Ateísmo

Data de publicação: 22/06/2017

Ateísmo – Um Guia para Crentes e Não Crentes

    Kerry Walters é doutor em professor de Filosofia e professor da Faculdade de Gettysburg, na Pensilvânia (Estados Unidos).  Ativista pela paz e autor de vários livros e artigos sobre filosofia da religião, misticismo, pacifismo e questões referentes ao sentido da morte, o autor caracteriza sua linguagem acadêmica pela exatidão conceitual tratada com a sabedoria e a compaixão próprias dos temas existenciais.
A obra descreve um panorama geral do ateísmo, com linguagem exata e, ao mesmo tempo, acessível ao grande público interessado pelo tema, tanto no âmbito acadêmico filosófico, teológico e das diversas ciências humanas, como também em outros campos de diálogo, encontro, convivência e procura de conhecimento sobre a perene e sempre nova questão da existência do Transcendente.
 Organizado em oito capítulos: 1. O que é ateísmo; 2. A visão ateísta do mundo; 3. Refutação de “provas” teístas; 4. Por que Deus não pode existir; 5. A história natural da religião; 6. Uma moralidade sem Deus; 7. A pergunta de Sísifo; 8. Uma espiritualidade ateísta?; o livro, em primeiro lugar, estabelece os significados dos termos “ateísmo” e “Deus”, mostrando a complexidade de cada um deles; depois examina os pontos de distância e de aproximação entre o “antigo” e o “novo” ateísmo, situando a ambos na visão naturalista e do mundo que os fundamenta. A seguir, traça brevemente a trajetória histórica do ateísmo, refletindo sobre alguns argumentos contrários à crença em Deus e, por fim, confronta a ética e a moralidade do mundo contemporâneo com os valores ensinados pelas religiões e pergunta se é possível uma “espiritualidade” ateísta.
    Tendo como objetivo propor uma visão equilibrada dos princípios e argumentos dos militantes do ateísmo e, assim, contribuir para a discussão contemporânea, o autor conclui que o diálogo é imprescindível e apresenta algumas sugestões de aproximação  entre crentes e não crentes.             

Fonte: Dia-Edição 79 - Ago/Set 2015
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Pampulha Patrimônio Mundial da Unesco
O Comitê do Patrimônio Mundial decidiu incluir o Conjunto Moderno da Pampulha, localizado na cidade de Belo Horizonte, na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade.
A solução do problema
Passeando por um bosque, um homem viu uma raposa aleijada, que perdera as patas.
Transtorno do pânico O que fazer?
O pânico passa por uma estrutura fisiológica e cerebral que dispara as crises e reações mais ou menos intensas de ansiedade e medo, levando as pessoas até mesmo ao isolamento social.
A magia da bola e sua origem sagrada
Em ritos sagrados dançantes e esportivos, e em treinamentos de exércitos, sempre foram usadas esferas e bolas de várias matérias-primas e diversos significados e objetivos.
As sete cidades lendárias
O Parque Nacional das Sete Cidades, um conjunto de monumentos naturais situado entre os municípios de Piracuruca e Piripiri
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados