Sumário - Edição 76

Data de publicação: 24/09/2014

Editorial


Fraternidade no mundo plural

Eu vim para servir, disse Jesus de Nazaré (cf. Mc 10,45). O lema de vida do Mestre inspira a Campanha da Fraternidade de 2015. Com o tema Fraternidade: Igreja e Sociedade, a campanha encerra o cinquentenário do Concílio Vaticano II, evento que lançou a Igreja Católica no diálogo com o mundo contemporâneo.

Valores como fraternidade e serviço despertam a pergunta: O que a sociedade laica plural espera do cristianismo? A declaração Testemunho cristão num mundo de pluralismo religioso, assinada em 2011 pelo Conselho Mundial de Igrejas, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso e a Aliança Evangélica Mundial, traz princípios orientadores para o testemunho cristão na sociedade. O serviço à justiça e a defesa dos direitos de todos; A rejeição da violência, física, psicológica e social, do abuso de poder, da discriminação e da repressão; O respeito à liberdade religiosa inerente à dignidade da pessoa; O repúdio ao uso da religião para fins políticos; e a Denúncia das perseguições por motivos religiosos.

Os cristãos são chamados a trabalhar com todas as pessoas, no respeito e na solidariedade, promovendo a justiça, a paz e o bem comum. A cooperação inter-religiosa é uma dimensão essencial desse compromisso, finaliza a declaração.

É direito e missão do Ensino Religioso criar na escola o ambiente cultural e humano plural, favorável para o testemunho de cada um conforme sua crença, em uma convivência ecumênica e inter-religiosa fraterna e mutuamente serviçal.





DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Entendimento entre as religiões, o papel dos líderes religiosos
 

O diálogo fraterno das Tradições Sagradas pode reacender a esperança de paz no mundo e superar a ideia de que o ser humano é incorrigível em sua violência


Iradj Roberto Eghrari


SOCIOLOGIA DAS RELIGIÕES
Cidadãos do mundo: amor, diálogo e religião  

O amor, entendido pelas religiões como máxima expressão de humanidade, é chave para uma cidadania universal construída pelas relações de diálogo com o outro e de respeito ao diferente.


José Ivo Follmann




ECLESIOLOGIA
Muitas confissões, uma só Igreja
 

A história do cristianismo assistiu ao florescimento de diversas Igrejas, em contextos e circunstâncias os mais variados. As diferenças e as características de cada uma delas fortalecem a unidade e o testemunho cristão no mundo.

Marcelo Barros


EDUCAÇÃO POPULAR
Cristianismo, educação popular e cidadania
 

Em sintonia com a educação libertadora e com os valores da fé, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são espaços de fraternidade, cidadania e construção de uma sociedade de vida para todos.


João Ferreira Santiago

ECUMENISMO
Igrejas, unidade e compromisso social
 

As Igrejas são instituições dialógicas e, como tais, têm função crítica frente à sociedade. Questionar as ideologias globalizantes, as agressões ambientais e todo o mecanismo de injustiça é o compromisso do Conic com a sociedade brasileira.

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic)

LITERATURA
Brincar, aprendizagem contínua
 

A criança que brinca se prepara para o futuro e, frente aos desafios e problemas da vida adulta, terá maior facilidade em elaborar soluções.

Manoel Cardoso


Seções pedagógicas  
 
DESTAQUE
Assintec, pioneira e sempre nova

 
A Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), sediada em Curitiba (PR), pioneira na colaboração ecumênica e Inter-religiosa, percorreu uma trajetória lado a lado com as transformações do Ensino Religioso.

VOCÊ SABIA
Cidadãos de mundos reais

 
Os jogos eletrônicos desenvolvem histórias em mundos míticos, onde a identificação com personagens e a liberdade de escolher e agir cativa os jogadores. O poder transformador não é material, mas não deixa de ser real.

SUA PÁGINA
Mostra Cultural de Ensino Religioso

A Escola Estadual da Fazenda da Betânia, em Itabira (MG), mostra o talento e a arte dos estudantes do 6º ao 9º anos, na expressão artística dos conteúdos pesquisados e refletidos no Ensino Religioso.

DICAS
Oito Séculos da Língua Portuguesa

 
O ano comemorativo Oito Séculos da Língua Portuguesa celebra a certidão de nascimento do idioma, assinada pelo rei dom Afonso II, em 1214, na corte do nascente reino Portugal.

APRENDENDO E ENSINANDO
A arte de iluminar

Joias artísticas, religiosas e literárias produzidas artesanalmente, os livros iluminados revelam uma arte antiga, agora redescoberta.

RESENHA
O fenômeno religioso - Como entender

Os dados atuais das religiões no Brasil ajudam a compreender a sociedade e a identificar fatores que interferem nas mudanças dos últimos anos.

EM PAUTA
Amor fraternal

O amor e o perdão entre irmãos e irmãs são celebrados pelas famílias indianas com a cerimônia de Bhai Dooj, popularmente traduzida por Dia dos Irmãos. É o último ritual do Diwali, a luta entre o bem e o mal, a tradicional Festa das Luzes.


Fonte: Diálogo 76 - Out/2014
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Diálogo 93, Janeiro/Março de 2019
Sumário da Edição 93 da Revista Diálogo Religião e Cultura / Jan/Mar 2019.
Diálogo 92, Outubro/Dezembro de 2018
Quem se apropria de bens públicos não entendeu a finalidade coletiva dos bens, que, por serem públicos, são para todos como coletividade
Diálogo 91, Julho/Setembro de 2018
A palavra – falada ou escrita – distingue os humanos dos outros animais. Através dela expressamos nossas ideias, sentimentos, vontade
Diálogo 90, Abril/Junho de 2018
Convida você à refletir e extrair conhecimentos importantes nos atuais cenários das relações interpessoais, interculturais e internacionais.
Diálogo 89, Janeiro/Março 2018
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2018, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a revista Diálogo – Religião e Cultura aborda, nesta edição, o tema Unidos pela paz – Superação da violência.
1 2 3 4 5 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados