Sumário - Edição 73

Data de publicação: 28/01/2014

Editorial
 


A transposição didática da área acadêmica de Ciência da Religião para o Ensino Religioso pode ser comparada a uma plataforma. As plataformas de sondagem captam e trazem à superfície o petróleo das camadas mais profundas dos mares. Assim o Ensino Religioso sonda na pré-história e na história, tesouros como as urnas funerárias marajoaras e tapajônicas da Amazônia, a origem da Filosofia na Mãe-África, ou a primeira literatura do Brasil. As plataformas de lançamento espacial transportam a nossa capacidade investigativa do hoje para aquilo que conheceremos melhor no futuro. Já o Ensino Religioso traz para a sala de aula a linguagem futurista dos games e do cinema contemporâneo e nela sonda sinais de releituras atualizadas dos mitos de todos os tempos.    
Não é difícil despertar o interesse dos estudantes pelo Fenômeno Religioso, quando os ajudamos a ver de que modo as pessoas lidaram com as interrogações, dúvidas, esperanças e sonhos que instigam e movem todas as gerações. As novas linguagens valorizadas na sala de aula, por sua vez valorizam o ensino-aprendizagem e qualificam o Ensino Religioso como plataforma que sonda até o fundo o oceano cultural da escola e lança os estudantes no espaço infinito da educação integral.       



Educação
Transposição didática da Ciência da Religião ao Ensino Religioso
 

Todo saber escolar é vinculado a uma área de conhecimento científico. Após longo percurso histórico de construção de uma identidade, o Ensino Religioso agora se define como transposição didática da Ciência da Religião para a educação básica.




Sérgio Junqueira

 


Ciberespaço
A mitologia clássica nos jogos eletrônicos
 

A linguagem universal faz da mitologia uma espécie de memória da humanidade. A constante recriação dos mitos em todos os tempos é hoje evidente nas narrativas de videogame, potenciais didáticos preciosos para o Ensino Religioso.


Elvira Henriqueta Lot Barreto




Literatura
Literatura e religião na história do Brasil
 

A primeira literatura  brasileira, vinculada ao pensar religioso do colonizador europeu destituiu de valor as crenças e os ritos dos povos dominados. É possível, porém, encontrar descrições dessas práticas em obras literárias posteriores e utilizá-las no Ensino Religioso.














Paulo César Carneiro Lopes



Filosofia
O pensar filosófico e religioso africano
 
 
Para além da sabedoria ligada à exuberante natural africana, a história revela que o berço da filosofia ocidental não é a Grécia e sim a África, pois grandes filósofos gregos frequentaram as  escolas e bibliotecas do Egito e hauriram de mestres africanos a arte de pensar. 




Everaldo Lins de Santana


Arqueologia
Religiosidade indígena nas cerâmicas marajoara e tapajônica
 

Pesquisas atuais têm descoberto novos vestígios da intensa atividade artística dos povos que viveram no Brasil antes da colonização. A cerâmica marajoara e tapajônica da Amazônia é um exemplo de arte a serviço da vida social, ética e religiosa destas culturas ancestrais.



Devison Amorim do Nascimento



Seções pedagógicas  
 
Destaque

Para além do Fórum Mundial de Direitos Humanos

 
O Fórum Mundial de Direitos Humanos ocorreu em Brasília em dezembro de 2013 e reuniu mais de 9 mi pessoas de 74 países. Indiretamente, confirmou a diversidade religiosa enquanto componente da sociedade democrática e o Ensino Religioso como modo eficaz de educar para a cidadania.

Sua página

A arte do olhar interdisciplinar

 
Um ótimo projeto interdisciplinar uniu a arte da fotografía ao olhar investigativo sobre o Fenômeno Religioso e trouxe aos professores e estudantes de uma escola municipal de Natal – RN, a satisfação de novas conquistas no ensino, no aprendizado e na experiência de vida.  

Dicas

Andersen e os contos imortais

 
O Dia Internacional do Livro Infantil, 2 de abril, é uma ótima oportunidade para conhecer o Pai da Literatura Infantil, o dinamarquês Hans Christian Andersen, e encantar-se com detalhes de sua vida genialidade literária.

Aprendendo e ensinando

Pensando sobre mitos e Ensino Religioso

A multiculturalidade do povo brasileiro visível nos mitos, cerimônias, símbolos, espaços sagrados e costumes éticos, pode inspirar magníficos projetos de Ensino Religioso como o que foi desenvolvido no 8º Ano da uma escola municipal de Faxinal dos Guedes em Santa Catarina.

Você sabia

Agricultura, uma atividade sagrada

 
Geografia, História, Religião, Astronomia, Matemática, organização do calendário e outras ciências remontam ao marco inicial da história humana, a atividade agrícola. Esses e outros são ótimos motivos para aulas de Ensino Religioso neste ano dedicado à agricultura familiar.

 
Sabedoria das religiões

Contos e ensinamentos das tradições religiosas com sugestões de atividades de Ensino Religioso

Em pauta

A alegria de Purim

Purim é uma das mais conhecidas festas do povo judeu. Entre religiosa, nacionalista e lúdica, a festa, repleta de símbolos e ações éticas, integra a milenar identidade cultural judaica no mundo.

Resenha
Religiões do mundo

Ilustrado e em formato grande e com textos curtos, o livro destina-se a uma elementar iniciação no conhecimento das tradições religiosas. Ótimo subsídio para pesquisas rápidas de Ensino Religioso.




Fonte: Diálogo 73 - Fev/Abr/2014
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Diálogo 92, Outubro/Dezembro de 2018
Quem se apropria de bens públicos não entendeu a finalidade coletiva dos bens, que, por serem públicos, são para todos como coletividade
Diálogo 91, Julho/Setembro de 2018
A palavra – falada ou escrita – distingue os humanos dos outros animais. Através dela expressamos nossas ideias, sentimentos, vontade
Diálogo 90, Abril/Junho de 2018
Convida você à refletir e extrair conhecimentos importantes nos atuais cenários das relações interpessoais, interculturais e internacionais.
Diálogo 89, Janeiro/Março 2018
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2018, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a revista Diálogo – Religião e Cultura aborda, nesta edição, o tema Unidos pela paz – Superação da violência.
Edição 88
Diálogo edição 88, Outubro/Dezembro, 2017 UM PAÍS DE MIL CARAS
1 2 3 4 5 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados