Sumário - Edição 71
Data de publicação: 06/08/2013
Editorial
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Ensinar a ver o Fenômeno Religioso
A discussão acerca da identidade e do papel do Ensino Religioso vem ocupando sistemas de ensino e pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação, desde antes da elaboração do Artigo 110 da Constituição Federal, há quase 30 anos.A ação contínua de uma multidão de professores no lento e constante enfrentamento dos arquétipos históricos e culturais que sempre identificaram o Ensino Religioso como contrário à laicidade e à diversidade religiosa vem, finalmente, mostrando seus frutos. Um dos frutos é o amadurecimento do currículo fenomenológico multicultural, que garante a este componente curricular a eficácia necessária para ser visto como legítimo aplicativo na Educação Básica, dos conhecimentos produzidos na subárea acadêmica de Teologia e Ciência da Religião.Uma vez aceito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como elemento da Educação Cidadã em uma sociedade multicultural, o Ensino Religioso, esperará dos programas de Ciência da Religião a habilitação de profissionais que apliquem na escola o adequado método de conhecimento do Fenômeno Religioso, na perspectiva da educação para a convivência com a diversidade.O que ensinar? Como ensinar? Continua sendo a dupla interrogação que impulsiona o avanço da formação de professores nas universidades e a aplicação do currículo multicultural e interdisciplinar de Ensino Religioso nas escolas do País.
Maria Inês Carniato – diretora de redação
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Antropologia |
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A Antropologia e a Religião |
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![]() A antropologia sempre lidou com a religião. No entanto, está longe de seus propósitos, encontrar uma resposta definitiva sobre o que é a religião, ou o que leva os seres humanos a fazer religião. O que a ciência da religião e a antropologia da religião como uma de suas disciplinas auxiliares procuram fazer é encontrar aproximações que permitam ver a religião por uma nova ótica e, quem sabe, contribuir para elucidá-la melhor. Silas Guerriero
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Etimologia |
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Etimologia do termo religião e suas funções didáticas |
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![]() Os esforços de esclarecer o termo religião por pesquisadores que investigam, o fenômeno assim denominado, resultaram em um campo semântico complexo e heterogênio. Um levantamento da literatura especializada revela a coexistência de várias definições da palavra. Entre elas encontram-se aproximações etimológicas, substanciais e funcionais, bem como abordagens filosófico-linguísticas, multidimensionais e culturalistas. É óbvio que tal delimitação tem enriquecido o discurso entre os cientistas da religião. Frank Usarski |
Ciência da religião |
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O objeto da Ciência da Religião como problema |
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![]() João Décio Passos
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Epistemologia |
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Tipos de conhecimento: a proposta da transdisciplinaridade |
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![]() Estamos passando por grandes transformações na sociedade e na educação. Hoje, falamos em educação bilíngue, em medicinas alternativas, no diálogo inter-religioso. Inúmeras outras formas de multiculturalismo são notadas nos sistemas educacionais e na sociedade em geral. As profundas transformações nos sistemas de produção e de emprego, de comunicação e de informatização, são resultados da mundialização e dão origem à globalização e ao multiculturalismo. Os reflexos na geração e aquisição de conhecimento são evidentes e a transdiciplinaridade é a forma de aquisição de conhecimento do futuro. Ubiratan D’Ambrosio
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Psicologia |
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O desenvolvimento religioso |
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![]() O sentimento religioso nasce e amadurece no encontro com pessoas significativas na trajetória da existência humana. Assim, o “eu” ou “self” religioso é uma dinâmica relacional e o modo como esse encontro é vivenciado inscreve-se no itinerário de vida e autopercepção de cada um. Pode-se dizer que o tema é atual e motivador para a continuidade de pesquisas e estudos de Psicologia, Educação, Ciência da Religião e outras áreas afins. Maria Eliane Azevedo
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Didática |
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Ciência da Religião e Ensino Religioso |
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![]() Afonso Soares
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Metodologia |
Questões metodológicas do Ensino Religioso |
![]() José Boeing
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Seções pedagógicas
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Destaque |
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Revista Diálogo 18 anos Simpósio Ensino Religioso: O que ensinar? Como ensinar? |
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Os 25 anos do artigo 210 da Constituição Federal que definiu o Ensino Religioso e os 18 anos da Diálogo – revista de Ensino Religioso abrangem o tempo de uma geração que suscita continuamente a pergunta: O que ensinar? Como ensinar?
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Lenda |
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A lenda da primavera |
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O relato grego, pode discutir não só elementos religiosos da cultura clássica, como também situações cotidianas atuais da vida dos estudantes.
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Entrevista |
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Ethos, Fato Religioso e diversidade |
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Conteúdos e estratégias de Ensino Religioso que integram as experiências de diversidade, são o foco da entrevista com a professora Sonia de Itoz, do Colégio Emilie de Villeneuve, de São Paulo (SP)
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Sua página |
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Valores morais e éticos no Ensino Religioso |
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A Licenciatura plena em Ciências da Religião que habilita professores para o Ensino Religioso é a conquista pioneira da Universidade do Estado do Pará (UEPA). |
Dicas |
Coleção Ensino Religioso Fundamental |
Livros didáticos não-consumíveis de Ensino Religioso para o Ensino Fundamental.
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Aprendendo e ensinando |
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Ensino Religioso, o que ensinar? |
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A professora Edile Maria Fracaro Rodrigues, do Grupo de Pesquisa, Educação e Religião da PUC do Paraná, comprova que pensar “no que ensinar” é assumir a complexidade e pluralidade que envolve os estudantes em aprendizagens significativas.
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Resenha |
Compêndio de Ciência da Religião |
Obra indispensável na biblioteca de Educação e de Ensino Religioso, organizada por professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com a colaboração de professores especialistas, do Brasil e do exterior.
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Fonte: Diálogo 71 - Ago/Set 2013
Postado por: Diálogo
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