A mesa dos Ibeji

Data de publicação: 10/11/2014

Em pauta memorial

O dia 27 de setembro é de alegre expectativa para as crianças que pertencem às religiões afro-brasileiras. Mesas com bolos, caramelos coloridos, refrigerantes e doces são preparadas para elas.

Rito e símbolos

O culto sincretizado aos orixás gêmeos Ibeji e aos Erês, espíritos infantis, sucede o rito cristão em honra aos santos Cosme e Damião, lembrados no dia 26.

Os terreiros saúdam os Ibeji com toques rituais e oferendas. E os Erês são homenageados nas próprias crianças que se reúnem nas casas e nos centros religiosos, onde as esperam guloseimas e agrados, enquanto os adultos compartilham o “caruru de Cosme e Damião”.

Tradições religiosas


O rito sincretizado vem das tradições cristã e africana: o culto aos orixás gêmeos, que é original da tradição iorubá e conservado no candomblé, na umbanda, no xangô (Norte e Nordeste), no batuque (Sul) e em outras expressões religiosas afro-brasileiras. A menção aos Erês vem da crença umbandista nos espíritos inocentes desencarnados, e a devoção aos gêmeos mártires Cosme e Damião pertence à Igreja Católica Romana.

Textos sagrados

Segundo os relatos orais da crença iorubá, os orixás gêmeos são filhos de Iemanjá e de Oxalá. Variantes da tradição, atribuem a paternidade dos irmãos a Xangô e Iansã. A crença umbandista ensina que os Erês protegem e guiam as pessoas puras, particularmente as crianças.

Conta a tradição cristã que os gêmeos médicos Cosme e Damião, naturais do Oriente Médio, fizeram da medicina um serviço gratuito aos doentes pobres e até aos animais feridos e abandonados. Eles foram torturados e decapitados  durante a perseguição aos cristãos coordenada pelo imperador Diocleciano no começo do século 4º. Divulgado na Europa, o culto aos santos foi trazido ao Brasil no século 16 pelos portugueses. 

Teologias

Os orixás são divindades intermediárias entre o Criador e os seres humanos. Personificam as forças da natureza e cuidam da vida na Terra.

O nome Ibeji vem de Angola e significa “gêmeos”. Na língua nagô, são chamados Alabá e Idolu. Duas crianças nascidas de um só ventre representam a dualidade da vida: masculino e feminino, alegria e tristeza, fim e recomeço, bem e mal etc. A vibração que emitem determina o equilíbrio entre os opostos e traz plenitude e serenidade a quem os reverencia.

Os negros bantos, vindos do Congo e de Angola, dedicam aos gêmeos o título de Mabaças. O culto banto cabula honrava também os Erês, espíritos infantis habitantes do espaço, e os invocava em socorro das crianças escravas que eram maltratadas e mortas. O ritual cabula foi conservado pela umbanda e sincretizado  com o culto iorubá aos Ibeji. O coletivo de Erês é chamado Doum, representado no sincretismo por uma criança entre os santos Cosme e Damião.

O cristianismo atribui o título de mártir aos que enfrentam a morte por não renegarem a fé em Cristo. A palavra, de origem grega, significa “testemunha”.

 

Sugestão de atividade

Proponha aos alunos a identificação dos valores éticos presentes na festa dos Ibeji e na vida das personagens Cosme e Damião.







Fonte: Diálogo 55 - Ago/2009
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Liderar é unir forças
Liderar é unir forças e organizá-las para o bem. Líder é quem luta contra o próprio ego
As matrizes da religiosidade
A disciplina de Ensino Religioso tem como desafio a implementação de uma disciplina de caráter escolar que objetiva fomentar o respeito à diversidade cultural e religiosa.
O Islã e a não violência
Convoca para o caminho do teu Senhor, com sabedoria e exortação justas, e discute com eles da melhor forma possível.
O amor que fecunda a terra
A verdadeira espiritualidade vai além do religioso e revela-se em uma atitude de amor para com todas as criaturas.
O alimento na religiosidade zen budista
Nas religiões orientais há vários rituais dos quais os alimentos fazem parte, assim como em quase todas as religiões.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados