecidas em todas as regiões do Brasil.

A canoa virou

A canoa virou
Por deixá-la virar,
Foi por causa da Rosinha,
Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
Que soubesse nadar,
Eu tirava a Rosinha,
Lá do fundo do mar.

Peixe vivo
Como pode um peixe vivo viver fora da água fria? (bis)
Como poderei viver? Como poderei viver?
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia? (bis)
No Rio São Francisco, corre água todo o dia. (bis)
Só o tempo é que não corre, só o tempo é que não corre,
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia? (bis)

• A importância da água para a vida humana, para os animais e plantas e a sua utilização no nosso dia a dia.
• A água como o hábitat onde vivem muitas espécies de animais. De quais animais as crianças lembram?
• Locais que as crianças conhecem, onde se concentram as águas: riachos, rios, lagoas, açudes, barragens, mar etc.
• A água como uma via hídrica para barcos, navios e outros meios de transpor­tes marítimos e fluviais.
• O problema da escassez ou de falta de água (“Fui no Itororó beber água e não achei...”).
É importante que o trabalho tenha uma perspectiva interdisciplinar.
Para concluir, o(a) professor(a)  motivará os alunos para a realização de atividades, tais como desenho, colagem, mural, sociodrama, encenação, dança e expressão corporal.

Com os alunos de 6a a 8a séries, pode-se escolher músicas características da própria região ou músicas nacionalmente conhecidas, como a de Guilherme Arantes, Planeta água, que canta, com poesia e arte, a beleza das águas, despertando a sensibilidade e motivando uma reflexão sobre a condição e a necessidade da preservação dos recursos hídricos, da busca de novas formas mais compatíveis de desenvolvimento socio­ambiental, preconizadas pelo desenvolvimento sustentável.
Outra sugestão é a música Asa branca, de Luiz Gonzaga (composição dele com Humberto Teixeira), que trata do problema da seca e narra a trajetória do sofrido imigrante nordestino. 
Apresentamos alguns trechos dessas músicas, para perceber a variedade de abordagens que elas sugerem sob os aspectos: ecológico, geográfico (regiões com abundância e escassez de água), político, social, religioso, entre outros.

Há outras músicas, como Fui no Itororó, O sapo não lava o pé, Marinheiro, marinheiro, para cantar com as crianças. A seguir, o(a) professor(a) conversa com elas sobre os aspectos relativos à água, sugeridos pela música, tais como:

Planeta água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho
e deságua na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão.
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população.
Terra, planeta água...
Água dos igarapés,
onde Iara, mãe-d’água,
É misteriosa canção,
Água que o sol evapora,
Pro céu vai embora virar
nuvem de algodão.

Asa branca
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
E perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação. (bis)
Que braseiro, que fornalha,
Nem um pé de plantação,
Por falta d’água perdi meu gado,
Morreu de sede meu alazão. (bis)
Hoje longe muitas léguas,
Numa triste solidão,
Espero a chuva cair de novo,
Pra eu voltar pro meu sertão. (bis)

Fonte: Diálogo 32 - OUT/2003
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

PAPEL DA LIDERANÇA no desenvolvimento humano
Na atualidade, constata-se uma fragilidade de lideranças que sejam referenciais, pois os parâmetros de conduta são estipulados por interesses alheios, especialmente por aqueles que se arrogam o direito de dirigir e controlar o agir do outro.
Símbolos religiosos
símbolos religiosos e a construção de saberes desenvolvidos na Classe Especial
Violência e indisciplina no ambiente escolar
Nas duas últimas décadas, verifica-se significativo avanço da violência no contexto internacional e brasileiro, desvelando um cenário que se manifesta em diferentes espaços e contextos.
Hoje não tem prova, tem jogo
A educação atual passa por uma crise de valores, práticas pedagógicas e formação docente, o que causa nos professores um enorme desgaste emocional.
Sintonia escola família
Um dos principais desafios enfrentados pelo Ensino Religioso é a falta de conhecimento claro de sua identidade e objetivo, por parte dos familiares dos alunos que, não raro, temem ver seus filhos alvos de discriminação ou de proselitismo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados