A comunhão é possível

Data de publicação: 13/07/2012

Ideias, projetos e iniciativas de âmbito mundial nas áreas da política, da cultura, da educação, da economia e do diálogo das radições espirituais têm efetivado, nos últimos anos, uma consciência ambiental planetária, que, embora em estado nascente, quando comparada aos sistemas clássicos de pensamento, prenuncia a superação da racionalidade instrumental nas relações da sociedade com o meio ambiente.

Do ponto de vista dessa nova consciência, a humanidade faz parte da grande comunidade de vida que forma o planeta Terra e tem a responsabilidade de instaurar uma civilização que favoreça a vida e o bem-estar de todos os seres. Este livro apresenta a consciência planetária pelo viés da religião, que tanto pode favorecer a relação harmoniosa entre a humanidade e as outras espécies, como pode justificar a concepção antropocêntrica que define o ser humano como senhor do mundo. Trata-se, portanto, de ver em que e de que modo a consciência planetária pode contar com o apoio das tradições espirituais.

Coletiva e pluridisciplinar, centrada na proposta da Carta da Terra, a obra traz os resultados da pesquisa feita no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC/Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), com a colaboração de outros pesquisadores convidados. Os primeiros capítulos levantam a questão ecológica e seu desenvolvimento, no plano do pensamento, dos movimentos e das políticas sociais, e mostram a importância da Carta da Terra como melhor expressão da consciência planetária no âmbito mundial. Os capítulos seguintes refletem filosoficamente sobre as formas de consciência e de pensamento e questionam a validade de certas representações tidas antes como definitivas, vendo a consciência planetária como um desafio às teologias da libertação e da criação e, ao mesmo tempo, como ponto de onde se descortina uma espiritualidade, uma verdadeira mística de comunhão.

Fonte: Revista Diálogo
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

A ótica literária sobre a morte
A morte é um tema presente inelutavelmente na vida humana, e, como se costuma dizer, “é a única certeza que todos temos nesta vida”.
Danças Circulares Sagradas
Os ritos dançados sempre existiram e existem como expressão mítica que vem traduzir ao longo do tempo
Currículo interdisciplinar, novo paradigma
A diversidade e a diferença são manifestações dos fatos sociais, das culturas e das respostas individuais frente à educação escolar
Multiculturalismo e diversidade religiosa na escola
Com o fim das utopias e a descrença no futuro, o melhor é viver o dia possível sem pensar no amanhã
Mandala, uma fonte inesgotável
Mandala, um elemento rico em simbolismo que se inspirou na observação do sol, da lua e das estrelas
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados